Neste domingo (4), entramos no quinto dia do Profetizando 2023 e tivemos a honra e alegria de receber o pastor Claudio Duarte no campus Sia, sede da Comunidade das Nações em Brasília. Vivemos uma experiência sobrenatural, com lotação máxima e várias pessoas tomando a decisão mais importante de suas vidas no púlpito.
A abertura do culto ficou nas mãos de Eduardo Muniz, que incendiou o coração dos irmãos presentes com uma mensagem incrível. Eduardo nos apontou para um 2023 onde Deus irá completar todas as lacunas vazias que estão dentro de nós. Um tempo onde Deus irá fazer algo completo em nossas vidas. “Eu não sei como foi o seu 2022 mas eu quero liberar sobre a sua vida que em 2023 Deus está fazendo algo completo! Em 2023 Deus vai completar as lacunas na sua vida!“, profetizou.
Na sequência, vários ministros de diferentes bandas da CN comandaram o louvor gerando uma atmosfera sobrenatural indescritível. Ao som de louvores como: “O choro dura uma noite”, “Quero conhecer Jesus”, “O carpinteiro”, “Fogo em teus olhos”, o céu desceu na nossa casa fazendo com que diversas pessoas vivessem algo especial – como foi o caso dessa pessoa que escreve esse texto.
A mensagem profética ficou na responsabilidade da querida pastora Karen Braz que teve o poder de aumentar o nível daquilo que Deus estava fazendo naquela noite. Ela nos impulsionou para agirmos de forma ativa e intencional ao longo desse tempo de Profetizando.
Você não está vindo nesses dias de Profetizando apenas como um expectador, hoje é o dia de você apresentar suas demandas para Ele. Essa é uma noite para você se posicionar na presença de Jesus! Um avivamento vem quando um povo começa a responder a presença de Jesus e o Espírito Santo está aqui nessa noite
Karen Braz
A pastora nos mostrou o cuidado de Deus com a vida de cada um de nós ali presente.
“Existe cura, existe libertação, existe renovo, existe milagre! Deus essa noite está te dando aquilo que você precisa. Ele está te ungindo, Ele está te qualificando!”, declarou.
Além de nos lembrarmos quem somos em Cristo Jesus.
“Deus está te comissionando para que você frutifique e realize tudo aquilo que Ele já declarou na sua vida. Você é aquele que quando chega coloca ordem no caos! Existem situações que estão esperando você chegar para serem mudadas!“, disse Karen.
As luzes se ascenderam e todos ali presentes aterrissaram para a palavra de oferta que ficou nas mãos do grande pastor Sandro de Paula . A base da mensagem foi:
- Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes” Salmos 92:12-14
O pastor conduz nosso olhar para essa árvore no qual Deus nos compara nesse salmo: o cedro do Líbano. Ele nos ensina que nos primeiros 5 anos o cedro cresce somente 5 centímetros, porém durante todo esse tempo ela está criando raízes profundas que não somos capazes de enxergar. Outra característica interessante dessa árvore é que ela não depende de circunstâncias externas para prosperar, mas sim da sua estrutura. Então, a chave poderosa que o pastor nos entrega é:
Vários dos nossos sacrifícios são colocados dentro de um envelope onde ninguém vê; e é isso que nos faz prosperar
Sandro de Paulo
Assim como o cedro do Líbano não para de crescer, temos o chamado para avançar continuamente até o nosso último dia aqui nessa terra. Deus nos dá oportunidades para crescermos – como é a de ofertar em uma atmosfera tão poderosa como a que vivemos na noite de domingo – mas ela só se tornará uma oportunidade se você estiver pronto para ela. Momentos como esses são os ideias para fazermos sacrifício e o nosso Deus mandará provisão dos quatro cantos.
Então, é chegado o momento de recebermos o preletor da noite, o pastor Claudio Duarte! Na abertura de sua ministração ele já deixou claro qual seria o enfoque de sua mensagem: Relacionamentos. Então, aperte o cinto porque vem coisa boa por aí!
Claudio, sem hesitar, começa nos dizendo sobre o grande desafio que é se relacionar e que lidar com gente não é uma tarefa fácil. Então, abriu a Bíblia e leu conosco:
- Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo. Mateus 22:37-39
Nosso Senhor Jesus deixa claro dois mandamentos, mas o pastor Claudio nos desperta para vermos 3 ordenanças nessa passagem: Ame a Deus, ame a si mesmo e depois ame o próximo! Afinal, como você vai amar alguém se não consegue amar a si mesmo? Então, se você tem algo contra você, jogue fora! Você precisa gostar de você!
Jesus, porém, vai além para não deixar dúvida como devemos agir nos nossos relacionamentos. Ele diz:
- Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. João 13:34
Aqui, a ordenança do nosso Senhor é para que amemos os outros assim como Ele nos amou; agora, ninguém tem mais desculpas nem dúvidas. Temos o dever de amar todo mundo!
Relacionamentos conjugais
Claudio Duarte, então, foca nos relacionamentos conjugais. Ele diz que existe um passo a passo que devemos seguir para escolhermos a pessoa que será nosso cônjuge e que, seguindo esse roteiro o amor irá aparecer.
- Admiração: Todo relacionamento começa com admiração. Admiração é aquilo que os olhos captam. Em todo relacionamento que você for começar, precisa primeiramente admiração.
- Desejo: Depois da admiração vem o desejo. Você precisa ter um desejo ardente na pessoa que você vai escolher para ser seu cônjuge.
- Respeito: Você precisa ter respeito pela pessoa que será seu cônjuge! Não existe um relacionamento saudável sem que haja respeito.
Então, quando sua relação tem esses três fatores, você cria o cenário ideal para o amor chegar!
Individualidade
Na sequência, Claudio nos atenta a olharmos para a individualidade como um pré-requisito ideal para viver com pessoas. Isso significa que todas as vezes que as pessoas chegam próximo a você, elas tentarão ganhar espaço na sua vida e você precisa ter o discernimento para saber até que ponto sua individualidade não pode ser invadida. Então, cuidado para não dar espaço demais para as pessoas; estabeleça limites para as pessoas que vão entrar em sua vida.
Quem começa achando que todo mundo é bom termina achando que todo mundo é mau
Claudio Duarte
Processo seletivo
Por fim, Claudio Duarte nos ensina que devemos selecionar as pessoas que vão entrar na nossa vida. Ele diz que todos os dias a vida está mandando gente para nós e que precisamos fazer um processo seletivo com cada uma delas. Quando alguém vier, pense da seguinte forma: Que cargo essa pessoa vai ocupar na minha vida?
Ele diz que hoje não deixa todas as pessoas entrarem no mesmo nível de intimidade com ele e mostra que você pode promover gente que está de fora para mais perto com o tempo e a confiança que for ganhando, ao mesmo tempo que você pode ir removendo gente que está mais perto mas que não está mais alinhada com seus princípios e valores.
2023 tem que ser o ano de selecionar seus relacionamentos
Claudio Duarte
Por fim, o nosso bispo JB Carvalho fechou a noite nos apontando para aquilo que Deus está fazendo. “Estamos em um ponto de inflexão na história, um avivamento está chegando. Deus está fortalecendo seus braços esses dias, te dando estrutura, força e graça. Você está sendo conduzido pelas mãos amorosas de um Pai que cuida de você com detalhas; Deus está trabalhando por aqueles que Nele esperam“, finalizou.
por Eduardo Favato Filho/CNConteúdo
Confira o vídeo do quinto dia do Profetizando 2023 no Youtube: