- E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’. Mateus 6:13
Os animais são extintivos. Seus apetites falam tão alto que, facilmente, caem em laços e armadilhas. Não diferente, o peixe pode ser capturado por uma mosca artificial, se elas foram capazes de despertar os seus sentidos: visual, que sugere uma ideia (olhos); o desejo (estômago) e, assim, promovendo uma atitude (boca).
Esse modo extintivo faz com que esses animais não enxerguem o anzol. Eles não têm a capacidade de efetuar cálculos e medir consequências.
Apesar de andarem em cardumes, não conseguem aprender uns com os outros. Se apenas olhassem à volta, saberiam que por trás da mosca existe um inimigo com uma carretilha, a fim de tirá-lo do ambiente natural, para a morte.
A Bíblia diz:
- Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23
No Colégio Vida Nova, a professora de Geografia, Prof.ª Elisangela Alves, abordou com o 5º ano: “Qual a diferença entre o homem e o animal? Explicou que o homem tem inteligência, consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática. Através de sua inteligência e capacitação, chega a atingir as coisas sensíveis e corporais e, também, as realidades imateriais e incorporais. Como por exemplo: a verdade, o tempo, o espaço, o bem, a virtude etc.
O cérebro é o órgão mais pesado do corpo
Pesando mais ou menos 1,5kg, possui mais conexões do que o número de estrelas em nossa galáxia; existem de 80 a 100 bilhões de células nervosas no cérebro; mais de 160.000 quilômetros de vasos sanguíneos se espalham por ele, o suficiente para dar a quatro voltas na Terra.
No entanto, toda fluidez e raciocínio pode ser anulada pelos seus apetites imediatos.
Como afirma a Doutora em Filosofia do Direito e Pesquisadora da Harvard University, Angela Gandra:
A hiper sexualização, animaliza o ser humano. A indústria do sexo tem a indústria dos laboratórios, da pornografia, dos motéis, dos filmes, da pedofilia. Uma vez entrando no corredor da morte do prazer puro, dissociado de amor e de humanidade, o homem acaba sendo capaz de fazer qualquer barbárie. Essa involução é apresentada no “Teatro do Absurdo”, em Portugal. Depois de um casal experimentar todas as formas de sexo, tentativas de prazer e sensações, eles resolveram matar o próprio filho, a fim de saber o que sentiriam com aquele ato. Perde-se os limites.
À medida em que o homem segue no caminho do prazer desenfreado, regride na capacidade de frear seus impulsos, tornando-se cada vez mais próximo de um animal irracional, sendo facilmente manipulado, pois tudo o que se busca é um prazer imediato. Agora, o consumismo e a vaidade encontraram guarida
JB Carvalho
O grande pivô desta história é a mulher. Logo, a indústria do aborto garantiu uma solução para a gravidez inesperada, de forma que, assim, ela pode continuar nessa vida. Trata-se como um robô, que não tem afetividade, nem consciência.
A manipulação é pelo exercício do poder de controle sobre o ser humano e pelo dinheiro que essa manipulação proporciona.
Todas as ideologias se constituem de hiper sexualização
Não há raciocínio neste êxtase. A pessoa está à flor da pele de qualquer experiência que possa retornar materialmente. A indústria do narcotráfico está largamente envolvida, oferecendo experimentos e sustentando esse mercado. É uma indústria anti-humano. Então, o ser humano é um puro meio, para o seu próprio fim. Não se pensa no sofrimento de alguém que serve de instrumento, ou daquela que passa, por exemplo, pela experiência do aborto. Quando o coração humano é recolhido, ocorre a reificação, porque há uma lei natural dentro do homem.
Movidos pelos instintos, não há raciocínio, mas uma entrega a prazeres de forma desenfreada. Por vezes, há uma preguiça para não se gastar energia. Nosso cérebro gasta 20% de toda a energia que consumimos. Temos o costume de não pensar, pois não queremos nos cansar.
O indivíduo tem cérebro, carisma, família, potencial ilimitado, mas um grande vazio, preenchido por prostitutas. Ele não viu o anzol e foi fisgado. Um estômago, uma boca e um par de olhos.
Outro, gosta de vencer todas as discussões. Gosta de estar certo e dominar todas as conversas. Até admiram a sua inteligência, mas o evitam, pois ninguém gosta de ficar ao lado de alguém assim. Sua infelicidade é o problema que a sua inteligência não consegue decifrar. Alguns querem estar certos e outros querem ser felizes.
Quando estamos resolvendo um conflito com alguém, o objetivo não é ter razão, mas ser ouvido
Raramente resolvemos um conflito, se precisamos estar certos. Se achamos que alguém só nos valoriza quando concordam conosco, iremos sempre sentir a pressão de convencê-los do nosso ponto de vista, porque a nossa identidade está ligada à opinião.
A tentação pode fazer com que os nossos apetites e vontades sobrepujem os valores mais profundos que possuímos. Você já se perguntou: como pude ser tão burro? Ocorre que, por vezes, agimos sem raciocinar, sob a influência do desejo, da paixão ou do medo.
A nossa confiabilidade pode ser medida pela capacidade de exercer domínio sobre as tentações. Pelo teste se obtém aprovação, assim como ocorre na escola: quando não passamos no teste, somos submetidos a novas provas, no entanto, se aprovados, somos promovidos.
A tentação revela a nossa honestidade e refina a nossa liderança, proporcionando credibilidade. Quanto mais desafios vencemos, mais as pessoas confiam em nós. Assim, até os inimigos nos respeitam. Grandes líderes não usam medalhas no peito, mas têm cicatrizes nas costas
JB Carvalho
Paulo disse:
- Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. Gálatas 6:17
Alguns desejam desfrutar o crédito de uma luta que não enfrentaram. Nosso crachá de respeito é a crise que suportamos.
Os líderes nascem em momentos de crise.
Lee Iacocca
Cadê os líderes?
No dicionário, temos o significado da palavra “acrisolamento”. Ela vem da ação de acrisolar, de purificar, de tornar mais puro, depurado; diz-se do processo de purificação de um metal precioso. Vem de crisálida.
É preciso romper limites e barreiras. Se alguém resolver ajudar a lagarta, ela não terá força suficiente para voar como borboleta, porque não houve desenvolvimento de músculos. Em algumas situações, nós precisaremos deixar que as pessoas ajam por si, caso contrário, prejudicaremos, ao invés de ajudar
Natureza do Reino de Deus
Por diversas vezes, o reino de Deus é comparado à natureza da semente. Veja:
- Outra parábola lhes propôs, dizendo: O Reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem, pegando dele, semeou no seu campo; o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu e se aninham nos seus ramos. Mateus 13:31, 32
- Outra parábola lhes disse: O Reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado. Mateus 13:33
Deus nos entrega processos e não serviços prontos
Tudo o que é grande, um dia foi pequeno. Veja que você foi um bebê muito pequeno, no útero da sua mãe. José era um homem com uma bela promessa, que exigiu longo processo para seu alcance.
Muitos têm visões maravilhosas, no entanto, não estão dispostos a viverem o processo, para alcançarem seus sonhos. Possuem uma lógica de loteria, tornando a possibilidade de ganho, ínfima.
José pensou que estava no lugar errado, pois nenhum dos locais pelos quais inicialmente passou, tinha semelhança com seu sonho: o mercado de escravos, a casa de Potifar ou a cadeia, mas, Deus o tinha bem no centro da sua vontade. José não era prisioneiro das suas circunstâncias, mas do processo. Hoje, você está preso ao processo.
A grande tragédia que inviabiliza os sonhos é a ansiedade de quem quer fazer filhos com a força do braço, como Abraão. Acabou causando grande confusão.
Davi ficou preso no processo para ser um rei
Embora ungido por Samuel, não antecipou seu destino. Ele teve a oportunidade de matar Saul e adiantar todo o processo do reino. Ele foi rejeitado pelo seu pai, pela sua esposa, pelo seu rei, pelos seus inimigos e, depois, pelos seus melhores amigos.
O retorno de Davi da batalha ocorre em tempo providencial. Ele chega exatamente a tempo de perseguir os amalequitas que haviam atacado Ziclague. Este capítulo mostra como uma derrota pode se transformar em vitória. A vitória de Davi contrasta-se com a derrota de Saul, relatada no próximo capítulo. Ambas as batalhas ocorreram aproximadamente ao mesmo tempo. Andrews Study Bible.
O trono ficou aberto um dia depois da maior derrota de Davi. Aquilo que parece ser a sua maior derrota, pode prenunciar o momento da sua maior conquista.
No seu pior momento, a Bíblia fala que Davi se encorajou no Senhor e resgatou tudo o que havia perdido.
No primeiro momento de tristeza e horror, somente a intervenção da graça divina podia salvar a vida de Davi. Mas essa foi a hora de sua volta a Deus. e com as cinzas ainda quentes [de Ziclague queimada] aos seus pés, a aflição comprimindo seu coração, a ameaça da violência em seus ouvidos e a amarga contrição na consciência, “Davi se reanimou no Senhor seu Deus”. A partir daquela hora, ele voltava a ter sua antiga personalidade, forte, alegre e nobre. Após meses de negligência, pediu a Abiatar que trouxesse o éfode [estola sacerdotal] , e procurou saber qual a vontade de Deus. Então, com maravilhoso vigor, saiu em perseguição dos invasores e recuperou tudo. Ele tinha sido retirado de um horrível poço de perdição, e, de novo, seus pés estavam sobre a rocha (Sl 40.2). Seus passos agora podiam ser firmados. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento, F. B. Meyer.
A natureza do reino de Deus é semelhante à natureza das sementes. O que você fizer agora, definirá sua prontidão para a próxima fase
JB Carvalho
As tentações ocorrem no ponto onde mais precisamos crescer. A luta que você está enfrentando, é necessária ao seu amadurecimento.
Está precisando de ter mais paciência? Você terá pessoas que testarão a sua paciência.
Os líderes são chamados para treinar e tratar pessoas, mas, há pessoas que Deus envia para nos tratar. Não escolhemos as nossas batalhas, elas vêm para aperfeiçoar fragilidades
JB Carvalho
Até que sejamos aprovados, vamos repetir o teste. Faça a prova outra vez.
A inveja é a vingança dos derrotados. Isso ocorre quando achamos que Deus foi gracioso demais com alguém, por não mmerecer o que tem.
Então, se somos tentados pela inveja, sempre haverá uma estrela brilhante bem próxima, para nos ensinar a lição da graça.
Se somos tentados pelo orgulho, seremos testados pelas críticas. Seremos subestimados, pois quanto maior o orgulho, mais reagimos ao desprezo.
Um homem maduro não espera tanto afeto. Ele está abastecido de valor próprio, a partir da sua relação com Deus. Ele não mendiga amor e aceitação das pessoas, pois está bem consigo, a despeito de qualquer opinião divergente que exista ao seu redor.
Uma forma de se testar o orgulho é por meio do elogio, da fama e da glória.
- Como o crisol prova a prata e o forno prova o ouro, assim o homem é provado pelos elogios que recebe. Provérbios 27:21
A tentação pode fazer você assumir uma postura de ser melhor do que de fato é, por elevar-se acima dos outros, enxergando-se mais especial.
A arrogância não é pensar muito sobre si, mas pensar menos sobre os outros
Bill Johnson
A tentação nos oportuniza adiantar um passo ou retroceder ao destino.
Somos tentados em nossa força
Nós sempre somos tentados nas áreas de nossa maior força.
Olhamos para as tentações de Jesus e vemos serem sugestões de atos milagrosos. Ora, o ministério de Jesus foi permeado de muitos milagres. Essa era a sua força, manifestar o sobrenatural. No entanto, operar um milagre com as intenções colocadas à mesa pelo diabo, seria um retrocesso. Impediria o cumprimento do seu destino, queimando as etapas necessárias. Não sairia da crisálida ou não conseguiria voar como borboleta.
A grande tragédia da vida é ter etapas queimadas. Situações mal resolvidas nos fazem revisitar o passado. Alguns homens colecionam brinquedos, porque não brincaram enquanto crianças. Pensam como a vida poderia ter sido, ficam olhando para trás, como a mulher de Ló, que acabou virando uma estátua de sal. Olhando para o passado, somos impedidos de progredir e avançar.
Transformar pedras em pães, seria romper ao processo de sujeitar uma vontade, que deveria ser domada.
- Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23
Podemos fazer muitas coisas, mas precisamos saber se elas são apropriadas. A propósito, há coisas para um tempo determinado.
Salomão dizia:
- A posse antecipada de uma herança, no fim, não será abençoada. Provérbios 20:21
Há pessoas tão ansiosas, que se antecipam no processo.
A coisa certa, no tempo errado, torna-se a coisa errada.
Deus determinou o domínio dos seus instintos sexuais, enquanto solteiro, para que se possa provar a sua fidelidade ao cônjuge, depois de casado.
Atira-te de cima, disse o diabo a Jesus. Os anjos virão para te proteger. Acredite que Jesus poderia ter voado. Ele quebrou o poder da gravidade, andando sobre as águas e, depois da ressurreição, subindo aos céus. Uma aparição surpreendente seria a maneira errada de se obter reconhecimento. Não era o tempo e nem o modo certo.
Você está preocupado com o Brasil? Não existe nada fora do controle de Deus. Há um tempo para as coisas certas acontecerem.
Chamar a atenção para si, mostrando poderes extraordinários sem propósito, não era a forma correta de se portar. Imagine se Deus dessa oportunidade para alguns. Existem pequenos “Stalins” exigindo a punição, o julgamento, a morte e o genocídio. Se eles tivessem uma oportunidade, fariam igual ou pior. Há alguns “Hitlers” em nosso meio. Pessoas que se tivessem condições, seriam piores do que aquele psicopata. Deus julga os segredos dos corações humanos.
- E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Mateus 4:9
Mas, quando olhamos para o livro de Apocalipse, vemos:
- O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve altas vozes no céu que diziam: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”. Apocalipse 11:15
O diabo ofereceu o que Jesus veio conquistar. Ele oferece o que é seu, por um caminho mais fácil. A tentação é o lado mais obscuro do talento, pois somos tentados na área da nossa maior força.
A Palavra fala que Moisés era o homem mais manso da terra. Mas, esse mesmo homem, foi quem matou um egípcio e o escondeu debaixo da areia. Ele se irou tanto, que feriu a rocha duas vezes, depois de já ter quebrado as tábuas da lei. Porque pecou com ira, não pôde entrar na terra prometida. Moisés foi tentado na sua maior força.
Madalena tornou-se uma das pessoas mais piedosas. Ela tinha sido atacada naquilo que era mais forte. O diabo é um psicólogo milenar e nos conhece pelos dossiês que os demônios preparam.
Desde a infância, somos atacados em nossa força.
Em qual área você é mais atingido? Esse é o seu lugar de maior poder e influência. Então, a tentação é justamente para te desviar da força e do propósito. Seu lugar de maior fragilidade é onde está a sua maior força.
- Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte. Joel 3:10
Na sua fraqueza, Deus aperfeiçoa o seu poder.
Você sempre será tentado nos seus dons e é por isso que eles precisam ser redimidos. Um dom não é nada em si, pois ele pode se converter em algo mau, quando utilizado por outras fontes.
Veja:
- Pessoas extrovertidas, boas em comunicação, podem se tornar fofoqueiras. Trata-se de um dom, usado de maneira inapropriada;
- Pessoas excelentes podem se tornar perfeccionistas e presunçosas, tentadas a julgar quem não tem um padrão tão alto;
- Pessoas prestativas e servidoras podem doar para manipular os outros. Ao invés de doar, na verdade, estão tomando;
- Pessoas realizadoras, podem idolatrar seu desempenho e medir o seu sucesso pelos aplausos e pelo reconhecimento;
- Artistas com lindos dons, podem se tornar estrelas com carência de sempre serem tratados como especiais e diferenciados;
- Pensadores, que gostam de saber tudo, podem se tornar arrogantes e não aceitarem o contraditório;
- Os leais, que anseiam ter uma causa para entregar as suas vidas, podem se tornar cínicos, quando são decepcionados;
- Os entusiastas mudam o clima de qualquer festa ou reunião, mas podem querer atrair a atenção para si e se sentem miseráveis se não são o centro das atenções;
- Os pacificadores são excelentes terapeutas e mediadores. Levam conciliação aonde chegam, mas podem ser tentados a negociar a paz a qualquer preço, evitando o confronto necessário. Assim, eles sofrem de gentileza terminal, quando o momento exige coragem;
- Os campeões da moralidade, ao falarem do pecado com espírito de superioridade e de crítica em excesso, tornam-se campeões do orgulho e da inveja.
Todos os nossos dons precisam estar sujeitos a Deus.
Como vencer o pecado
O pecado não é uma palavra religiosa, mas uma distorção do propósito para o qual você foi feito. Temos um manual, que apresenta a nossa forma correta de funcionamento.
A Bíblia é o manual do fabricante
Myles Munroe
Veja que qualquer produto precisa, necessariamente, cumprir o protocolo de funcionamento do fabricante, caso contrário, ele quebrará. Então, se colocarmos água no motor do carro, ele vai quebrar. Não podemos distorcer a forma de uso da criação, senão, se estragará. Há muita gente estragada e queimada pelo mau uso da sua própria vida.
Não precisamos testar para ver se um microfone vai funcionar, depois de ser jogado na água, porque ele não é à prova d’água e nós não somos à prova de muitas coisas.
Na natureza há princípios e limites, que precisam ser respeitados, para que não sejamos estragados. Quando fazemos viagem astral, saímos do corpo, ou invocamos poderes e forças desconhecidas, estamos ultrapassando limites proibidos. Deus estabeleceu limites, a fim de nos proteger.
- Quem fizer uma cova cairá nela, e quem romper um muro, uma cobra o morderá. Eclesiastes 10:8
Há muitos mordidos por cobras, porque passaram limites.
O pecado coloca em risco a nossa capacidade de prosperar. Ele furta a nossa identidade, pois nos desvia de um propósito.
Hamartiologia é a doutrina pecado. A palavra “hamartiologia” vem de dois termos gregos: hamartia, “impureza”, “erro”, “desvio”, e logos, “palavra”, “lógica” ou “raciocínio”. Por isso, na teologia sistemática, a matéria que aborda o ensino bíblico sobre o pecado é chamada de “hamartiologia”.
Então, pecado é errar o alvo pelo qual existimos, é aquilo que nos impede de nos tornarmos nós mesmos. O que fazer em tempos de tentações?
Peça ajuda.
Precisamos de relacionamentos saudáveis
A maior conquista de um homem, na sua infância e adolescência, é construir relacionamentos para a vida inteira. Uma confraria de amigos. Faz parte da grande construção de uma vida. Não são cumplices, que te aceitam em sua versão distorcida, mas pessoas que te afirmam em sua força. Verdadeiras âncoras.
Cuidado: nada confere mais poder à tentação do que o isolamento. Pessoas solitárias são pessoas perigosas, elas buscam seus próprios interesses.
- Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 1 João 1:7
Todavia, falamos de amizades profundas. Existem tantos relacionamentos frios, apáticos e distantes. A pós-modernidade impôs limites de privacidade, mas como podemos discipular uma nação se não entrarmos nas entranhas e não confrontarmos os pontos mais obscuros da alma?
Um sábio mentor disse: as pessoas são tão doentes, quanto são solitárias.
Lázaro foi envolto com tiras de gaze. Jesus ordenou que ele saísse do túmulo, operando o maior milagre, chamando-o para fora e ressuscitando-o dos mortos. Então, disse aos seus amigos: desatai-o e deixe-o ir.
Alguns saíram da tumba, mas parecem múmias porque não tem amigos para dizer que estão envoltos em tiras de gaze. São os amigos que nos desenfaixam. Não existe ninguém para dizer que você está pagando um mico? Precisamos de feedbacks, espelhos que digam a nossa realidade. É ter alguém que diga o nosso estado, sem tirar nem colocar. Um espelho fiel.
Aqueles que apenas procuram pessoas para concordar com eles, estão perdidos!
Encontre seus amigos. Diga-me quem vai com você e eu direi se irei junto. Precisamos conhecer quem são os outros convidados da festa.
A visita e os peixes cheiram mal no terceiro dia.
O que você vê quando a bíblia diz que havia uma estrela no céu conduzindo os reis magos até Belém? As caravanas vinham de direções diferentes, mas enquanto seguiam a estrela, se encontraram. Relacionamentos são assim, enquanto estamos olhando para a estrela, encontramos os amigos que podem caminhar conosco. Persiga Jesus e você vai encontrar alguém que está na mesma busca. Assim, dará certo.
Alianças erradas nos fazem perder o tempo
Há tantas situações. As nossas vidas são medidas pelo tempo. Se perdemos tempo, perdemos a vida. Não namore uma pessoa que não quer um compromisso, mas deseje um relacionamento para a vida. Pare de perder tempo. Mas, atenção: não demonize as pessoas, são apenas associações erradas que não contribuirão para o que você foi chamado.
Não ande sozinho, novas pessoas se associarão e outras te deixarão. Nem todos que começam conosco, permanecerão conosco.
Um dos melhores presentes que podemos ter são nossos amigos, porque inimigos sempre trabalham com distrações. A poda é natural, dentro de uma empresa, uma igreja ou em qualquer relação. O negócio errado, o parceiro errado, o cliente errado, a oportunidade errada podem impedir o cumprimento de um destino. A bíblia fala para evitar algumas pessoas.
- Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 2 Timóteo 3:1-5
Religiosos que têm uma capa, mas sem fruto. Pelos seus frutos os conhecereis. Qual o fruto, qual o resultado, o que ela realizou e perdurou? Eu tive tudo para ser um desses teólogos reflexivos, mas Deus me deu uma palavra: tira a igreja da razão e coloca no profético. Essa é uma grande tentação para quem estuda: ficar meditabundo. As muitas letras nos fazem delirar.
Precisamos ser movidos pelo Espírito Santo, precisamos trocar as nossas influências. Se ficarmos fixados nas notícias, perderemos o nosso poder profético.
Habacuque é um grande livro de um profeta enviesado pela dor. Ele diz: injustiça, litígio, o ímpio prevalece contra o justo. Até quando?! O início do livro é um lamento, uma queixa, uma murmuração. O profeta está doente. Há muitos profetas doentes!
Cuidado com líderes adoecidos, pois eles adoecem tudo à sua volta.
Deus diz: eu estou para fazer algo tão tremendo, que se você não for testemunha ocular, duvidará. Então Habacuque, acredite, pois eu vou intervir, eu vou fazer!
Ei, Deus vai intervir, Deus vai fazer!
Tenho encontrado algumas pessoas frustradas, dizendo: Deus não interveio. Calma, espere mais um pouco, pois Deus fará algo tão tremendo, que se você não for testemunha ocular, irá duvidar.
- Tenho ouvido, ó SENHOR, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia. Habacuque 3:2
O profeta aciona o ponto do milagre:
- Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. Habacuque 3:17,18
Se nada der certo, continue adorando. Se tudo der errado, continue andando com o Senhor nas alturas. Se você está sendo tentado, peça ajuda. O escape mais comum para a tentação é conversar com outra pessoa. Faça uma catarse. Ao falar, você controla suas ações. Temos poder sobre aquilo que falamos. Os nossos segredos nos adoecem:
- Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tiago 5:16
Nós podemos ser perdoamos, quando conversamos com Deus, mas só somos curados quando conversamos com as pessoas. A relação da cruz é vertical (relação com Deus) e horizontal (relação com os homens). Qualquer cristianismo que atua apenas no modo vertical, é incompleto.
Procure se relacionar. Na bíblia temos muitas citações acerca de trocas e relacionamentos. Para remover algo da jurisdição das trevas, precisamos trazê-la para a luz. O diabo é o príncipe das trevas, logo, reina sobre tudo o que está na escuridão.
Antes de tomar uma decisão, pergunte-se: Aonde isso vai me levar?
Satisfação imediata é o cancelamento do seu futuro
Quantos querem viver de forma longa e plenamente? Então, não compre aquela TV em 48 vezes, pagando, assim, quatro TV´s! Tenha paciência, espere um pouco e pague uma vez só, à vista.
Alguns passam a vida pagando prestações, pois são movidos por prazeres imediatos. Se pudessem esperar um pouco, pagariam apenas uma vez.
Então, faça esse exercício: Para cada decisão, vá ao seu futuro e enxergue 10 anos à frente. Veja se aqueles são os resultados que você gostaria de colher. Aonde isso irá te levar? Esse é um exercício que nos livra de muitas encrencas.
Veja a história de Davi. Se ele pudesse voltar atrás, no caso de Betseba, não acha que voltaria? Mil vezes! E Gideão, Salomão, Absalão? Observe os exemplos.
Por vezes, olho para as pessoas e vejo o que gostaria e o que não gostaria de colher, com determinadas decisões.
A Bíblia nos adverte:
- Lembrai-vos da mulher de Ló.
Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á. Lucas 17:32,33
Ela olhou para trás, cobiçando os “atrativos” de Sodoma e Gomorra. Acabou virando pedra.
A Bíblia é um livro cheio de exemplos. Lembra! Não se associe, cuidado!
- Apesar disso, esses tais, levianamente, difamam tudo o que não compreendem; e se corrompem até nas atitudes mais simples que aprendem por instinto, como animais irracionais, se corrompem. Ai deles! Porquanto trilharam o caminho de Caim, ávidos pelo lucro se jogaram no erro de Balaão, e foram tragados pela morte na rebelião de Corá. Essas pessoas participam de vossas reuniões e celebrações fraternais, banqueteando-se convosco, sem o menor pudor. Agem como pastores que a si mesmos se apascentam; vagam como nuvens sem água, impelidas pelos ventos. São como árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz. São como as ondas bravias do mar, espumando suas próprias indecências; estrelas errantes, para as quais estão preparadas as mais densas trevas por toda a eternidade. Judas 1: 10-13
Para quem nasceu de novo, é uma grande ginástica entrar no erro. Para entrar por veredas erradas, é preciso calar a voz do Espírito Santo e a voz do espírito recriado. Você terá que pedir para que os anjos saiam da frente. Terá que se isolar e não conversar com ninguém que te confronte. Terá que parar de orar e tomar a decisão de fazer com que os seus apetites e sua vontade sobrepujem os valores mais profundos. Precisará marcar um encontro com o pecado e se enganar, achando que sairá ileso, se certificar de que vai esquecer os textos bíblicos que o confrontam e, ainda, reinterpretar segundo as suas próprias cobiças, como aqueles que têm coceiras nos ouvidos para não ouvirem a sã doutrina. As pessoas que se justificam, encontram desculpas para viver a saga da sua rebelião.
Profético
Pense. Se você está no chão, Deus diz: é hora de você se levantar, se erguer, se mover.
O futuro não engana e trará as colheitas das nossas semeaduras. Há pessoas que precisam mudar o curso, encerrar programas, terminar o que não deveriam ter começado, encerrar fofocas, mentiras, críticas, tudo o que habita na geografia da escuridão.
Nós estamos indo para a luz, saindo das sombras e dos segredos.
Há casamentos maculados pelo adultério, onde não se pode olhar nos olhos e falar a verdade, por causa do cinismo de quem resolve esconder a podridão. Mas, tudo isso cheira mal: a falcatrua, a corrupção e o ódio.
O Senhor disse: tirai a pedra, para que Lázaro saia do túmulo. Essa é a hora de remover o que impede a vida, a luz e o dia de se manifestar.
Você é uma pessoa escolhida, separada. Abstenha-se das práticas comuns. Deus exige que seus filhos andem de acordo com os seus princípios. Se você diz que está em Cristo, então deve andar como Ele andou.
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo
Confira essa mensagem também no Youtube