“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Genesis 2:15“
Queremos abordar o tema: autorresponsabilidade, que se relaciona com as nossas escolhas e suas consequências.
Deus criou Adão e Eva, os colocou no jardim do Éden para lavrar e guardar. Apesar da ordem, eles poderiam escolher o que fazer com a liberdade entregue pelo Criador.
Hoje, vivenciamos as consequências das nossas escolhas passadas. Se fizemos boas escolhas, com certeza, estamos desfrutando de algo bom.
“A vida é feita de escolhas e, sem elas, a liberdade não existe”.
Pessoas poderosas estabelecem relacionamentos íntimos e duradouros, pois são capazes de se responsabilizar por eles. Logo, se algo falhar, o fundamento permanece: Eu escolhi você, então, farei tudo o que estiver ao meu alcance para que essa relação dê certo.
Cultive e guarde o jardim. A determinação é ampla porque não existe uma regra para cada detalhe na vida. Deus apenas apostou na comunhão, um lugar de ativação. Em contato com Ele somos mudados por dentro e, com essa intimidade, podemos enfrentar qualquer coisa.
Conexão
Qual é a sua conexão? Quais são os seus alinhamentos?
Recebemos a capacidade de agir de acordo com aquele ou aquilo que adoramos. Não controlamos o que adoramos. Os hindus, por exemplo, não controlam a natureza porque eles adoram a natureza.
Com quem você dialoga constantemente?
Comunique-se com você para expor o seu melhor e comunique-se com os outros para expor o melhor que eles têm!
Linguagem
A adoração se expressa pela linguagem corporal. Trata-se de uma disposição, boa apresentação, atitude constante. Essa linguagem tem o poder de definir nossa química interior.
“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.” Provérbios 18:21
Os votos praxes que professamos apresentam pessoas poderosas, mas, as ações não costumam corresponder.
A expressão “eu vou tentar” é uma desculpa para justificar a possibilidade de erro. “Eu me manterei fiel enquanto você se mantiver fiel” é uma expressão extremamente fraca, referindo-se a alguém que não tem o poder de controlar a própria vida. Então, o destino acaba por ser o grande vilão. Na verdade, o destino de alguém que fez parceria com Deus é grandioso a ponto desta pessoa poder vencer o câncer, a miséria, a pobreza ou qualquer outra situação ruim.
Jesus nos coloca como responsáveis por resolver os nossos próprios problemas. Diga: “Eu sou responsável pelas consequências positivas ou negativas da minha vida”.
O amanhã está sendo criado com as ações de hoje. Não precisamos temer as afrontas ou ameaças. Conscientes de quem somos podemos convidar as outras pessoas para que sejam quem realmente são.
Ser autorresponsável não é ser dominador. Pessoas poderosas criam um ambiente de respeito. Somente pessoas livres podem construir um lugar seguro.
O amor é construído com trabalho árduo.
Autodesenvolvimento é acordar sua farmácia interna. Encontre a sua postura, reprograme sua mente, ache a sua voz. Vivemos em um universo ativado pela voz. Faça-se conforme a sua fé e a fé é expressa pelas palavras:
“Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Romanos 10:9
Descubra a sua voz e liberte seu som.
Moisés foi para o Egito para resolver algo que já fazia parte da realidade dos hebreus. Eles não conheciam o significado da palavra “liberdade”. Alguns vivem em dívidas e estão muitos acostumados com isso. Outros estão envolvidos em ambientes poluídos, amizades de baixo escalão, entretenimentos diversos de forma que perderam a noção entre o santo e o profano. Suas piadas custam a dignidade das pessoas. O engano, a falsidade e a traição são comuns àqueles que se ambientaram com a sujeira.
No entanto, se para a liberdade Cristo nos libertou, devemos permanecer firmes, sem nos dobrar novamente a um jugo de escravidão. Não faça concessão para o erro, mas atropele o seu ego. Se você tem problemas com doces, não aceite um emprego na Nestlé. Corra da tentação, purifique-se dos pensamentos negativos, cesse os abusos diversos, elimine as toxinas culturais, que ferem os nossos princípios.
Aprenda dizer “não” o mais rápido possível. Concessões ao ódio, aos ciúmes e à amargura adoecem a alma e o corpo também.
“Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.
Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.
Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.” Salmo 32:3 – 5
Relacionamentos
Firme parcerias confiáveis.
“Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades,
Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia,
Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.”
Salmo 103:3 – 5
Veja essa associação entre doença e pecado:
“Está alguém entre vós doentes? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Tiago 5:14,15″
Pecar é quebrar princípios e quem transpassa um muro uma cobra o picará. Analise para quem você abre as portas da sua casa.
Deus procura adoradores. Ele está mais interessado na sua sinceridade do que na sua teologia. Guarde o seu coração porque dele procedem as fontes da vida.
Vivemos em uma geração de adultos mimados e, assim, alguns homens morrem meninos. A educação moderna desenvolveu uma autoestima exagerada de forma que as pessoas não conseguem lidar com pequenos problemas da vida. Não suportam críticas e tarefas, vivendo com egos inflados.
Todo homem que sempre deseja ser jovem é retardado. Não se desenvolveu.
Diante de tudo ainda se prega uma autonomia radical absoluta, blindados pela defesa da privacidade. Na verdade, Jesus morreu para que tenhamos relacionamentos viscerais.
Solidão não é ausência de pessoas, mas de intimidade. Sucumbimos à sociedade pós moderna pelo medo e pelo orgulho e esquecemos que Deus age na terra e nos abençoa através das pessoas.
O medo da crítica não pode paralisar o crescimento. Lembre-se de que todos os bem-sucedidos foram criticados. O que fazer? Desista de agradar a todos. Vença a opinião das pessoas. Aliás, a rejeição é apenas uma opinião.
Construa sua realidade pela verdade da Palavra.
Resposta branda
Existe o princípio da resposta branda. Humildade não é negar a força, mas reconhecer os seus limites.
Há situações que devemos apenas esperar. A bíblia fala que a boca do justo produz sabedoria, mas a língua da perversidade será desarraigada. Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos perversos, somente o mal.
Tenha o foco certo porque seu foco é a sua realidade. Seus olhos devem estar focados na resposta e não no problema.
Use a palavra “se” da forma correta: E “se” der certo? E “se” tudo correr bem?
Medo e preocupação são como espantalhos. Onde estão os seus medos estão as suas maiores recompensas. Não se concentre nos obstáculos. Encontre uma saída e não a perca de vista. Uma incrível temporada está surgindo, mas o inimigo está apresentando os problemas do trajeto. O que fazer? Devemos apenas focar nas soluções.
Profético
O homem foi colocado no jardim para cultivar e guardar. Tudo florescia naturalmente porque o ambiente cooperava com Adão.
Invista naquilo que quer acontecer. Deus vai te conduzir para o lado que exige menos esforço e produz maiores resultados. No aumento do Seu governo haverá paz sem fim.
Não viva como órfão. Busque primeiro o Reino de Deus e tudo será acrescentado.
Quando Maria disse “sim”, uma estrela brilhou no céu, os magos viram o sinal do cumprimento da promessa e tudo fluiu. O céu está conspirando pela sua vida. Deus trabalha por aqueles que Nele esperam.
Ele está te empurrando para os seus sonhos e nada poderá impedir o seu destino. Você encontrará seu povo e toda a provisão necessária.
Parabéns, você chegou ao fim de mais um ciclo.
Por: Vanessa Ribeiro/CN Conteúdo