O pastor Júnior Mendes abriu a primeira noite do Profetizando 2023 na CN Hípica Hall, em Brasília, conclamando os irmãos a crerem que a boa obra que Deus começou será concluída ainda esse ano.
O pastou destacou o texto bíblico de Habacuque 2:2-3 acerca de escrever a visão. “Esse é um tempo em que estaremos, durante 12 dias recebendo palavras únicas. O salmista fala que devemos os testemunhos de Deus estão cravados em seu coração, pois para ele, as palavras eram a sua herança (Salmo 119:129). Que esse seja um tempo de gravar em nossos corações as palavras proféticas a nosso respeito“, declarou.
Segundo Mendes, na multiplicação dos pães e peixes, Jesus foi grato pelo que não era o suficiente e Deus lhe deu o mais que o bastante. “Somos filhos dos profetas, e queremos reivindicar a nossa herança, em gratidão. Nossa escolha é viver a realidade da herança de Cristo sobre as nossas vidas. Não há separação entre o céu e a terra quando temos um coração agradecido“, pontuou.
O convidado especial da noite, o cantor Lukas Agustinho, liderou a adoração ministrando sob uma atmosfera de novidade de vida. A tônica do louvor foi sobre a gratidão que gera uma atmosfera nova, de transformação profética e renovo de vida.
O bispo JB Carvalho iniciou o primeiro momento profético do evento, com uma palavra que incendiou os corações presentes. “A declaração profética enfatizou a palavra no qual estamos crendo e que fomos preparados para hoje. Tudo que aconteceu, todas as coisas conjuntamente cooperam para o nosso bem. Cada coisa será usada por Deus, que costurará todas as coisas, nos levando até o nosso destino. Davi foi ungido, mas não foi nomeado, até que ele recebeu autorização do rei para lutar contra o gigante. Essa é uma noite de chancela, uma noite em que o Senhor nos autoriza. Como Davi, nós não vamos nos vestir com a armadura de Saul, mas nos revestir com a capa de Deus. O Senhor se revestiu de Davi, e hoje o Senhor se reveste de cada um de nós“, declarou.
- O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória. Isaías 61:1-3
“2023 é um ano aceitável do Senhor. É o ano da promoção do ungido para o nomeado. O Senhor está nos revestindo para um tempo de conquista. Pegue a sua funda e as suas armas hoje, pois o Senhor está te revestindo para um tempo de vitória; o cavalo se prepara para a guerra, mas a vitória vem do Senhor. São tempos desafiadores, mas a vitória, o avanço está nas mãos de Deus. A validação, a vitória, a confirmação estão sendo liberadas do céu hoje. Nós somos um exercício de Davis, e a primeira palavra para 2023 é PROMOÇÃO. Você está sendo ungido para vencer os gigantes, para viver as promessas e reinar em vida. Você está sendo capacitado com uma unção sobrenatural para resolver problemas. Está sendo nomeado para vencer, para prosperar“, profetizou.
2023 é o ano da promoção: de ungido à nomeado. Deus se reveste de cada um de nós, com uma unção para reinar em vida por meio de Jesus Cristo, e está indo encontrar os gigantes na vida de cada um de nós! Estamos sendo ungidos para sermos solucionadores de problemas. Homens e mulheres que são respostas para toda uma geração.
JB Carvalho
- E quanto às jumentas que há três dias se te perderam, não ocupes o teu coração com elas, porque já se acharam. E para quem é todo o desejo de Israel? Porventura não é para ti, e para toda a casa de teu pai? 1 Samuel 9:20
- Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito à minha alma. Salmos 66:16
O pastor Filipe Otoni ministrou a palavra de oferta e afirmou que Deus estava liberando uma boa notícia, e citou que Saul saiu de casa para resolver um problema: as jumentas de seu pai tinham se perdido.
O primeiro ponto dessa passagem é acreditar em pessoas que acreditam na solução das coisas. Acreditar em quem tem fé, gera um terreno fértil para a promessa. Quando você se envolve em uma atmosfera profética, você vai viver um rompimento.
O segundo princípio é ofertar, sacrificar nos ambientes proféticos. Deus falou com o profeta Samuel acerca de Saul, e isso lhe foi por cumprimento profético. Após procurar solucionar o problema em diversos lugares, Saul decidiu que iria falar com o Profeta Samuel, pois tudo que ele dizia acontecia.
“A chave final desse texto é que aquilo que não pôde ser resolvido pelo natural, ao acessar o profético será resolvido. Saul estava a ponto de desistir da missão, mas o seu nome tinha sido falado à Samuel, ele ofertou profeticamente. Saul envolveu Deus e essa conexão lhe foi por favorável. Da mesma forma, acontecerá hoje: sua rendição e oferta será a conexão que gerará o seu futuro“, declarou.
Inspirada em Josué 3, o pastor Vitor Morais iniciou a sua ministração.
- Levantou-se, pois, Josué de madrugada, e, tendo ele e todos os filhos de Israel partido de Sitim, vieram até ao Jordão e pousaram ali antes que passassem.
Sucedeu, ao fim de três dias, que os oficiais passaram pelo meio do arraial e ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da Aliança do Senhor, vosso Deus, e que os levitas sacerdotes a levam, partireis vós também do vosso lugar e a seguireis.
Contudo, haja a distância de cerca de dois mil côvados entre vós e ela. Não vos chegueis a ela, para que conheçais o caminho pelo qual haveis de ir, visto que, por tal caminho, nunca passastes antes.
Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.
E também falou aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da Aliança e passai adiante do povo. Levantaram, pois, a arca da Aliança e foram andando adiante do povo.
Então, disse o Senhor a Josué: Hoje, começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, como fui com Moisés, assim serei contigo.
Tu, pois, ordenarás aos sacerdotes que levam a arca da Aliança, dizendo: Ao chegardes à borda das águas do Jordão, parareis aí. Josué 3:1-8
“Deus chama Josué para assumir o posto de Moisés, pois o povo não tinha entrado na terra prometida. Esse texto aponta para um tempo de passagem, um tempo de transição, um tempo em que iremos pisar em lugares que nunca pisamos antes“, disse.
Vitor enfatizou que há duas instruções fundamentais nesse texto:
- 1 ) Santidade
- 2 ) Seguir a presença
“Santifiquem-se, pois, amanhã eu farei maravilhas no vosso meio“
Essa é a instrução de Deus. Nosso Senhor trabalha em parceria conosco. Ele nunca vai operar sem nos convidar a estarmos com Ele naquilo que ele está falando. Deus nos chama a participar com Ele na sua obra. Deus é um Deus de parceria, precisamos, pois, entender que temos parte na realização do milagre. Deus fala a para Pedro segui-lo, nos direciona a bater, que Ele abrirá a porta. Nós somos coparticipes com Deus na transformação do mundo, para que possamos viver algo novo.
As nossas orações devem ser no sentido de sermos parceiros com Deus para vivermos os milagres. Orações que declaram que estamos prontos para viver o propósito de Deus em nossas vidas.
É necessário que entremos na equação de Deus para que possamos experimentar o cumprimento das promessas e para vermos maravilhas sendo feitas em nossas vidas
Vitor Morais
Atos de obediência na terra liberam respostas sobrenaturais do céu. Existem maravilhas à distância de uma santificação da sua parte
É necessário entrarmos em um tempo de santificação
A primeira coisa que penso ao falar em santificação é vencer o temor dos homens. Para viver uma vida longe do pecado é preciso romper com a expectativa colocada nas pessoas. Jesus claramente alertou seus discípulos a se acautelarem do fermento dos fariseus e saduceus. Eles representavam a classe religiosa e política daquela época, colocando pesados fardos sobre as pessoas. Essa direção de Jesus fala sobre não estar focado na reputação, na opinião das pessoas. O primeiro passo da santificação é temer a Deus acima de qualquer coisa. O temor a Deus define o que fazemos quando ninguém está vendo. Os homens podem gerar networking, amizades e facilidades, mas nunca gerará unção. Deus vê como homem vê. Se a recompensa que você busca está na mão de pessoas, isso é tudo que você vai receber.
Existe um tempo de unção profética e nomeação
Segundo Morais, está na hora de andar genuinamente na luz e abrir mão de agradar as pessoas. “O seu zelo pela sua reputação pode te retirar da presença de Deus. Precisamos ser como Davi: nos preocupar somente com não perder a presença de Deus“, disse.
A primeira coisa sobre a santificação é a gratidão. A palavra fala em 1Tessalonicences 5:18: “Em tudo dai graças”. É preciso ser grato em todas as circunstâncias.
Temos, ainda, que tomar as duas grandes armas de guerra que Deus nos disponibiliza: Louvor e Jejum.
A primeira arma é o louvor
Adoração é como devemos batalhar as nossas batalhas. Temos que ser como Josafá, que perante inimigos mais poderosos estava convicto que a batalha era do Senhor. Adoração é a antecipação da materialização da bondade de Deus. Os reis magos viram somente um sinal, uma estrela e simplesmente adoraram em Mateus 2:10. Esse deve ser nosso padrão.
Isaias 54 nos direciona a adorar mesmo em meio à esterilidade. Em meio à situação contrária, temos que romper com cânticos de alegria. Isso atrai a atenção do céu e rompe com o ciclo estéril, o ciclo de perda. A adoração libera um novo tempo, gera o favor de Deus!
Outra importante arma de guerra é o jejum
Daniel tinha uma palavra profética, que aparentemente já deveria ter acontecido. A oração de Daniel já tinha sido ouvida por Deus, mas aquela resposta estava sendo resistida espiritualmente. O segundo jejum de Daniel o posicionou em parceria com Deus para viver aquilo que Deus já tinha sido liberado no céu.
Existem respostas de oração que nos posicionam para receber milagres únicos
Vitor Morais
Orações que mudam a nossa vida, que movem o coração de Deus precisam ser fortalecidas pela nossa postura de jejum. Existem sentenças que podem ser quebradas através dessa arma espiritual. O jejum move o céu! Não é simplesmente matar a carne, mas é ser parceiro com Deus para ver o milagre materializado. O jejum muda sentenças e reverte situações impossíveis de serem resolvidas por meios naturais.
A segunda instrução é Seguir a Arca
Isso fala sobre PRESENÇA. É se mover na presença de Deus e se mover esperando Nele. No contexto acima, o povo estava vivendo um luto, uma perda. E eles foram chamados à olhar para a Presença. Sua prioridade tem que ser o zelo e manifestação de Deus.
A presença é a chave para nos movermos para o futuro
Aquilo que queremos viver em Deus não pode ser edificado na força do braço humano. Precisamos, nesse tempo, ter os olhos fixos em Deus. Nossa prioridade tem que ser Jesus e a nossa busca define quem reina em nossos corações.
Sucesso é ter a presença de Deus. Somente com Ele temos o coração no lugar correto e atraímos o favor de Deus. Não existe Terra Prometida sem a presença de Deus
Vitor Morais
Se seguirmos essas instruções, chegaremos na terra prometida e esse tempo de transição será transformador. É UM TEMPO DE MUDANÇA DE ESTAÇÃO.
Existem grandes coisas para acontecer! Deus está vindo com a Sua Presença, com a Sua Glória! As maravilhas de Deus estarão se manifestando quando decidirmos agir em parceria com Deus, em santificação e temor!
Seja grato, santifique-se, busque a Presença.
por Ana Seligmann/CNConteúdo
Confira o vídeo do Primeiro dia do Profetizando 2023