- Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,
E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado.
O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio. Atos 3:18-21
Nova Reforma
O último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ocorreu em 2010 e a pesquisa Datafolha em dezembro de 2019. Pelo IBGE, 64,99% da população se declarou católica, enquanto 22,89% afirmaram ser evangélica.
Traçando uma comparação com os dados do Instituto Datafolha, católicos em 2010, representavam 64% da população e, em 2020, um total de 50%, podendo esse número variar entre 48% e 52%. Verificamos, também, um crescimento de evangélicos: de 22% para 31% (29% – 33%) da população.
A variação daqueles que se dizem sem religião, assim como aqueles das religiões de matriz africana, está dentro da margem de erro, logo, não se pode certificar um crescimento de fato.
De acordo com um relatório do instituto de pesquisa americano Pew Research Center, em 2016, o planeta possuía cerca de 7 bilhões de pessoas e aproximadamente 2,18 bilhões de pessoas diziam professar a fé cristã. Pelo relatório, o Brasil figura na lista dos maiores países cristãos do planeta, com aproximadamente 175 milhões de seguidores de Jesus, atrás apenas dos Estados Unidos, 246 milhões, e à frente do México, terceiro colocado, com 107 milhões.
Os cristãos cresceram mais rápido do que a taxa de natalidade.
Houve uma mudança no rosto do cristianismo no mundo.
A referida pesquisa, colocava o Brasil como o segundo maior país cristão do mundo, no entanto, pesquisas mais recentes do Centro Nacional de Pesquisa Científica, na França, colocam o Brasil em quarto lugar, atrás dos Estados Unidos, China e Nigéria.
Não tão mais europeu, como no passado, a face cristã no mundo é mais africana, asiática e latino-americana.
Apesar dos números oficiais, existem milhares de cristãos que não são contabilizados, pois não podem professar a sua fé publicamente. Por exemplo, os cristãos que se reúnem nas igrejas subterrâneas, podem não aparecer nos números oficiais.
O novo rosto do cristianismo é mais simpático e emocional, centrado no Espírito Santo. Para George Fox, cada ser humano possui uma luz que o torna extraordinário.
Ao longo da história, o mover do Espírito Santo presente na igreja primitiva foi sufocado. Os cristãos acataram doutrinas esvaziadas de poder. Assim, apóstolos e profetas foram extintos.
Lutero e Calvino são heróis de um tempo, mas hoje, precisamos de novas reformas.
Aquele que possui a mentalidade do Reino, necessariamente altera a composição do ambiente onde pisa, pois é como o sal que tem o poder de salgar a terra, influenciando a sociedade. A partir de um lugar de influência, somos capacitados para testemunhar a vida de Deus
JB Carvalho
- E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:14
Vivemos um período quando tudo deve ser restaurado.
Não pregamos uma religião, mas estamos pregando o evangelho do Reino de Deus. Ele deseja capturar os reinos do mundo para estabelecer o seu domínio aqui no planeta terra.
João Batista, assim como todos os apóstolos, pregavam sobre o Reino de Deus. Anuncie este reino que está perto, dentro da nossa esfera de alcance, e experimente as evidências da manifestação do seu poder. Há uma troca de sistema ocorrendo: a justiça, a paz e a alegria estão sendo estabelecidas.
O Rei virá e governará no meio dos seus inimigos.
- O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve altas vozes no céu que diziam: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”. Apocalipse 11:15
Ao sermos salvos, fomos transportados para o reino de Deus. Alguns são tendenciosos à ênfase da escuridão, mas, como filhos da luz, devemos nos concentrar no reino de Deus.
- Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1,2
Essa transformação fala de uma mudança radical. A mensagem é superior ao que foi colocado em Gênesis. Tudo se dobrará ao poder de Deus.
A igreja não pode ser a voz do medo. Apocalipse é o livro que apresenta a vitória da igreja, por isso, devemos ser a voz da esperança
JB Carvalho
Não existe uma separação entre o mundo espiritual, que é bom, e o mundo material, que é mau. A terra foi confiada ao homem, para que trabalhe e entregue seus frutos.
- Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.
E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Daniel 7:13,14
O reino não chegou da mesma maneira que Daniel viu
Deus determinou que o homem exercesse domínio, como uma extensão de seu governo. Deus fez o ser humano como rei neste planeta. Somos o braço de Deus na terra.
Jesus espera que a igreja vença, resistindo o pecado até o sangue. Seja cheio do Espírito Santo, como os discípulos foram em Pentecostes, e transforme o mundo. O reino está operando invisivelmente, entre nós. A noite foi por demais escura, mas, segura mais um pouco porque vai amanhecer!
Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos,
E disse: Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se parará o orgulho das tuas ondas?
Ou desde os teus dias deste ordem à madrugada, ou mostraste à alva o seu lugar; Jó 38:10-12
Deus questiona Jó acerca do despertar de um novo dia. Jesus trará em suas asas o sol nascente nas alturas.
Hoje, temos pessoas alienadas com a escuridão. Este é um tempo muito importante para falarmos mais acerca da luz do que das trevas.
Existe uma batalha espiritual que propõe ideias, a fim de conquistar espaço nas mentes das pessoas. O céu e o inferno desejam o êxito em manifestar algo na terra.
Estamos vivenciando a aurora da história. Esta é uma hora escura e o natural será transformado pelo sobrenatural.
A nossa guerra começa quando entramos no território expandido que Deus nos entrega. Colocar as pessoas dentro da igreja, não muda o mundo.
Existem cidades com índices altos de violência e miséria, apesar do grande percentual de população cristã na mesma localidade. Essa conta se deve à mentalidade teológica que não permite o exercício de um cristianismo influente na sociedade. As portas da cidade estão entregues a pagãos, que inseriram seus valores, doutrinaram nossos filhos e fazem repercutir suas ideias na educação, na cultura, na mídia, na política, na família, na economia e na própria religião.
É o espírito do tempo promovendo confusão mental, inversão de valores, criando supostas realidades por consenso. Estão deixando e fazendo com que outros deixem o uso natural, para o que é contrário à natureza.
Kris Vallotton afirma que esta é a manifestação da atuação de um espírito que questiona as origens de Deus, como diz:
As pessoas que questionam argumentos tão lógicos como ser menino ou ser menina, ou, se um feto é ser humano ou não, estão sob a influência desse espírito que questiona as origens de Deus.
Se alguém acha que está gordo, apesar de estar magro e, por conta disso, vive restringindo sua alimentação, ninguém questiona que se trata de alguém doente, com problemas psicológicos, cujo diagnóstico é anorexia e que precisa de tratamento.
Agora, porque se um menino, mesmo com tantas evidências claras desse fato, pensa ser menina, não está doente mentalmente? Isso não é evidência de um distúrbio? É tão claro, óbvio e científico!
Essas pessoas, que estão sob a influência desse espírito e precisam de ajuda. Mas, uma discussão, a partir do primeiro céu, não tem como alterar a forma de pensar dessas pessoas influenciadas pelo segundo céu.
Em meio a essa reengenharia, o ser humano, como indivíduo, deixou de existir, como se para a defesa de qualquer conceito, precisasse estar inserido em algum grupo social.
Quem vence a guerra cultural, define como será a sociedade
Se não nos posicionarmos dentro de uma perspectiva política, econômica e social, teremos que nos sujeitar ao que ficou definido como certo e errado, por quem se posicionou.
Colocar as pessoas na igreja, não muda o mundo. Precisamos de cristãos militantes, cheios do Espírito Santo, para salvar a cultura. Estamos em trevas, precisamos de um amanhecer.
- O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz. Isaías 9:2
Vimos a escuridão e nós precisamos apresentar o amanhecer
Acenda a luz, segure mais um pouco, pois vai amanhecer. Nós carregamos esse amanhecer. O evangelho é a luz que faz nascer o sol sobre as pessoas.
Jesus é o Messias das nações. Deus ama as nações.
A transformação ocorre quando acontece na terra, como no céu. Faça-se aqui, como no céu. Está renascendo. Um mundo esplêndido está chegando, vai amanhecer. A alegria está chegando!
Nós temos acesso a todas as soluções, para todos os problemas deste planeta. Arrepender-se é alterar sua perspectiva da realidade.
- A Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva. Isaías 8:20
Quanto à reforma, temos muitos precedentes: Genebra, Alemanha, Holanda, Escócia, toda Europa.
A pregação do reino precede os poderes de mundo vindouro
Quando anunciamos o Reino de Deus, tudo se dobra, pois estamos proclamando o que há de mais poderoso. Jesus está vivo e ativo no planeta terra e Ele receberá a recompensa dos nossos sacrifícios.
Não grite o que a bíblia sussurra. Nossa mensagem é cristocêntrica.
O reino de Deus é uma realidade crescente, que se expande aos poucos, quase que imperceptivelmente, como Jesus demonstra nas parábolas do grão de mostarda que, sendo a menor das sementes, cresce e transforma-se em uma grande árvore, assim como mostra a parábola do fermento
JB Carvalho
O crescimento é gradual e em meio a crises. Há uma conspiração de Deus na história. Ele está no controle de cada jogada. Ele se moverá e o mundo tremerá com seu poder.
Em meio a dores de parto, nascerá um novo mundo. A igreja recebeu uma comissão para ir e tudo mudar. Temos autoridade e carregamos a mensagem do reino.
Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Atos 17:30
A vida girava em torno da igreja. Pensadores, cientistas proclamavam sua fé, mas houve uma adaptação ao mundo moderno, promovida pela teologia liberal. Hoje, a bíblia é lida pela ótica pessimista e publicada por uma cultura de desesperança. Então, a bendita esperança tornou-se a bendita fuga, afetada pela nova percepção escatológica.
Linha Dispensacionalista
Uma parte de eruditos sérios acreditam que o ponto de referência para essa visão surgir na América, nos EUA, e depois conquistar o mundo, foi a guerra da secessão, a guerra civil, quando se mudou de uma visão escatológica puritana, pós-milenista, para uma visão hiper pré-milenista.
No final do século XIX, uma pessoa chamada John Nelson Darby, sistematizou o que se tornou muito popular no século XX, primeiramente com a bíblia de Cyrus Ingerson Scofield e, posteriormente, com Hal Lindsey e seu livro “A Agonia do Grande Planeta Terra” e, ainda, com Tim LaHaye da série “Deixados para Trás”.
Dispensacionalistas acreditam que os crentes, em breve, serão levados para o céu antes, no meio ou no fim de sete anos do que eles chamam de “A Grande Tribulação”.
Durante esse tempo, o anti-Cristo possuiria os territórios do antigo império Romano e milhares de judeus viriam à Cristo, trazendo um avivamento mundial, culminando com o retorno físico, corporal de Jesus, para julgar as nações e inaugurar um reino milenar, um reino de mil anos.
Essa visão é relativamente nova, já que o arrebatamento, como é ensinado, data o início do século XIX, tendo cerca de menos de dois séculos. Com base numa interpretação particular de Daniel, capítulo 9 (as setenta semanas de Daniel), Israel estaria no centro dos acontecimentos, os judeus convertidos trariam o reavivamento, até que os restantes dos escolhidos, os 144 mil (de Apocalipse capítulo 7), recebessem a Cristo. Então, enquanto a igreja espera o arrebatamento, as coisas irão ficando mais difíceis, a cada dia. Uma grande apostasia no mundo. Surge uma igreja fraca, secularizada, dominada pelo Anticristo, que controlaria todas as coisas. A nações não seriam convertidas, até o retorno físico, corporal do Senhor Jesus Cristo.
O objetivo principal, portanto, era fazer nosso checkout desse mundo, ir embora, escapar, fugir. Olhai para o alto, eles dizem. Não se ocupem com coisas terrenas e mundanas. Esse mundo está condenado, não tem jeito, tudo está perdido!
Com uma visão dessa, não faz sentido ter nenhum engajamento social, não é possível mudar o mundo política e culturalmente.
Mas, olhar para o alto, como diz Paulo, é ter o céu como referência. Nós vivemos da terra para o céu e não do céu para a terra, todavia, deveríamos inverter isso. Se cremos que o barco vai afundar, não importa o que façamos, não é sensato arrumá-lo, poli-lo ou consertá-lo. O que nos resta é torcer para que o arrebatamento aconteça logo.
O doutor Dave McPherson em seu livro “The Rapture Plot”, falando sobre o enredo do arrebatamento, diz que, antes de 1830, o ensino do arrebatamento não existia na história da igreja, como é contado hoje. O renomado David Chilton, autor do livro “A Grande Tribulação”, concorda com esse argumento. O Reverendo John L. Bray diz que houve um tempo, antes de meados de 1800, em que a interpretação mais proeminente de Mateus 24, que se refere ao discurso apocalíptico de Jesus, já foi completamente cumprido e que a data do livro do apocalipse é bem anterior ao que se acredita hoje.
Uma infinidade de profecias fracassadas já previa a volta de Jesus, o fim do mundo, o arrebatamento no meio de um mundo em colapso. Hoje, nós precisamos considerar se esses profetas desacreditados devem ser expulsos do palco. Estamos perdendo as nações porque ficamos fora das decisões importantes que acontecem no mundo. Estamos perdendo por W.O.
Nossa inoperância no mundo deve-se a uma visão escapista, criamos um gap, uma distância entre a igreja e a sociedade.
Quando nos tornamos sal sem sabor, insípidos, somos pisados, nos tornamos subcultura. No futurismo ou pré-milenismo dispensacionalista, a igreja está preocupada apenas com as coisas espirituais, até o retorno de nosso Senhor. Ela não carrega consigo a missão de mudar o mundo e cumprir a chamada “comissão cultural”, de ir ao mundo e discipular as nações.
Linha Restauracionalista
- É necessário que ele permaneça no céu até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas, como falou há muito tempo, por meio dos seus santos profetas. Atos 3:21
Jesus veio restaurar todas as coisas.
- Voltem à sua fortaleza, ó prisioneiros da esperança; pois hoje mesmo anuncio que restaurarei tudo em dobro para vocês. Zacarias 9:12
Deus está prometendo uma dupla porção. Ele promete restaurar em dobro. Então, o último estado vem a ser bem melhor do que o primeiro. Quando Deus toma algo em mãos, esse algo não é, simplesmente, recuperado. Ele se apresenta novo, valorizado, bonificado, melhor do que antes! Então, cada perda, cada atraso, cada valor perdido, será restituído em dobro, pois não há nada que, entregue a Deus, deixe de ser valorado, ao menos, duplicadamente.
A criação deve ser redimida do cativeiro da corrupção.
- E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.
E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.
A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.
E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.
Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar. Isaías 11:5-9
O texto apresenta uma remição e nós estamos presenciando isso. Há algo começando!
Linha do Progressivismo
Deus está sempre vencendo. Ele nunca perde uma guerra. Se parece que perdeu, é porque o fim ainda não chegou.
A ciência de Deus é completa e sua tecnologia é perfeita. Olhe para a nova cidade, descrita em apocalipse. A volta ao jardim nos leva ao resultado do fruto abundante, obtido com pouco esforço.
Kris Vallotton afirma que a coruja representa uma estação profética, pois ela é capaz de enxergar quando tudo está escuro.
Pergunta: é dia e está anoitecendo ou agora é noite e irá amanhecer?
- E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.
A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12
Quando Adão pecou, tudo que lhe estava sujeito sofreu a consequência do pecado. Iniciou-se um processo de deterioração conjunta. Mas a boa notícia é que Jesus virou o jogo.
- Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante. Não foi o espiritual que veio antes, mas o natural; depois dele, o espiritual. O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, dos céus. 1 Coríntios 15:45-47
Logo, com a ascensão de Jesus, tudo o que lhe está sujeito, está sendo submetido a uma recomposição plena e superior.
- Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, De glória e de honra o coroaste,E o constituíste sobre as obras de tuas mãos;
Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés.Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.
Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. Hebreus 2:7-9
- Jesus subiu ao céu e não descerá até que chegue o tempo da restauração.
É necessário que Jesus permaneça no céu até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas. Atos 3:21
Deus espera filhos maduros. Ele brilhará pelo brilho que se manifesta através de você. Então, exerça a sua autoridade e comece a avançar. Esta é hora de despertarmos do sono; a nossa salvação está se aproximando. Vai amanhecer!
JB Carvalho
Profético
A igreja militante de hoje tem se tornado a igreja forte de amanhã. Deus está conspirando pela restauração deste mundo.
- Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. Isaías 45:22
Estamos a presenciar o nascimento de um novo mundo. As taças, os selos e as trombetas não são fatos ruins. Deus está julgando a impiedade.
Não temais pequeno rebanho. Foi do agrado do Pai dar-vos o Reino. Apesar de aparentar fraqueza, foi-se deles a sua força. Os nossos inimigos foram colocados sob o estrado dos nossos pés.
Exerça a sua autoridade. Comece a avançar. Há um liberar de recursos, de conhecimento, de relacionamentos. Deus nos fez capazes de possuir o que é nosso.
Quando viajamos, recebemos uma bagagem, um ticket. Viemos a este mundo com bagagens suficientes. Temos todos os recursos. O perdão é nosso, a misericórdia também. Siga em frente.
Se você está caído, levante-se para que venham tempos de refrigério. Deus está dando o aval.
Filhos maduros entram nos negócios do pai. Entre nos negócios do seu pai, traga justiça, alegria e paz. Se envolva com os valores do Reino.
Receba a armadura de Deus. Deus está cercando sua casa, sua família. Receba capacitação para erguer seus negócios, para resistir as trevas e expulsar tudo o que resiste o cumprimento dos Seus planos.
Deus está ativando sua fita genética. Receba o Espírito Santo para sonhar e profetizar. Os pensamentos de Deus estão com você. Ele te convida a se juntar com as forças do bem. Não de recuo ou defesa, mas de avanço.
As forças do mal não irão prevalecer.
Deus nos deu autoridade para pisarmos serpentes e escorpiões.
Receba o revestimento de poder, o amor, a compaixão, a misericórdia. Seja removida toda a escuridão porque o sol está chegando para dissipar as trevas.
O mal será extirpado e será, definitivamente, julgado. O pastor dirá aos que estiverem à sua direita: vinde, benditos de meu Pai! Escolha hoje o lado certo e de forma radical!
por Vanessa Ribeiro