Páscoa é sempre uma passagem. A primeira vez que a ceia acontece na Bíblia, é quando o povo vai fazer uma passagem, uma travessia. É quando o povo vai sair de um lugar de escravidão, de escassez, para o
seu lugar de destino.
Cear é voltar para seu lugar de destino
O povo de Israel estava há anos buscando a Deus, clamando por um resgate, uma libertação. Quantas vezes ou por quantos anos nós estamos buscando algo de Deus? Hoje nós vamos cear por uma nova terra, por libertação, pelo nosso país. Hoje é dia de orar e cear pelo próximo governo.
Às vezes nós perguntamos a Deus qual o dia que ele se lembrará da nossa oferta, da nossa lágrima, da semente que plantamos. Hoje é o dia!
A páscoa é a palavra de liberação de Deus: deixa meu povo ir!
Dirce Carvalho
‘Deixa meu povo ir’ é a liberação de Deus para que o povo fosse experimentar milagres, para o ver o mar abrir, comer o maná no deserto, é a liberação para ver a coluna de fogo, a nuvem de fumaça. É a liberação para receber a promessa, a terra prometida.
‘Deixa meu povo ir’ é sobre alguma área da nossa vida que ainda não foi liberta e que precisa ser entregue. Qual área da sua vida que precisa adorar a Deus?
A cruz propõe Shalom! Propõe nada quebrado, nada faltando, nada fora do lugar. Precisamos ter casamento, dinheiro, relacionamento, saúde física e emocional que tenham a marca da cruz, o sangue do cordeiro precisa estar sobre tudo que você faz ou toca.
Deus nos dá ensinamentos e diz que se guardarmos e cumprirmos os seus mandamentos, seremos uma nação guardada. Todas as vezes que vamos a ceia, ela guarda uma instrução para uma nova estação.
Qualquer festa em Israel é sobre receber direção
Tomar a ceia é se posicionar para receber direção. Comer o pão e tomar o cálice é entrar por um novo portal.
Cada mês existe um desígnio do céu para a terra
Profetize sobre eles! Quando você cear, você vai comer mas também vai passar sangue nos umbrais das portas. A ceia e o sangue nos umbrais protegeram os primogênitos de Israel. E quantas vezes estamos sacrificando os nossos primogênitos?
O primeiro sempre vai trazer o norte para os demais. Nós temos a benção da primogenitura em todas as áreas da nossa vida, não é só sobre o primeiro filho, mas o primeiro salário, a primeira oferta, a primícia de muitas coisas e precisamos honrar isto.
Existe direção para o mês de agosto: Ungir os umbrais da sua porta 1x aí dia, orando pelas pessoas da sua casa, seu dinheiro, seus animais, seus suprimentos. Não é o óleo que impede a morte de chegar, mas a obediência.
Unja os seus 5 sentidos e da sua família
Esses 5 sentidos são portais, são entradas para o que é bom ou mau. O dia que as portas foram ungidas, foi o último dia da escravidão. A obediência promove liberdade.
Já pensou se hoje, o dia que você unje sua casa e seus sentidos, é o último dia da sua escravidão? E se esse for o último dia de julgo sobre sua casa?
Deus havia prometido uma terra que era habitada por gigantes. Os gigantes não devem nos amedrontar pois eles estão preparando a terra que o Senhor destinou para os seus filhos.
Antes de entrar na terra prometida, Deus mandou que o povo parasse em Gilgal e fizessem uma nova ceia. Naquele dia foi deixado para trás todo o cheiro e amarras que eles trouxeram do Egito.
A posição que o senhor nos colocou hoje, é uma posição santa. Josué não conquistou Jericó com espada mas com estratégia. Deus mandou que o povo marchasse e desse 6 voltas em silêncio, no sétimo dia o povo bradou e as muralhas caíram.
Muitas vezes, as ideias de Deus fogem totalmente das ideias humanas. Mas precisamos obedecer!
Josué teve que dar um passo muito maior que pegar a espada e partir para a batalha. Ele teve que ter fé e obedecer uma ordem que fugia totalmente da lógica humana.
Tirar as sandálias é se despir das estratégias, da segurança, da proteção. É dizer a Deus: eu confio na sua estratégia.
O maior aborto da nossa vida acontece na nossa mente. O segredo não está na instrução, está na obediência!
Dirce Carvalho
No livro de Ezequias também acontece uma ceia. O povo estava totalmente desviado e o rei convocou as tribos para cear. Ali, eles ouviram a palavra de Deus novamente. Toda vez que vemos uma ceia acontecer na bíblia, ela carrega uma direção.
No novo testamento, Jesus ao fazer a páscoa, ele deixa uma ordenança: fazei isto todas as vezes memória de mim João 20:19
Jesus celebrou a páscoa, foi para o Getsêmani e em seguida foi crucificado. Os discípulos estavam reunidos em uma casa com medo e Jesus apareceu no meio deles dizendo: Shalom! Ele deu uma ordenança: Assim como o pai me enviou, eu vos envio. Ele soprou e foram cheios do Espírito Santo.
O Espírito Santo era o suprimento necessário para a próxima estação dos discípulos. Todas as vezes que ceamos nós temos um encontro com o suprimento. Shalom significa paz, segurança, prosperidade, felicidade, manter as coisas seguras e prósperas em crescimento, estado tranquilo de uma alma, contentamento com minha porção terrena. É ser bem aventurado, justo e reto.
Isso tudo é o que Jesus propõe após tomarmos a ceia. Se você abrir a porta, Jesus vai entrar e fazer a ceia com você. A ceia não é comer, é deixar Jesus entrar para cear junto. Quando ele nos convida para ceia, ele está pedindo autorização para governar a nossa vida.
A ceia é sempre um começo, uma oportunidade para ir, atravessar desertos, chegar na terra prometida. É autorização para expulsar aqueles que estão ocupando o seu lugar. A páscoa é passagem para um novo começo, é começar de novo. Deixe Jesus entrar e obedeça o comando que ele está te dando. O que você não tem obedecido?
A mesa da ceia é uma revisão de vida
Nunca deixe de perguntar para o pai se há em você algum caminho mal. Jesus está batendo a porta, se você abrir, ele vai entrar e cear com você! Ele vai fazer a passagem com você e assim como aconteceu em Pentecostes, o espírito santo virá com o suprimento que você precisa.
por Thaline Sales