A tarde do segundo dia da Conferência Global 2022 começou com um louvor da igreja, seguido da pregação do bispo Carlos Damasceno, palestrante e autor dos livros Vida Poderosa e Revolução dos Improváveis. Ele falou sobre a necessidade de cada cristão buscar se conhecer em Deus e firmar sua própria assinatura.
- Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. 1 Samuel 16:1
Comece onde estiver!
O bispo começou falando sobre a necessidade de sair do anonimato. Não basta ser conhecido, mas é necessário ter uma assinatura, uma marca. Há muitos que não são anônimos, mas que não têm influência e impacto no mundo. E outros que são anônimos, mas que estão preparando suas assinaturas para marcar o mundo com suas ações.
Ele lembrou da quantidade de leões e ursos que Davi deve ter matado no anonimato, antes de se tornar conhecido e relevante. E o anonimato é um lugar para experiências. Ali, é possível errar sem muita pressão. De fato, é no anonimato que muitos crescem e estão se preparando para derrubar os gigantes temidos por outros.
Como vencer o anonimato?
Deus sabe o seu nome, Deus sabe quem você é, antes mesmo de você ser chamado. Antes de Davi ser chamado pelo nome, Deus já o conhecia lá no seu lugar secreto. É importante usar o anonimato para aprender, crescer, construir e se conhecer. Deus nos testa no anonimato para depois nos apresentar no público.
- Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo. 1 Samuel 17:34-37
No anonimato, Davi estava matando ursos e leões. Estava aprendendo a usar a funda, arma que o ajudou a derrotar Golias, cujo domínio era da tribo de Benjamin.
É importante usar esse tempo no anonimato para construir nossa marca, garantir nossa formação, definir nossa identidade, sempre buscando o propósito que Deus tem para nós
Carlos Damasceno
Damasceno contou sua experiência com o pastor Lucinho, como o conheceu no anonimato e hoje é um grande influenciador. Ele aconselha aproveitar ao máximo o anonimato, uma vez que quando deixamos o anonimato temos menos tempo para aprender novas coisas e desenvolver novos talentos. “Eu decido vencer os desafios do anonimato porque sei que Deus está trabalhando em mim”.
Como criar sua assinatura?
Um dos principais ensinamentos para criar a assinatura é rejeitar a rejeição. Temos que tratar a rejeição como se não fosse conosco, porque se caminhamos nos caminhos do Senhor, não somos rejeitados por quem mais importa.
- Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui. 1 Samuel 16:11
Carlos mostrou que muitas vezes Deus esconde os escolhidos para protegê-los e não para desonrá-los. De fato, o anonimato é uma bênção no caminho para o destaque e para a influência, porque ali estamos protegidos das batalhas que ainda não estamos preparados para lutar. Mas durante essa fase, é importante aprender a lidar com a rejeição. Porque só assim é possível orientar as demais pessoas que podem estar se sentindo rejeitadas por uma falta de entendimento sobre a fase em que estão.
E fechou sua pregação ensinando que Deus não está esperando você se limpar para te ungir. Não está esperando você ficar perfeito para te ungir. Porque Deus não unge almas prontas, mas almas inacabadas, que sabem que precisam ser trabalhadas por Deus para cumprir os propósitos do reino. Deus tem mania de ungir os improváveis, não os perfeitos que se acham independentes de Deus, mas aqueles que sabem que dependem de Deus para sobreviver e vencer.
por Henrique Guilherme/CNConteúdo