- 1 Ora Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel seu povo, como o SENHOR tinha tirado a Israel do Egito.
- 2 E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, depois que ele lha enviara,
- 3 Com seus dois filhos, dos quais um se chamava Gérson; porque disse: Eu fui peregrino em terra estranha;
- 4 E o outro se chamava Eliézer; porque disse: O Deus de meu pai foi por minha ajuda, e me livrou da espada de Faraó.
- 5 Vindo, pois, Jetro, o sogro de Moisés, com seus filhos e com sua mulher, a Moisés no deserto, ao monte de Deus, onde se tinha acampado,
- 6 Disse a Moisés: Eu, teu sogro Jetro, venho a ti, com tua mulher e seus dois filhos com ela.
- 7 Então saiu Moisés ao encontro de seu sogro, e inclinou-se, e beijou-o, e perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda.
- 8 E Moisés contou a seu sogro todas as coisas que o Senhor tinha feito a Faraó e aos egípcios por amor de Israel, e todo o trabalho que passaram no caminho, e como o Senhor os livrara.
- 9 E alegrou-se Jetro de todo o bem que o Senhor tinha feito a Israel, livrando-o da mão dos egípcios.
- 10 E Jetro disse: Bendito seja o Senhor, que vos livrou das mãos dos egípcios e da mão de Faraó; que livrou a este povo de debaixo da mão dos egípcios.
- 11 Agora sei que o Senhor é maior que todos os deuses; porque na coisa em que se ensoberbeceram, os sobrepujou.
- 12 Então Jetro, o sogro de Moisés, tomou holocausto e sacrifícios para Deus; e veio Arão, e todos os anciãos de Israel, para comerem pão com o sogro de Moisés diante de deus.
- 13 E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde.
- 14 Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde?
- 15 Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim, para consultar a Deus;
- 16 Quando tem algum negócio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.
- 17 O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes.
- 18 Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer.
- 19 Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus;
- 20 E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.
- 21 E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, e maiorais de dez;
- 22 Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.
- 23 Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar.
- 24 E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito;
- 25 E escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo; maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta e maiorais de dez.
- 26 E eles julgaram o povo em todo o tempo; o negócio árduo trouxeram a Moisés, e todo o negócio pequeno julgaram eles.
- 27 Então despediu Moisés o seu sogro, o qual se foi à sua terra. Êxodo 27
Todos os líderes são forjados, treinados e equipados. Certos níveis de liderança requer uma habilidade para aquele exercício. Líderes possuem um viés peculiar da própria liderança. Naturalmente, ocorre essa inclinação, pois sua visão de mundo está relacionada ao ofício.
Precisamos desenvolver a liderança. O nível de crescimento ocorre quando se abraça uma estrada de sacrifício, por isso, muitos recusam. No entanto, há uma realidade: se não escolhermos o nosso sacrifício, os sacrifícios nos escolherão.
Nesse mundo, não podemos apenas sermos bom. O grande inimigo do nosso próximo sucesso é o sucesso que tivemos no passado.
Intuição
A intuição pode ser inata ou desenvolvida. Ela fornece a capacidade de discernir ambientes. É uma habilidade espiritual. Como filhos de Deus, deveríamos estar à frente em todas as áreas de influência. Os filhos de Deus devem ser guiados pelo Espírito de Deus.
- O vento sopra onde quer, você escuta o seu som, mas não sabe de onde vem, nem para onde vai; assim ocorre com todos os nascidos do Espírito.” João 3:8
Deveríamos sempre nos alinhar com o céu. O Deus que colocou o sonho nos capacita à sua realização.
- Há, por exemplo, tantas espécies de vozes no mundo, e nenhuma delas sem significação. 1 Coríntios 14:10
Existem distrações que precisam ser discernidas para que não sejamos como meninos inconstantes, levados por qualquer vento de doutrina.
Nossa construção interna define a forma como enxergamos, por isso, só somos capazes emitir opiniões ou produzir interpretações de acordo com as informações e experiências adquiridas ao longo da nossa vida.
Jetro tem um discernimento e faz uma leitura capaz de enxergar o futuro. Se a sugestão não fosse acolhida, as consequências da permanência no modelo adotado por Moisés o teriam matado. Precisamos de pessoas capazes, que enxergam o futuro na leitura da atual conjuntura.
Um verdadeiro cristão é capaz de analisar contextos por meio da introspecção. A principal qualidade dos líderes intuitivos é a capacidade de realizar essa leitura. Mas, alguns estão amargos e só enxergam contextos pelo viés da amargura. Outros são tão místicos que acabam tendo perturbação em seus sonhos. Entenda que malícia não é discernimento. A malícia lê a situação a partir de um coração enviesado.
Jetro é um leitor de situações e tendências. Ele percebeu que Moisés não seria capaz de suportar aquele cargo e verificou que havia uma solução. Toda a provisão estava disponível. Tudo o que precisamos para o nosso futuro está em nossas mãos em forma de sementes.
A liderança está baseada na habilidade e não na posição. Todos precisamos ser especialistas em algo. Um homem perito em sua obra será posto perante os reis e não perante a plebe.
A humildade não é uma diminuição de força, mas identificação e reconhecimento dos seus limites. Jetro reconhecia a autoridade e o chamado de Moisés. Ele admitiu sua liderança apesar de perceber a sua fragilidade. Ele foi honesto e não se aproveitou do momento de fragilidade do líder. Ao contrário, proporciona apoio. Entrega o resultado da sua consultoria e vai embora.
Entenda algo: O dom espiritual que você possui é para servir as pessoas.
Quem somos define o que vemos.
Quatro características de líderes que usam a sua intuição
Entrega direção
José coloca o problema e a solução ao Faraó. Ele não levou apenas uma notícia ruim, mas apresentou o caminho a ser seguido. Moisés foi a Faraó e levou muitos “nãos” antes de libertar o povo.
Liberta pessoas
Também, com uma mentalidade de pessoa livre, foi capaz de libertar outros. Somente um homem com uma visão de rei consegue libertar pessoas que possuem uma visão de escravo. Moisés era livre.
Há líderes capazes de ler tendências econômicas e tecnológicas, por exemplo. Manifeste a sua capacidade!
Vê claramente
Jetro sugere separar grupos de números diversos para que se aproveitasse ao máximo o potencial de cada um. Ele enxergou a capacidade de liderança das pessoas que estavam ao seu redor. A chave da vida é aproveitar sempre o seu limite de liderança.
Provê estratégia
Bons líderes fazem mais do que motivar as pessoas para que o sigam. Suas estratégias permitem que a liderança floresça. Líderes chegam nos limites da vida e esse é o momento quando a nossa capacidade de liderança se expande.
Como aumentar sua intuição de liderança? O que Moisés fez?
Focou no ministério da oração e dedicou-se ao ensino. Hoje, há líderes exaustos. Moisés torna-se o homem que viu Deus face a face, pois dedicou tempo com Ele. Na verdade, isso é economizar tempo;
Ele se comunicava pessoalmente com as pessoas. Inicialmente não conseguia se comunicar com as pessoas, mas aprendeu a se relacionar com Deus e com os outros. Um bom líder não se abdica da responsabilidade da comunicação. A liderança de Moisés alcançou um novo nível de liderança;
Ele compartilhou a visão, selecionou e treinou líderes. Deus sempre chama pessoas ocupadas. Ele descentralizou o poder e entregou responsabilidades. Um homem só se torna homem quando assume a responsabilidade.
Para ter uma liderança intuitiva
Aprenda tudo o que você puder sobre liderança. Leia livros, faça seminários;
Observe líderes intuitivos. Desenvolva-se. Passe tempo com líderes assim;
Pratique o que você aprendeu;
Aprenda com seus erros e melhore sempre.
Líderes intuitivos são leitores de pessoas, leitoras do ambiente e leitoras de si. Estrategicamente, sua intuição pode ser ampliada.
Profético
Estamos no mês da restituição, no semestre do resgate. Lide com a rigidez mental. Importante ter uma visão geral, olhar fundo, discernir pessoas, vozes, tons e dons.
Muitas vezes nos encontramos com o inimigo, portanto, precisamos ser ovelhas disfarçadas de lobos. Discernimento é uma espada que precisa ser afiada. Não deixe que ela fique cega.
Nós vamos avançar, vamos mais rápido.
Se você perdeu a sua paz, reconfigure. Seja a paz de Cristo o árbitro em seu coração. Ajuste a frequência, cale todas as vozes e receba a direção para o próximo nível. Este será o seu salto para o futuro. Ali você resgatará o que ficou pelo caminho.
Deus está encaminhando sinapses. Deus está te visitando com discernimento, habilidade para ler situações, pessoas e ambientes.
Deus está entregando espadas e machados para fazermos mais com menos esforço. Pensamentos inseridos em nosso espírito e trazidos à nossa mente são como uma bússola interna.
Vamos encontrar os problemas e desfazer nós. Haverá resposta para cada demanda que carregarmos.
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo