- Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.
- Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos, como um povo que pratica justiça, e não deixa o direito do seu Deus; perguntam-me pelos direitos da justiça, e têm prazer em se chegarem a Deus,
- Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho.
- Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto.
- Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao Senhor?
- Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?
- Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
- Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda.
- Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente;
- E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
- E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.
- E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.
- Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
- Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse. Isaías 58:1-14
No texto acima, temos a descrição do verdadeiro jejum. Este é um período para abster-se de alimentos lícitos, impondo limites à nossa vontade e, também, um período de maior busca à presença de Deus.
Portanto, durante esse período, firme propósitos de leitura da Palavra, acorde e durma ouvindo louvores.
Daniel, por exemplo, orava três vezes ao dia.
Mais do que deixar de comer, alimente-se espiritualmente
Há certo tempo, recebi um diagnóstico de probabilidade de câncer de mama, mas, em todas as cirurgias, não se confirmou. Todos os médicos recomendaram a mastectomia profilática, que é a retirada de uma ou das duas mamas, antes do diagnóstico do câncer de mama, como forma preventiva para as mulheres que apresentam sérios riscos de desenvolver a doença.
Eles diziam: você é jovem, mas existe um marcador de probabilidade. Eu fiquei com essa espada em minha mente, um momento de incerteza e tomada de decisão.
Então, o Pr. Sérgio me sugeriu um jejum, apontando para o texto que lemos. Durante esse período, Deus me deu a direção e depois dessa experiência, nunca mais tive um diagnóstico negativo.
Por vezes, não se trata de uma cura física, mas uma cura espiritual, uma recuperação divina. Veja que presenciei a morte de diversos parentes, por causa do mesmo diagnóstico. Naquele período de jejum, recuperei a esperança de viver declarando:
- Não morrerei, mas viverei; e contarei as obras do SENHOR. Salmos 118:17
No período do jejum, recuperamos aquilo que foi perdido
Jessica Neres
O que você perdeu? Todos passamos por confrontos e guerras. Deus está em movimento e nós precisamos seguir esse fluxo.
Todas as vezes que entramos em um ano novo, nos propomos a reiniciar algo, não é verdade?
Hoje, eu te desafio a um reinício. Será que você vai à igreja em família, mas não consegue ser igreja no convívio familiar?
Este é momento de pintarmos novos retratos, na construção de memórias que nunca serão esquecidas. Nossos filhos precisam nos ver buscando a Deus de joelhos, eles necessitam nos presenciar entoando os altos louvores nos momentos difíceis
Jessica Neres
Será que você já fez tudo o que poderia fazer?
Nunca devemos passar da fase de andarmos em humildade diante de Deus. Seja rápido para o arrependimento. Este é um momento de tornar a construir altares.
Remova os entulhos da mornidão, do fastio, do excesso de entretenimento e separe este tempo para a construção de altares. Desperte seu interior de forma que seu principal assunto seja Deus. Comece a plantar novas sementes, para um futuro glorioso.
Hoje, te convido a iniciar uma retomada.
- O que precisa ser recuperado?
Construa memórias de buscas intensas. Deus aumentará o nível de revelação. - Qual é a sua dracma perdida?
- Qual hábito se perdeu?
- Será que deixamos de pedir a benção dos nossos pais?
- Deixamos de ser gratos pela refeição?
- Como está o culto devocional?
Deus quer transferir novas unções, então, retome as práticas de um coração apaixonado. Não recue, apenas, posicione-se! Você não vai a um estádio para assistir um jogo de futebol e torcer, sem a camiseta do seu time. Vista essa camisa! Haja disposição em obedecer.
Será que temos sido sinceros, como Deus deseja?
- Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
- Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Salmos 51:6,7
Em qual ponto não estamos obedecendo?
Será que flexibilizamos nossa dependência?
Será que deixamos se ser sinceros no íntimo?
Que o nosso “sim” seja “sim” e o nosso “não”, seja “não”!
Só ouviremos a voz do Senhor, no lugar certo. Apesar do caos externo, esta posição correta nos fará ouvir a voz das muitas águas. Apesar dos conflitos do trajeto, teremos a paz que excede todo entendimento. Não andamos segundo o que vemos ou ouvimos, porque Deus faz o seu caminho em meio à tormenta.
É tempo de nos apegarmos a Deus.
Quais são seus pequenos mimos?
O que você tem acariciado? Pode ser um doce ou uma série de TV.
O que tem ocupado seu tempo e a sua apreciação?
Estamos em período de guerra e precisamos saber quem, de fato, são os nossos inimigos. Muitos deles não estão fora de nós, senão dentro de nós. Quantas vezes optamos por prazeres pequenos, ao invés de buscar a Deus!
Cresci em um lar onde não se falava sobre igreja, mas, ao casar-me, fui levada a um monte de oração pela minha sogra. Naquele monte, fui tomada por um fogo e batizada no Espírito Sando. Faz 33 anos, mas eu não posso descer do monte. No monte nos encontramos com Deus.
Não desça do monte. Faça do seu escritório, do seu carro, da sua casa, um lugar de conexão com Deus, seu monte de oração
Jessica Neres
Por vezes, o inimigo chega rasteiramente, através da tomada de tempo com entretenimento, da falta de oração, do esfriamento conjugal devido à falta de relacionamento sexual. Eu já orei para que Deus aquecesse o ato conjugal no meu casamento.
Veja esse texto:
- O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido.
- A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher.
- Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência. 1 Coríntios 7:3-5
Precisamos aquecer a luta para ganhar a guerra, que estamos inseridos. O que adianta fazer jejum se a nossa vida matrimonial está contrariando a Palavra de Deus? Não podemos nos privar dos nossos cônjuges, a não ser por concordância mútua.
Entenda que o sexo fora do casamento é adoração à carne. Você não pode se deitar com alguém que não responde por você no mundo espiritual. No entanto, o sexo praticado na constância do casamento é um altar de adoração a Deus.
Que o nosso jejum seja a remoção de tudo o que é impuro. O que perdemos? O zelo na hora de falar?
- Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Efésios 4:29
O que perdemos?
O respeito para com os mais velhos?
Todos são iguais diante de Deus, mas os papeis não são iguais.
Como podemos ouvir a voz de Deus, vivendo de qualquer forma?
Como podemos captar as mensagens celestiais, negociando de qualquer jeito?
Como podemos chamar Deus de Senhor, agindo arbitrariamente?
Diga: A libertação há de começar pela minha casa. Eu quero minha nação livre, com bons exemplos. Declare: Eu serei esse modelo!
Tudo o que Deus faz é em resposta às nossas ações de obediência. Temos muitos exemplos bíblicos: Abraão, Moisés e Noé obedeceram à voz de Deus e foram alvos de grandes bênçãos.
- Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. 1Coríntios 6:12
Qual ato de rebeldia tem te controlado? Hoje, Deus nos chama a um despertamento.
- Levante-se Deus, e sejam dissipados os seus inimigos; fugirão de diante dele os que o odeiam. Salmos 68:1
Deus está aumentando a sua autoridade. Muitos confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção ao nome do Senhor. Ele é o nosso escudo protetor, aquele que leva os nossos pecados ao mais profundo mar.
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo