- Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade’. Atos 13:22
Homem segundo coração de Deus, uma qualidade que todos nós desejamos, mas que muitas vezes não conseguimos compreender o que representa. A Bíblia nos diz que Deus achou Davi, o rapaz com essa qualidade. Ou seja, Deus está procurando pessoas que tenham um coração como o Dele, um coração que esteja alinhado com o Dele.
Ao longo dessa mensagem, passaremos por fases da vida de Davi para que você esteja preparado para superar certos momentos de sua vida. Afinal, Davi é um modelo de cristão para nós. Se olharmos o livro de Zacarias, veremos que ele diz que o menor de nós será como Davi.
1ª fase da vida de Davi: O excluído, porém ungido
Davi, quando jovem, foi ungido pelo profeta Samuel como o rei de Israel. Porém, no momento em que o profeta chegara na casa de seu pai, todos seus irmãos foram chamados para se apresentar diante do profeta, menos ele. Anos mais tarde, quando a convocação para a guerra chegou na casa de Jessé, todos os filhos foram convocados, menos Davi.
Existirão momentos em nossas vidas que as palavras liberadas sobre as nossas vidas não serão condizentes com o que estamos vivendo
Lucinho Barreto
Eu, por exemplo, recebi muitas palavras proféticas quando jovem, porém, o que eu via quando me deparava com a realidade era uma sequência de doenças que atormentava a minha vida. Porém, a beleza é que por mais que as circunstâncias não sejam condizentes com a palavra que recebemos, a unção não vai embora. Passaram 25 anos desde o dia em que Davi foi ungido até o dia em que ele se assentou no trono de Israel e a unção permaneceu nele.
Na sua vida tem uma unção que as vezes só quem reconhece hoje é você, mas um dia o mundo vai ver isso!
2ª fase da vida de Davi: Garçom dos irmãos
Jessé enviou seu filho Davi para o local da guerra para que ele levasse comida para seus irmãos. Porém, seus irmãos se sentiram incomodados quando o caçula apareceu lá. E, no meio de tantos soldados que tiveram treinamento pesado, aquele garoto seria o mais corajoso para enfrentar o gigante Golias. Não se engane pelas aparências mais. Deus muitas vezes deposita Seu perfume em frascos meio esquisitos.
3ª fase da vida de Davi: Matador de leões e ursos
Na vida com Deus, existe algo chamado processo. Deus nunca irá te colocar direto diante de Golias.
Então, não espere pregar em determinados lugares se você não consegue falar para um grupo pequeno ou para uma única pessoa. O processo no anonimato serve para nos preparar. Afinal, se não fossem os leões e os ursos na vida de Davi, ele não teria o que precisava para convencer Saul a lutar. Então, não despreze os leões e os ursos que aparecem no seu caminho, são eles que irão te preparar para enfrentar o Golias.
4ª fase da vida de Davi: O matador de gigante
É um engano acreditar que teremos uma vida sem batalhas nessa terra. Ninguém era antiga nem nos tempos modernos viveu uma vida sem batalhas. Saiba que existe um Golias para você! Você pode ser uma pessoa com poucos recursos e que se vê sem ter aquilo que é preciso para derrotar seu gigante. Porém, não tenha medo de abrir sua boca e colocar o Golias em seu devido lugar. Quem carrega a unção tem um poder maior do que imagina. O Espírito de Deus é capaz de fazer uma pedra – como a que Davi usou para matar Golias – a arma de guerra mais poderosa.
5ª fase da vida de Davi: O queridinho do rei
Todos nós teremos aquela fase onde seremos o queridinho no lugar que estamos. Seremos o queridinho no trabalho, na igreja, na escola. Mas, não se iluda! A multidão é enganosa, faça com que um elogio, assim como uma crítica, entre por um ouvido e saia pelo outro!
6ª fase da vida de Davi: O odiado pelo rei
Tem um momento em que você deixa de ser novidade e essa é a fase onde você começa a ser colocado de lado. É como João Batista que, em um momento era o homem que batizava todo mundo, mas que depois estava preso.
7ª fase da vida de Davi: Poupa quem quer matá-lo
Chega o momento em que você precisará mostrar misericórdia com quem se levanta contra você. Você tem que ser aquela pessoa que decide não fazer mal com quem está fazendo mal para você. Davi, quando perseguido por Saul, teve duas chances de matá-lo mas poupou sua vida.
8ª fase da vida de Davi: O fugitivo: cercado de endividados
Existe um momento em nossas vidas onde Deus só coloca gente boa do nosso lado. São aquelas pessoas que nem os mais otimistas conseguem ver elas realizando grandes feitos. Não despreze esses endividados e fracos hoje porque eles serão seus valentes no futuro! Ei, Deus tem um milagre com o povo que Ele mandar para você!
9ª fase da vida de Davi: O rei de Hebrom
A vida melhora, acontece um upgrade, a tempestade cessa. Chega o momento em nossas vidas que as circunstâncias começam a tomar a forma das promessas que recebemos um dia por Deus.
Nessa fase, Davi se tornou o rei de Hebrom, uma cidade com aproximadamente 1.500 pessoas – praticamente nada perto da promessa que ele havia recebido de reinar sob Israel. Porém, esse é um daqueles momentos em que Deus te coloca para reinar em um lugar menor para ver se você está pronto para reinar um lugar maior depois. Então, cuide do pouco e dê o melhor com aquilo que está sob sua responsabilidade hoje.
Essa fase pode demorar mais do que você deseja. Para Davi, esse período durou sete anos! Porém, seja fiel e não tente fechar ciclos antes da hora.
10ª fase da vida de Davi: O rei de toda Israel
Davi chegou no auge. A promessa que Deus havia feito à ele 25 anos atrás se cumprira. Sim, uma hora a promessa de Deus vai se cumprir em nossas vidas, nossa hora vai chegar.
11ª fase da vida de Davi: Levou a arca para Jerusalém
Esse é o momento em que nós carregaremos a presença de Deus. Por onde andemos, onde entrarmos a presença de Deus estará em nós e encherá os lugares em que a sola dos nossos pés pisarem.
12ª fase da vida de Davi: Campeão de várias guerras
Esse é um momento tão desejado por todos, onde tudo aquilo que colocamos as nossas mãos dará certo. É a essência do que diz Salmos 1.
13ª fase da vida de Davi: Adúltero e assassino
Uma fase que os teólogos sempre falam que existem é a da baixa espiritual. É um momento de esfriamento e afastamento. Eu, por exemplo, já vivi um momento de muita sequidão espiritual e até pecado. Esses momentos existirão e precisamos ficar atento com eles!
14ª fase da vida de Davi: Perde o trono para seu filho e sofre rebelião
Davi viveu uma das dores mais fortes com um dos seus filhos e sofreu rebelião com alguém que era próximo a ele. E, se Davi sofreu com isso, se Jesus tinha um Judas no ministério dele, e se até Paulo e Barnabé tiveram complicações, é certo que nós passaremos por decepções de pessoas que estão perto de nós.
15ª fase da vida de Davi: O que faz senso e é punido
Tem homem que fica velho e emburrece. Pessoas que começam a fazer conta com medo do que pode vir pela frente. Ei, pare de fazer conta de quantas ovelhas você tem, quanto de dízimo está entrando e outras contas mais. O Deus que te trouxe até aqui nunca deixou faltar nada e vai suprir todas as suas próximas necessidades!
16ª fase da vida de Davi: Aquele que põe o filho no lugar dele
Davi foi o único pai na Bíblia que colocou o filho em vida no trono. Eu creio que nós faremos em vida esse rito de passagem e não vamos ter que morrer para ver nossos filhos espirituais e biológicos serem promovidos!
Em todas essas fases vemos 3 coisas que Davi nunca deixou de fazer em nenhuma delas; e que precisamos copiá-lo independente da fase em que estejamos.
1- Davi nunca deixou de orar
Davi era um homem de oração. Seja para pedir socorro à Deus quando tudo parecia perdido, para pedir conselhos antes de uma grande batalha ou para agradecer bênção que recebia, Davi orava fervorosamente.
2- Davi nunca deixou de adorar
Davi era um adorador. Ele transformava cada uma das situações que vivia em música.
3- Davi era um igrejeiro
Davi era um homem apaixonado pela casa de Deus!
Mesmo depois de toda essa mensagem, você ainda pode estar se perguntando: Mas por que Davi era chamado um homem segundo coração de Deus? De todos os exemplos que posso te trazer, guarde esse:
Davi nunca cometia o mesmo erro duas vezes. Por mais que Davi tivesse cometido vários erros ao longo de sua vida, ele era rápido para se arrepender e nunca cometia esse erro novamente
Lucinho Barreto
por Eduardo Favato/CNConteúdo
Simplesmente tremendo. Amei seus resumos. Fantástico. Louvado seja o Senhor Jesus!