- Então eu vos trouxe à terra dos amorreus, que habitavam além do Jordão, os quais pelejaram contra vós; porém os entreguei nas vossas mãos, e possuístes a sua terra, e os destruí de diante de vós.
Levantou-se também Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas e pelejou contra Israel; e mandou chamar a Balaão, filho de Beor, para que vos amaldiçoasse.
Porém eu não quis ouvir a Balaão; pelo que ele vos abençoou grandemente e eu vos livrei da sua mão.
E, passando vós o Jordão, e vindo a Jericó, os habitantes de Jericó pelejaram contra vós, os amorreus, e os perizeus, e os cananeus, e os heteus, e os girgaseus, e os heveus, e os jebuseus; porém os entreguei nas vossas mãos.
E enviei vespões adiante de vós, que os expulsaram de diante de vós, como a ambos os reis dos amorreus; não com a tua espada nem com o teu arco.
E eu vos dei a terra em que não trabalhastes, e cidades que não edificastes, e habitais nelas e comeis das vinhas e dos olivais que não plantastes.
Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor.
Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Josué 24:8-15
Precisamos definir qual a nossa missão e qual o propósito das nossas ações de divulgação do evangelho. O que Jesus nos chamou a fazer? Alimentar os pobres e lidar com as injustiças sociais ou desenvolver pessoas? Será que Ele nos chamou apenas para levar pessoas ao céu? Na verdade, tudo é importante, mas a ênfase em um dos pontos leva-nos a gritar o que Deus apenas está sussurrando.
Jesus nos chamou para discipular as nações:
- Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações… Mateus 28:19
Deus nos convoca a pedirmos as nações:
- Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade. Salmos 2:8
No entanto, muitos de nós querem escapar, como se estivéssemos a vivenciar um grande caos. Prega-se o reino do anticristo ao invés do reino de Cristo, como se Jesus tivesse dito para sermos o sal e a luz do céu.
- E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo habitado, como testemunho a todas as nações, e então chegará o fim. Mateus 24:14
- Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência exterior; nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! pois o reino de Deus está dentro de vós. Lucas 17:20,21
O Reino de Deus cresce a partir de sementes, como um pequeno grão de mostarda que se torna grande e transforma nações.
- Mas Eu, quando for levantado da terra, atrairei todas as pessoas para mim. João 12:32
Jesus tornou-se o motor da história
Por homens simples, vingou a mensagem de um homem morto em uma cruz, que ressuscitou ao terceiro dia. Deus veio no formato de um Cordeiro, que tira o pecado do mundo. Pendurado no madeiro, tornou-se maldito por nós.
Tantas mentiras o inimigo tem propagado. João diz em Apocalipse que ele saiu para enganar as nações, mas percebemos como, também, enganou a igreja. Reafirmamos que toda a escritura é verdadeira, inspirada e digna de aceitação. Então, se a Bíblia diz que um grande peixe engoliu Jonas, foi exatamente isso que ocorreu. Sim, Jesus nasceu de uma virgem, morreu e ressuscitou. Ele é o Senhor!
Nós somos o lugar onde os céus e a terra se encontram. O mesmo Cristo que andou na Judeia, na Galileia e em Samaria, anda entre nós
JB Carvalho
Deus está vivo e ativo no planeta terra
Temos um pai que cuida de nós e nos levará a bom termo. Sim, vai amanhecer! Estamos vivendo uma era escura, mas pela manhã virá a alegria. Creia, pois vai amanhecer no seu casamento, na educação dos seus filhos. Vai amanhecer no Brasil!
Primeiramente, as mentiras chegaram por meio de uma teologia liberal e uma escatologia escapista. Sucumbimos ao negativismo e ao medo. Mas, em apocalipse, vemos os inimigos de Deus sendo postos debaixo dos nossos pés.
Com um problema de eixo, passamos a raciocinar como pagãos, como os gnósticos, acreditando que o mundo espiritual e material não se misturam. Agora, prega-se que a riqueza é má e que a solidão é mais espiritual do que a vida a dois. No entanto, não há nada nada que possa testar mais a nossa santidade e formar mais o nosso caráter do que a vida em família.
Com pensamentos pagãos, nos definimos como cristãos
Então, um empresário não pode estar na excelência do serviço espiritual, pois, para isso, teria que se apartar do “mundo”. Entenda que existe apenas um mundo, pois não há um centímetro desta terra que Deus não possa dizer: é meu!
Deus criou a educação, mas a educação de hoje forma rebeldes e criam antissistemas.
Nós não somos escravos e vítimas do destino
Temos o poder de criar realidades. Não estamos fadados à pobreza. Podemos resistir o mal, entrando em concordância com o céu, para manifestar os milagres de Deus na terra. Mas, o estoicismo dizia que estávamos presos ao roldão da história, presos a um destino. Na verdade, nós podemos decidir o futuro. As escolhas de sucesso estão em nossas mãos. Se dissermos “amém” àquilo que Deus disse “sim”, criaremos mundos.
Quando a Bíblia afirma: “o mundo que jaz no maligno”, a palavra “mundo” diz respeito ao sistema político, econômico e religioso, influenciado pelas trevas. Todavia, Deus decidiu trazer o seu reino sobre este mundo, Ele deseja manifestar a sua vontade em cada esfera. Jesus traz salvação em suas asas, Ele é o sol nascente nas alturas.
Hoje, a humanidade está enfrentando mais um Armagedom, mas nós afirmamos: Vai amanhecer!
Este planeta terra será cheio da glória de Deus, como as águas cobrem o mar. Jesus colocará os seus pés na terra para trazer a conquista do calvário e fazer cumprir as suas promessas.
Temos uma estratégia de conquista: Os 7 montes
Trata-se do exercício de influência a partir do que chamamos “Sete Montanhas”: política, economia, arte e entretenimento, mídia, família, religião e educação.
Nestas esferas há inimigos a serem vencidos. Portanto, para que conquistemos a terra que Deus nos entregou, precisamos vencer esses inimigos, assim como o povo de Israel precisou vencer os inimigos da terra prometida.
Amorreus
Tratava-se de um povo com grande estatura, que tinham ocupado a terra do leste e oeste da Jordânia, do outro lado do Jordão. Eles não comiam carne crua, não tinham casa e não sepultavam seus mortos. Habitavam as montanhas e adoravam o deus lua sim e o deus Amorru. De Amorru vem o significado do seu nome: amargo, rebelde.
Na contracultura, temos o seu representante desde a década de 60, momento em que a rebelião assumiu proporções gigantescas. No Festival de Woodstock , por exemplo, 500 mil jovens sem documento usavam drogas, praticavam pansexualidade – atual poliamor – e se entregavam ao rock ‘n roll.
A proposta era uma nova espiritualidade, com discursos vazios de sentido e imaginação do poder como o “é proibido proibir”. Uma completa desconfiança no “no establishment”, na ordem vigente. Todas as figuras de autoridades estavam sob suspeita: pais, professores, políticos, líderes religiosos etc.
Na França, houve a greve de 2/3 da classe operária. No Brasil, a passeata dos cem mil. Tivemos a “Beatlemania”. Zuenir Ventura, escritor e jornalista brasileiro foi o autor do livro “1968: o Ano Que não Terminou”.
Trata-se da era da revolução dos amorreus: amargura e rebeldia. Porém, amargo foi o destino dos seus profetas, (Janis Joplin, Jimi Hendrix) vítimas da heroína e dos barbitúricos, ambos ceifados aos 27 anos, assim como vários outros que morreram parecendo mártires. Mas de que causa? Da amargura e da rebelião. A contracultura foi uma revolta, uma insurreição contra os valores judaico cristãos.
Novamente, nós estamos vendo esse mesmo fenômeno acontecendo. Nossa civilização sendo atacada no ambiente universitário. O sistema educacional é exatamente o lugar onde essa rebelião nasce. Lutero já dizia que, a menos que o evangelho fosse pregado fervorosamente nas universidades, elas se tornariam os grandes portões do inferno na sociedade.
Abraham Lincoln disse que a filosofia da sala de aula será a filosofia dos próximos governos. Foi Jean Paul Sartre, Michel Foucault, Jacques Derrida que pavimentaram o caminho da contracultura com as suas ideias. Hoje nós temos até o “ministério da verdade”, inspirado no George Orwell de 1984, autor da obra “A Revolução dos Bichos”, que quer nos proibir de dizer o que pensamos, o que acreditamos, pois, segundo a linguagem das vítimas do politicamente correto, ofende a outros.
Já dizia Voltaire: “Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o último instante o teu direito de dizê-la.”
David Ben-Gurion, ex primeiro ministro de Israel afirma: “O teste da democracia é a liberdade de crítica”.
Precisamos orar para que a nossa juventude acorde. Necessitamos de professores, missionários cheios de sabedoria e unção para liderar o avivamento e a reforma. Através do desenvolvimento de grades curriculares e de livros didáticos que imprimam fundamento.
- Se os fundamentos estão destruídos, que pode o justo fazer? Salmo 11:3
Para se destruir uma casa, basta destruir suas colunas. Essa foi a proposta da revolução sexual de Herbert Marcuse, de Albert Kinsey.
Declaramos em nome de Jesus, seja quebrado pelo poder do Espírito Santo todo poder do espírito de amargura, descontentamento e rebeldia, que se ergue contra nós.
Ferezeus
Os ferezeus são aqueles que foram expulsos com os vespões:
- E, passando vós o Jordão e vindo a Jericó, os habitantes de Jericó pelejaram contra vós, os amorreus, e os ferezeus, e os cananeus, e os heteus, e os girgaseus, e os heveus, e os jebuseus; porém os dei na vossa mão. E enviei vespões diante de vós, que os expeliram de diante de vós, como a ambos os reis dos amorreus, e isso não com a tua espada, nem com o teu arco. Josué 24:11, 12
Eles viviam vagueando, em aldeias, sempre procurando um lugar diferente para habitar. Chamados de invasores de terra, intrusos, ilegítimos.
Essa batalha trata-se de uma guerra de deuses, de altares, de templos. É uma guerra de adoradores. A religião é a força mais importante na formação das culturas. A palavra “cultura” advém da palavra cultivar, assim como a palavra culto.
Christopher Dawson afirma na obra Progress and Religon (1929), que “as grandes religiões são os fundamentos nos quais se apoiam as grandes civilizações (DAWSON, 1929:180).
A moral vem da religião e a lei vem da moral, dizia o pai do método sociológico.
Entenda que a religião é a chave da história. Não podemos entender o formato interior de uma sociedade a menos que entendamos a sua religião. Não podemos entender as realizações culturais a menos que entendamos as crenças religiosas que estão por detrás delas
JB Carvalho
Cultura vem de culto
Ela nasce de um culto e é expressa pelo culto. Há religiões seculares hoje, como diria Eric Voegelin, religiões políticas, ideológicas, comunismo, positivismo.
- E destruirá neste monte a coberta que cobre todos os povos, e o véu que está posto sobre todas as nações. Isaías 25:7
Há uma coberta que enfeitiça e impede a expressão da verdade. As pessoas estão absolvidas pela mentira, angústia e engano
- Contudo, se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus, desta presente era perversa, cegou o entendimento dos descrentes, a fim de que não vejam a luz do Evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Coríntios 4:3
As pessoas se encaixotam em formas, fôrmas, fórmulas numa falsa ciência, falsa visão de mundo, numa visão limitada da vida. É o crocodilo Dundee em Nova York. Ferezeus, um povo que habita em aldeias.
Hoje há muitos religiosos e a religião é o grande entrave para a visão. São viseiras, mundos, tradições e doutrinas que prendem e não transcendem. Assim como a idolatria que impede de enxergar, são pessoas que tem olhos, mas não veem, ouvidos, mas não ouvem, coração, mas não sentem, não há movimento. É um modo rústico, rude e pobre de existir.
As antigas religiões e as escolas greco romanas pregavam essa dualidade entre sagrado e secular, espírito e matéria, céu e terra.
Como diz Desmond Mpilo Tutu: “Não há nada mais político do que dizer que a religião não tem a ver com a política”.
Nesta linha, Aristóteles diz que “O homem é um animal político” e por Charles Spurgeon “Somente os tolos acreditam que política e religião não se discutem. Por isso os ladrões permanecem no poder e os falsos profetas continuam a pregar”.
Atualmente, vemos uma tentativa de desconstrução do modelo acidental prevalecentes e a substituição por uma nova ordem mundial. Isso passa por alguns passos, pessoas que acreditam estar na Acrópole, nós na Metrópole e outros na Necrópole. Desta forma, eles podem tomar decisões por nós, pois não somos capazes de tomar decisões sozinhos. Precisamos desses “suplentes da divindade”, que nos dizem: fiquem quietos, não coloquem a sua fé no ambiente público ou secular. Não misturem religião com política, educação ou trabalho. Deixe o seu cristianismo em casa ou dentro da igreja, nas quatro paredes. Esse é o primeiro passo, nos confinar e vencer o jogo por WO.
O segundo passo é a desconstrução do nosso modelo familiar tradicional, rotulando de reacionários quem ousar pensar diferente. É a dominação pelo controle dos fins nobres, como diz o jornalista Met Woshi. Em outras palavras, você é tão mal que não posso dialogar, pois você é facista, nazista, misógino.
Entenda: você se torna aquilo que adora. A batalha contra os ferezeus é uma batalha de adoração.
- Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. Mateus 6:21
Há muitos absorvidos pela cegueira, por estarem adorando deuses falsos.
- Contudo Jesus lhe afirmou: “Está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele darás culto’”. Lucas 4:8
Heteus
São os filhos de Hete, os hititas. Foi o povo que desenvolveu a tecnologia do ferro, enquanto Israel estava no bronze. Eles habitavam as montanhas do sul, onde Esaú, irmão de Jacó se casou com duas mulheres heteias, para provocar o seu pai.
Heteu significa terror, nome advindo pelo terror que essas tribos selvagens causavam aos seus vizinhos. Era o povo que aterrorizava, eram os portadores de más notícias.
Esta guerra acontece com base na intimidação, ameaça e gravatas. São especialistas no terror, no pânico e no pavor, trabalham para alardear, assustar, com a finalidade de tirar a paz. Tentam provar a proximidade do caos.
São os propagadores da morte, gurus do lapso, vaticinadores da desordem. No entanto, alguém disse que sem esperança no futuro não existe energia no presente.
Os heteus hoje agem por meio da comunicação, a mídia tornou-se fonte de assombro para comunicar o medo, o desespero. Em todo o tempo somos bombardeados por más notícias. Há uma promoção do pânico, aterrorizam, apavoram, a fim de nos deixar sem forças para resistir. Em todo tempo temos notícias de guerras, desastres ambientais, colapsos econômicos, violências nas ruas. Mas, o que a bíblia diz?
- Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! Isaías 52:7
Cananeus
Os filhos de Cam eram conhecidos por sua idolatria e por seus terríveis rituais pagãos. No vale do Armagedom há diversas civilizações enterradas e sacrifícios humanos feitos pelos cananeus. Eles eram ladrões e tinham uma imagem vinculada à ganância. O livro “Os fenícios” faz referência aos cananeus como comerciantes que falsificavam os seus produtos, inclusive tráfico de seres humanos em seus negócios.
Cananeu significa: O negociador. Ele rói os ossos, faz qualquer coisa por alguns centavos de lucro. A raiz da palavra “cananeu” significa, pressionar para baixo, terra baixa, materialismo. Seu trabalho é monopolizar e nos resistir na vida financeira, na vida abundante que nos foi prometida. É um espírito de ganância que, muitas vezes, está presente na vida de cristãos. É um espírito pobre, de avareza e retenção. Fala de alguém que vive apenas para aumentar o seu depósito.
- E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas 12:19,20
Nós não devemos ser contra a prosperidade, mas contra a ganância, a cobiça e a avidez de enriquecer rápido, a qualquer custo. Avidez, no grego, significa filargiria: apego excessivo ou sórdido ao dinheiro, amor à prata, afã da busca e da retenção. Possuir, armazenar. É a patologia do ter.
Acredite, o dinheiro pode até pagar uma casa, mas não compra um lar. Ele não compra cura, apenas o remédio. O dinheiro pode comprar bajuladores, mas não promove amigos. Compra a cama, mas não dá descanso. Promove o conforto, mas não paz interior. Compra presentes, mas não compra amor. Adquire bilhetes de festa, mas não alegria. Paga a mensalidade da escola, mas não fornece sabedoria.
- Então lhes disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”. Lucas 12:15
Vejamos o que diz o livro de Ezequiel sobre os avarentos:
- Os seus príncipes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa: derramando o sangue, e destruindo vidas, para adquirirem lucro desonesto. Ezequiel 22:27
Hoje, Deus procura os fiéis para investir de competências, mudar sociedades, investir na transformação do mundo
JB Carvalho
- Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele… 2 Cron. 16:9
Deus quer levantar empreendedores, ministros do mercado, apóstolos do negócio, pessoas que têm o coração no reino e desejam fazer do seu dinheiro um propósito de cura para as nações.
Girgaseus
Este é um povo que habita no solo argiloso. Literalmente, o povo que anda com os pés na lama. Fala de corrupção, pessoas que se deixaram romper, romperam o coração, corromperam sua integridade, sua virtude, venderam sua alma. São como fortalezas de corrupção moral que desejam nos manter no pecado, na iniquidade, na lama, no lodo, no limo, na pocilga.
O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente, de modo que os grandes homens são quase sempre homens maus
Lord Acton
A obstinação de Deus é pela justiça e ela destilará como orvalho, a retidão como rio perene.
Heveus
Muitos torcem para que tudo fique pior. Não tem regras, limites, acham que podem ir contra as leis naturais. São artistas que não tem limites.
Jebuzeus
Os Jebuseus nos reportam a uma terra pisada, rejeitada. Fala daquele que está por baixo e suporta o peso do desprezo, da falta de aceitação.
Este espírito atua, principalmente, na família. A família é o grande projeto de Deus. Deus formatou um contexto em que cada homem que nascesse na terra, pudesse crescer forte, próspero e feliz. Nós, seres humanos, fomos criados para nos relacionarmos de forma saudável e não há nada que proporcione mais plenitude do que uma comunhão profunda com o seu Criador e uma comunhão profunda com a sua família.
Aqueles que são validados em casa, não precisam de validação na escola ou no peito de outrem. O efeito da rejeição é claro.
A maneira de curar o mundo é por meio de famílias poderosas.
A rejeição é uma bagagem pesada
O deus dos Jebuseus era Baal e Moloque, que tem por representação “moleque”. Fala de meninos nas ruas, sem referenciais e sem destino.
Pobreza não tem cor e raça, mas famílias disfuncionais. As estatísticas mostram esse desastre. Quantos dos presos foram e são meninos sem pais.
A tentativa de aborto, que nada mais é do que o desprezo da prole, provoca forte rejeição. Estamos em um tempo de polarização. A rejeição é a porta de entrada ao espírito de Baal. O culto a Baal era marcado pela presença de prostitutas cultuais.
É o espírito que vem para desintegrar a família e desintegrar a sociedade. Quanto mais fortes forem as famílias mais forte será a civilização.
- E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. Joel 2:28-31
Se a família for destruída, a terra sofrerá destruição
As nações serão curadas por meio de famílias funcionais. Nosso teto será o piso dos nossos filhos. Isso se chama: Conservadorismo. O progressismo tem uma elite que determina de que forma o resto da sociedade irá viver, reinventando a verdade, criando definições acerca do homem, da mulher e até da igreja. É a tábula do consenso para definir o que é família, sociedade e nação.
Tolo é quem não gosta de política, e se permite ser governado por quem gosta.
Profético
Apelo aos que se sentem rejeitados, Deus se identifica com você. Os sãos não precisam de médicos. Deus não tem vergonha de nós, apesar de nós.
O espírito de Elias está sendo enviado. É a liberação de unção para o resgate da família por meio do espírito da reconciliação. Existe uma guerra contra os garotos. O homem viril defende as mulheres e os mais fracos dos homens maus.
Baal cairá diante de Elias.
Os inimigos de Deus serão vencidos.
- E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15
Há sete montes e nós te comissionamos para ocupar a sua esfera de influência.
por Vanessa Ribeiro