- Então disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, quase a este tempo, haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria.
Porém um senhor, em cuja mão o rei se encostava, respondeu ao homem de Deus e disse: Eis que ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso? E ele disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém disso não comerás.
E quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui até morrermos?
Se dissermos: Entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos aí; e se ficarmos aqui, também morreremos. Vamos nós, pois, agora, e passemos para o arraial dos sírios; se nos deixarem viver, viveremos, e se nos matarem, tão-somente morreremos.
E levantaram-se ao crepúsculo, para irem ao arraial dos sírios; e, chegando à entrada do arraial dos sírios, eis que não havia ali ninguém.
Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos sírios ruído de carros e ruído de cavalos, como o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós.
Por isso se levantaram, e fugiram no crepúsculo, e deixaram as suas tendas, os seus cavalos, os seus jumentos e o arraial como estava; e fugiram para salvarem a sua vida.
Chegando, pois, estes leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, e comeram, beberam e tomaram dali prata, ouro e roupas, e foram e os esconderam; então voltaram, e entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa e a esconderam.
Então disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; por isso agora vamos, e o anunciaremos à casa do rei.
Vieram, pois, e bradaram aos porteiros da cidade, e lhes anunciaram, dizendo: Fomos ao arraial dos sírios e eis que lá não havia ninguém, nem voz de homem, porém só cavalos atados, jumentos atados, e as tendas como estavam.
E chamaram os porteiros, e o anunciaram dentro da casa do rei.
E o rei se levantou de noite, e disse a seus servos: Agora vos farei saber o que é que os sírios nos fizeram; bem sabem eles que esfaimados estamos, pelo que saíram do arraial, a esconder-se pelo campo, dizendo: Quando saírem da cidade, então os tomaremos vivos, e entraremos na cidade.
Então um dos seus servos respondeu e disse: Tomem-se, pois, cinco dos cavalos que restam aqui dentro (eis que são como toda a multidão dos israelitas que ficaram aqui; e eis que são como toda a multidão dos israelitas que já pereceram) e enviemo-los, e vejamos.
Tomaram, pois, dois cavalos de carro; e o rei os enviou com mensageiros após o exército dos sírios, dizendo: Ide, e vede.
E foram após eles até ao Jordão, e eis que todo o caminho estava cheio de roupas e de aviamentos que os sírios, apressando-se, lançaram fora; e voltaram os mensageiros e o anunciaram ao rei. 2 Reis 7:1-15
Esta é uma nação que estava sob cerco. Foi no séc. XVIII A.C., quando Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército, subiu e cercou a Samaria. O texto aborda a situação:
- E houve grande fome em Samaria, porque eis que a cercaram, até que se vendeu uma cabeça de um jumento por oitenta peças de prata, e a quarta parte de um cabo de esterco de pombas por cinco peças de prata. 2 Reis 6:25
Havia fome dentro dos muros da cidade e a inflação explodiu.
- E sucedeu que, passando o rei pelo muro, uma mulher lhe bradou, dizendo: Acode-me, ó rei meu senhor.
E ele lhe disse: Se o Senhor te não acode, donde te acudirei eu? Da eira ou do lagar? 2 Reis 6:26,27
O povo estava sendo submetido à dor, por fatores inimagináveis. No entanto, o rei não tinha saída; no sistema não havia resposta; o exército não respondia e nem os juízes ofertavam soluções.
- Disse-lhe mais o rei: Que tens? E disse ela: Esta mulher me disse: Dá cá o teu filho, para que hoje o comamos, e amanhã comeremos o meu filho.
Cozemos, pois, o meu filho, e o comemos; mas dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá cá o teu filho, para que o comamos; escondeu o seu filho.
E sucedeu que, ouvindo o rei as palavras desta mulher, rasgou as suas vestes, e ia passando pelo muro; e o povo viu que o rei trazia cilício por dentro, sobre a sua carne, 2 Reis 6:28-30
A situação estava insustentável e o sistema sempre procura um culpado nessas ocasiões.
- E disse: Assim me faça Deus, e outro tanto, se a cabeça de Eliseu, filho de Safate, hoje ficar sobre ele. 2 Reis 6:31
Apesar do apontamento, Eliseu não poderia ter sido responsabilizado, nem ele, nem Ben-Hadade ou Acabe. Na verdade, o pecado da idolatria e da feitiçaria chama a miséria como recompensa.
Veja que, para tudo, coloca-se a culpa no patriarcado.
A rebelião do céu chegou à terra. Passamos por tempos difíceis! Tantos desafios, tantas incertezas. Depois de uma crise política, depois de tanta guerra no mundo, de uma pandemia generalizada, ainda há forças que desejam suplantar as nossas liberdades.
Suplentes da divindade, engenheiros sociais querem nos ditar valores, impor o que devemos comer, como devemos nos vestir, o que devemos falar. Na verdade, temos uma pandemia de surtos psicológicos, loucuras estão aflorando, litígios familiares, novas doutrinas, revolta e rebelião social.
Como Paulo, podemos dizer:
- Porque, mesmo quando chegamos à macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro. 2 Coríntios 7:5
Em meio a esse caldo de insanidade, perguntamos: como será o futuro? Como seremos salvos?
Solução em Meio ao Caos
Ouça e Creia na Palavra Profética
Por uma palavra profética, tudo pode mudar. As circunstâncias e realidades se dobram a uma realidade superior. A solução passa pela profecia.
- Então disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, quase a este tempo, haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria. 2 Reis 7:1
Entenda que profetizar é mais que prever o futuro, mas causá-lo.
Vemos pelo texto que uma pessoa duvidou da profecia e ficou impedido de desfrutar da benção.
- Porém um senhor, em cuja mão o rei se encostava, respondeu ao homem de Deus e disse: Eis que ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso? E ele disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém disso não comerás. 2 Reis 7:2
A Palavra garante a certeza do seu cumprimento, pois quem a inspira é fiel para cumpri-la.
- …assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei. Isaías 55:11
Não importa o cenário que presenciamos. Em determinado período, algo vai acontecer. A circunstância se dobrará à promessa.
Ajuste as suas expectativas
A segunda solução provém de pessoas que ajustaram as suas expectativas.
Certa vez, Stephen Hawking, cientista conhecido por ser portador da Esclerose Lateral Amiotrófica, doença degenerativa do sistema nervoso, disse que aos 21 anos, quando descobriu a doença, diminuiu a sua expectativa a zero, pois decidiu: o que vier depois deste diagnóstico, é lucro! Ele foi alguém feliz.
Na matéria intitulada “Vencendo suas Lutas e Mudando de Fase”, abordamos como a mentalidade das pessoas estão cada vez mais movidas por impulsos, tornando-as semelhantes a animais irracionais.
O desequilíbrio, a necessidade de satisfação imediata, promovida por ideologias que tudo hiper sexualizam, promovem a irracionalidade do homem, que nunca se satisfaz. Deste viés surgem crescentes atos macabros, como representado no citado “Teatro do Absurdo”.
As técnicas de marketing, impulsos despertados por inteligências artificiais, irrompem um consumismo frenético, produzindo estímulos e consequente descontentamento com o suficiente.
Diante de tantos desvaneios, precisamos de psiquiatras, psicólogos, coachs e líderes para nos dizer que podemos ser felizes ao contemplar uma flor, ao ouvir o cantar do pássaro, ao desfrutar a presença de quem amamos, ao contemplar o pôr do sol, ao beber um copo de água.
Ao contrário, criamos altas expectativas movidas por desejos e ambições sem fim, que nunca equivalem ao que já possuímos. Essa expectativa é destrutiva, pois elimina a felicidade em tempo real.
Somos uma geração que não aprendeu a lidar com o sofrimento. Viciados em dopaminas e descargas constantes, fomos vacinados contra a contrariedade
JB Carvalho
Então, vemos aqueles que, por razões diversas, são submetidos a sofrimentos, como Stephen Hawking e os leprosos citados no texto bíblico, alcançando um nível de felicidade não experimentado por pessoas comuns. Aprenderam a valorizar o básico e extrair alegria de situações simples. A gratidão pela vida, pelo ar, pela água, pelo conforto de uma cama, produz dopamina suficiente para serem felizes agora. Muitos fisicamente doentes são saudáveis e muitos fisicamente sadios, estão doentes.
Ambições desenfreadas tornam as pessoas cativas. Ao contrário, o desapego à grandeza produz satisfação imediata.
Nesses tempos sombrios, quem sobrevive são pessoas descoladas, sem poses, sem posses, sem idolatria pela reputação.
- O que quero dizer é que o tempo é pouco. De agora em diante, aqueles que têm esposa, vivam como se não tivessem; aqueles que choram, como se não chorassem; os que estão felizes, como se não estivessem; os que compram algo, como se nada possuíssem; os que usam as coisas do mundo, como se não as usassem; porque a forma presente deste mundo está passando. 1 Coríntios 7:29-31
Esta é uma característica dos vencedores, pois quanto mais longe formos com Jesus, menos podemos carregar conosco. Deus continua escolhendo as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são.
Essas são pessoas que sabem o que é padecer, pois têm a resiliência necessária para cumprir todo o trajeto. Os leprosos decidiram morrer com dignidade, caso fosse preciso.
Esforça-te
A terceira solução é produzida por pessoas que se esforçam. O desenvolvimento decorre de esforço, portanto, precisamos de níveis de dificuldades para alcançar novos patamares.
A vida se excita na adversidade. Algum desafio é melhor que nenhum. A zona de conforto não promove crescimento. Um pouco do que nos faz mal, nos faz bem. A diferença entre remédio e veneno está na dose.
A resposta à adversidade nos evolui, pois só progredimos em meio aos desafios. Se, diante dela, agirmos corretamente, teremos uma aliada.
Obstáculos são ingredientes indispensáveis a uma vida bem-sucedida
Og Mandino
Cada problema é uma oportunidade para um sério e maduro confronto. Desperdiçá-la é comprometer o futuro.
Os grandes navegadores devem a sua reputação às grandes tempestades
Epicuro
Mas, quem determina a dose? O médico. Fique tranquilo, pois nós estamos nas mãos de um profissional perfeito.
- Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1 Coríntios 10:13
Sim, você consegue suportar essa tempestade. O médico disse que esse limite de dose é tolerável.
- E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém! Mateus 6:13
Essa expressão “Não nos induzas à tentação…” pode ser traduzida por: “não nos permita uma tentação que seja capaz de nos destruir”. Seja qual for a adversidade, ela não veio para destruição, mas para equipá-lo e fortalecê-lo.
Procure Discernir o Tempo das Situações e das Palavras
A solução também vem através de pessoas que conseguem discernir o tempo, inclusive o tempo das palavras.
- Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. Provérbios 25:11
Um dos maiores acontecimentos do séc. XX, foi a descoberta do avião, no entanto, não existe menção da notícia, senão quatro anos após o ocorrido. Algo fantástico careceu de notícia imediata.
Notícias acerca de verdades relevantes podem demorar. Como ocorreu com a ressurreição de Jesus, quando os soldados foram subornados para omitir o ocorrido.
Pode demorar, mas verdades acerca dos últimos acontecimentos no Brasil e no mundo, serão noticiados.
Veja os seguintes textos:
- Como passa a tempestade, assim desaparece o perverso, mas o justo tem fundamento perpétuo. Provérbios 10:25
- Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Salmos 1:4
- Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. Mateus 3:12
- NÃO te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura. Salmos 37:1,2
- Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Salmos 91:8
Precisamos encontrar a hora de Deus, que é diferente da hora dos homens. Os leprosos se levantaram na pior hora, ao crepúsculo, para irem ao arraial dos assírios, contudo, esse movimento gerou o milagre. Nesta exata hora, ao crepúsculo, poderosos assírios debandaram, exércitos bateram em retirada.
- Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos sírios ruído de carros e ruído de cavalos, como o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós.
Por isso se levantaram, e fugiram no crepúsculo, e deixaram as suas tendas, os seus cavalos, os seus jumentos e o arraial como estava; e fugiram para salvarem a sua vida. 2 Reis 7:6,7
O que aconteceu? Os leprosos se levantaram e Deus se levantou junto, porque quando andamos por fé, operacionalizamos os milagres.
- Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações.
Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes.
Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos. Lucas 1:51-53
Levante-se em fé e Deus se levantará com você. Grande será o despojo.
A Repartição dos Despojos
Em meio ao desfrute dos despojos, os leprosos perceberam a necessidade de repartir o que haviam recebido.
Veja:
- Chegando, pois, estes leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, e comeram, beberam e tomaram dali prata, ouro e roupas, e foram e os esconderam; então voltaram, e entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa e a esconderam.
Então disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; por isso agora vamos, e o anunciaremos à casa do rei. 2 Reis 7:8,9
“Bernard Lawrence “Bernie” Madoff (Queens, Nova Iorque, 29 de abril de 1938 – Carolina do Norte, 14 de abril de 2021) foi o presidente de uma sociedade de investimento que tem o seu nome e que fundou em 1960. Esta sociedade foi uma das mais importantes de Wall Street. Madoff também foi uma das principais figuras da filantropia judaica. Em Dezembro de 2008 Madoff foi detido pelo FBI e acusado de fraude. O juiz federal Louis L. Stanton congelou os ativos de Madoff. Suspeita-se que a fraude tenha alcançado mais de 65 bilhões de dólares, o que a torna numa das maiores fraudes financeiras levadas a cabo por uma só pessoa. Morreu a 14 de abril de 2021, na prisão onde cumpria a pena a que foi condenado, devido a causas naturais”.
Este é o retrato de alguém que se recusou a repartir despojos.
“Madoff nasceu em 1938 no seio de uma família judaica e foi casado com Ruth Madoff. Foi membro ativo da National Association of Securities Dealers (NASD), organização autorregulada na indústria de ativos financeiros norte-americanos. A sua empresa esteve entre as cinco que impulsionaram o desenvolvimento do NASDAQ, e o próprio Bernard trabalhou como coordenador-chefe do mercado de valores.
Apesar do êxito histórico dos resultados dos fundos geridos pela sua empresa, desde 1992 a gestão recebeu algumas críticas isoladas. Veio-se a descobrir posteriormente como os auditores da Madoff trabalhavam num pequeno escritório sem praticamente terem pessoal.
Madoff, com fama de filantropo, não só enganou entidades bancárias e grupos de investimento, como também são vítimas da sua fraude fundações e organizações caritativas”.
Suas ambições extrapolaram todos os limites, deixando rastros de destruição por onde passou e em sua própria vida.
Nossas expectativas devem partir de um coração grato, pois se elas crescerem mais que a gratidão, seremos infelizes, tendo o suficiente.
Diga para si: eu tenho dinheiro e alegria suficientes.
A cura da ganância chama-se: contentamento
JB Carvalho
Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Hebreus 13:5
Os anos 50, década de 50 ou “Anos Dourados” ficou conhecido como a época das transições. A mudança no perfil da sociedade deveu-se ao fato da crescente prosperidade econômica vivida pelos Estados Unidos (e por alguns outros países) com o final da Segunda Guerra Mundial, o que criou um sentimento de otimismo e esperança por todo mundo. Apesar dos nossos dias serem melhores e superiores aos “Anos Dourados”, sob o aspecto econômico, a disponibilidade de bens e serviços, a expectativa de vida, muitos americanos desejam retornar à época.
Mas, podemos nos perguntar: a felicidade se dava por qual parâmetro? Muito dinheiro? Muita fama? Muito poder? Não! Os parâmetros centravam-se em valores, em detrimento da posse de coisas.
Nos referimos ao contentamento produzido pelos princípios da honestidade, do autogoverno, que mantinha as relações conjugais puras, além de outros. A revolução sexual, que prometeu liberdade, aprisionou muitos em angústias causadas pela liquidação dos lares. Foram profundas as marcas de destruição.
A busca incansável pelo prazer gera mais sofrimento do que felicidade. “Nação dopamina: Por que o excesso de prazer está nos deixando infelizes e o que podemos fazer para mudar” Lembke, Anna.
Vivemos em uma época de excessos, acessos a estímulos de alta recompensa. Temos muita comida, jogos, produtos, redes sociais.
Ao valorizar pequenas ações, como abordamos, adquirimos felicidade com pequena carga de dopamina, fazendo do simples, um espetáculo; transformando encontros casuais, em especiais.
Aquilo que o tem potencial de nos tornar realmente felizes, é gratuito.
Ei, você já tem o bastante! Já pode ser feliz com o que possui.
Qual o seu objetivo? Onde você deseja chegar?
- E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas 12:18-20
Sem rumo definido, a pressa não faz sentido. Por vezes, progredimos, dando alguns passos atrás.
Seja feliz agora, mesmo antes de conquistar o que deseja!
Shawn Achor afirma que as pessoas pensam alcançar a felicidade com a aquisição ou conquista de algo, no entanto, ele diz que não funciona assim. Devemos ser felizes agora, caso contrário, viveremos eternamente tentando preencher buracos.
A grande chave da vida chama-se “contentamento”. Só poderemos ser felizes, com muita gratidão no coração.
Profético
Pessoas gratas atraem a atmosfera da felicidade. Nomeie os benefícios, agradeça as pessoas que lhe ajudaram, pois seus passos de gratidão atrairão a presença de Deus, confundirão seus inimigos e trarão grandes despojos.
- Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Salmos 116:12
O protocolo para entrar na casa de Deus é o louvor e as ações de graça.
- Entrai por suas portas com ações de graças e em seus átrios com hinos de adoração; Salmos 100:4
Então:
- Ouça e creia na palavra profética;
- Ajuste suas expectativas;
- Extraia energia das batalhas;
- Discirna o tempo das situações e das palavras;
- Reparta seus despojos;
- Seja grato.
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo