Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
- Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
- Não terás outros deuses diante de mim.
- Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
- Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
- E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
- Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
- Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
- Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
- Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
- Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
- Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
- Não matarás.
- Não adulterarás.
- Não furtarás.
- Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
- Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
- E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.
- E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.
- E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.
- E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava.
- Então disse o Senhor a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que, dos céus, eu falei convosco.
- Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata ou deuses de ouro não fareis para vós.
- Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.
- E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.
- Também não subirás ao meu altar por degraus, para que a tua nudez não seja descoberta diante deles. Êxodo 20
A Bíblia é um livro de alianças. Um contrato social é a certidão do nascimento de uma empresa, que demonstra qual a participação de cada um, seu objeto social e o seu capital. O reino de Deus é baseado em um contrato social. A vida é feita de tratados e votos.
Deus disse: eu vos entrego um jardim para que cuidem.
- Então Deus os abençoou, declarando: “Sede fecundos, multiplicai-vos! Enchei as águas dos mares. E que também as aves se multipliquem na terra!” Gênesis 1:22
Tudo isso trata-se dos termos de um contrato. A justiça, o amor e a misericórdia são contratos sociais. Amor não é promiscuidade, mas sacrifício. É atropelar o seu ego, a sua vontade. Veja:
- Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
Deus prova o seu amor pelo sacrifício e nós não podemos amar sem sacrificar.
Pense em algo: Se nós discipulássemos o mundo para que vivessem como nós vivemos, como seria? Haveria justiça, respeito e consideração? O mundo ataca tanto a hipocrisia da igreja. A bíblia afirma:
- Sede praticantes da Palavra e não simplesmente ouvintes, iludindo a vós mesmos. Tiago 1:22
Se, dentro da igreja, temos conflitos, entramos em contradição entre a nossa pregação e a prática da nossa fé. Entenda: Não devemos nos apresentar como pessoas perfeitas ao mundo, porque não somos, mas como pessoas que estão em processo de transformação.
- Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus. Mateus 5:20
Deus fez uma aliança com a humanidade. A lei e os profetas se resumem ao mandamento: Ame a Deus e ao próximo como a ti mesmo.
Alguns acreditam que apenas a exposição dos dez mandamentos nas escolas e órgãos públicos já poderia reformular o padrão ético das pessoas. Em cada escola americana, em meados de 1960, havia os dez mandamentos, além das orações que eram praticadas. Acredite, depois que removeram essas práticas, a sociedade piorou muito. Um ano depois, multiplicou o número de adolescentes grávidas. Poderíamos ter um avivamento a partir desses dez preceitos.
Davi disse:
- Se os fundamentos estão destruídos, que pode o justo fazer?” Salmos 11:3
OS DEZ MANDAMENTOS COMO FUNDAMENTOS
Não terás outros deuses diante de mim.
- Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Deuteronômio 6:4
Nosso pior inimigo já não é mais o humanista ou ateísta, mas a volta do politeísmo.
No politeísmo o pensamento livre do homem tem um protótipo: o poder de criar a si mesmo.
Friedrich Nietzsche
Nesse diapasão, as pessoas não irão mais se adequar ao Deus que nos criou à Sua imagem, mas criarão um Deus à própria imagem. Cria-se o próprio código moral. Um panteão de deuses a se escolher.
João diz: Foge dos ídolos. Perceba que um ídolo sempre diminui o que fomos feitos para ser porque nós carregamos a imagem de quem adoramos.
- Porquanto, aqueles que antecipadamente conheceu, também os predestinou para serem semelhantes à imagem do seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29
Entenda. O Filho unigênito de Deus foi enviado ao mundo:
- Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
Mas, depois de ressurreto, depois de apresentar seu próprio sangue no propiciatório dos céus, Ele é introduzido como o primogênito:
- E uma vez mais, quando Deus introduz o Primogênito no mundo, declara: “Todos os anjos de Deus o adorem” Hebreus 1:6
Ele era o unigênito, agora primogênito para formar uma nova raça de seres humanos. Isso é mais do que uma religião, mas trata-se do poder do Espírito Santo nos capacitando a viver a vida de Deus na terra.
Quem crê no Filho tem a vida eterna, diz João. Essa “vida eterna” não é sobre ter uma vida sem fim, mas é a vida com a qualidade de vida que Deus tem. É o poder de viver uma vida plena, uma vida abundante.
Quando entendemos isso deixamos a religião de lado para vencermos as tentações, as provas e as lutas com na capacidade de Deus. Somente no poder do Espírito Santo podemos vencer todos os adversários com os quais nos defrontamos.
Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.
Judeus e cristãos inventaram o mundo moderno, a tecnologia e a civilização ocidental, exatamente porque adoramos um Deus que transcende. Isso nos faz expandir. Assimilamos seus pensamentos superiores e, por isso, verificamos que grande parte daqueles que mudaram o mundo tinha essa consciência.
Ser cristão não é ter uma fé de saltos no escuro, mas entender que as evidências existem a nosso favor.
Você não consegue controlar aquilo que adora.
Vishal Mangalwadi
Por isso, os gregos adoravam a razão. Eles queriam controlar a divindade que adoravam. Alguns teólogos querem sistematizar a bíblia para teologicamente enlatá-la, a fim de que ela não os desagradem.
- Por que questionam as nações: “Onde está o seu Deus?” Nosso Deus está nos céus; tudo o que deseja, Ele tem o poder de realizar. Salmos 115:2, 3
Deus não precisa pedir licença para usar aquela pessoa que você acha estranha.
Vishal fala sobre a sua cultura. Diz que seus patrícios não dominaram a natureza pela tecnologia porque ao adorarem a natureza já não poderiam controlá-la. Veja que, até hoje, eles adoram o boi.
Não farás para ti imagem
Se você tentar fazer uma imagem de Deus, irá diminuí-lo grandemente. Não, não é possível retratá-lo! Ele nos pintou, nos desenhou, nos esculpiu e ficamos satisfeitos assim!
Quando pensamos em idolatria, temos que pensar em que a nossa vida está centrada. Vejamos alguns exemplos.
Vida centrada na família
Alguns estão com a vida centrada no cônjuge, na família. Claro, esse é um vínculo importantíssimo, mas a nossa vida não deve girar em torno de homens. O resultado de uma vida centrada em homens é uma só: frustração!
Nunca coloque ninguém no lugar de Deus. Temos uma aliança com Ele e isso deve ser evidenciado pelo compromisso que temos com a nossa família, no entanto, é Deus quem embasa todas as nossas alianças.
Busque uma pessoa fiel a Deus porque assim essa pessoa será fiel a você. O fundamento da sua casa deve ser o Senhor.
- Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
- Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
- A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
- Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.
- O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.
- E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel. Salmo 128
Você verá os filhos dos seus filhos crescerem. Saciar-te-ei com longevidade, diz o Senhor, e te mostrarei a minha salvação.
Vida centrada nos bens
- E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. Lucas 12:15
Fixar a sua vida no dinheiro é uma base frágil. Situações adversas podem derrubá-la em instantes.
Vida centrada na profissão
Precisamos de algo para nos apegar, a fim de preencher as nossas vidas de significado. Dentro do homem há um vazio que não pode ser preenchido pela criatura, senão pelo próprio Criador. Você pode buscar hobbies, mas chumbar a vida nisso traz frustração.
O problema de tirar Deus do centro é o que colocamos no lugar. Trabalhe, mas faça do seu trabalho o seu sacerdócio. Não tire Deus do centro.
- Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mateus 6:33
Vida centrada no prazer
Hedonismo é a lei do mínimo esforço e da máxima satisfação. O problema é que esse prazer sempre traz um custo de dor a médio e longo prazo. Pessoas hedonistas sempre irão sofrer.
Vida centrada nos amigos
As fábricas de cervejas não vendem cervejas, mas amizades. Ninguém bebe sozinho. Solidão não é ausência de pessoas, mas ausência de intimidade. As pessoas buscam relacionamentos verdadeiros.
Quando dependemos demais das outras pessoas, ficamos muito expostas às suas opiniões, além de termos que lidar com a necessidade de aceitação. A carência afetiva faz com que tomemos as piores decisões das nossas vidas.
Vida centrada nos inimigos
Isso ocorre quando o “dar o troco” vira uma obstinação. Muitas pessoas divorciadas estão fazendo isso. Consumidas pela raiva continuam psicologicamente casadas.
Vida centrada no “eu”
Isso ocorre quando a vida tem a finalidade principal em si. Não existe sacrifício, entrega e confiança, mas apenas egoísmo. Nesse caso, a pessoa colocou a escada no lugar errado. Quando ela chegar no topo verá que alcançou o que não queria.
- Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
- Porque haverá homens amantes de si mesmos… 2 Timóteo 3:1, 2
Trata-se de um narcisista. Essa é a essência do paganismo, sintetizado no humanismo. É um diabo.
Monismo é a expressão de um indivíduo radicalmente autônomo, quando cada um é o salvador de si. O homem é o seu juiz final. Sua ética é pessoal. Há um deus pessoal, um panteão de múltipla escolha para cada estado de mente. Cada um com um código de conduta, uma constituição pessoal. Sem lei.
Palavra da vez: Tolerância. Mas, uma verdade exclusiva não será perdoada ou tolerada. Então, “ou abrace o multiculturalismo ou você é uma aberração que precisa ser cancelada. Acredite no seu Deus, mas acredite em todos e preste suas homenagens. Entre nesse carnaval, caso contrário, você é racista e preconceituoso. ”
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão
Deus não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
Diz a oração do Pai nosso: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. ”
Nesse ponto temos três advertências:
Não use o argumento de ser “irmão” para realizar negócios. Aparte-se do mal todo aquele que invoca o nome do Senhor.
Não faça juramentos. Seja o vosso sim, sim, o vosso não, não. O que passar disso é de procedência maligna.
Cuidado com o misticismo. Não seja irresponsável no uso do nome de Deus.
Seis dias trabalharás, mas o sétimo descansarás
Trabalhe seis dias e separe um dia para descanso e reflexão.
- Portanto, ninguém tem o direito de vos julgar pelo que comeis, ou pelo que bebeis, ou ainda com relação a alguma festa religiosa, celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Esses rituais são apenas sombra do que haveria de vir; a realidade, todavia, encontra-se em Cristo. Colossenses 2:16, 17
Portanto, isso não significa que você precisa guardar, necessariamente, o sábado, todavia, o princípio do descanso permanece. O sábado era a sombra de algo futuro. O princípio de Deus não se restringe a uma religiosidade quadrada, mas são princípios protetores. Então, seja qual for o dia, tire um dia de folga.
Jesus disse:
- “O sábado foi criado por causa do ser humano, e não o ser humano por causa do sábado. Marcos 2:27
Ainda:
- Agora, entretanto, que já conheceis a Deus, ou melhor, sendo conhecidos por Ele, como é que podeis pensar em retroceder a esses princípios insignificantes, fracos e pobres, aos quais de novo desejais servir? Guardais dias, meses, tempos e anos. Temo que eu talvez tenha ministrado inutilmente para convosco. Gálatas 4:9, 10, 11
A vida não é feita de anos, mas de ciclos. Por isso, devemos identificar cada ciclo das nossas vidas.
Honra a teu pai e a tua mãe
Você quer um futuro glorioso? Então, respeite o passado. Essa é a alma do conservadorismo. O conservador sabe que está assentado sobre os ombros dos gigantes e, por isso, consegue ver mais longe. Todas as conquistas que temos ocorrem porque alguém, antes de nós, construiu esse caminho.
A verdadeira espiritualidade tem a ver com o respeito a uma figura de autoridade e os pais são a representação de Deus na terra.
Não matarás
Havia uma legislação abrangente que incluía o direito de defesa na bíblia como, por exemplo, quando em um assalto ou em uma guerra. Agostinho de Hipona falava sobre as guerras justas e havia uma diferença entre homicídio premeditado e crime intencional (crime doloso ou culposo), mas, na nova aliança, quem odeia outra pessoa pode ser classificado como assassino.
- Toda pessoa que odeia seu irmão é homicida, e sabeis que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo. 1 João 3:15
O ódio pode ser identificado quando se deseja o mal a alguém todos os dias.
Comentário Vanessa: o ódio, normalmente, implica em um desejo de vingança direcionado a alguém ou a um grupo de pessoas. A falta de perdão e a atribuição de culpa gera um débito espiritual que prende as pessoas, a fim de que não prosperem. Esse desejo de vingança proporciona amarras e permite que espíritos malignos sejam direcionados, para que a vida dessas pessoas seja estancada. É uma forma de homicídio. Por isso, em alguns divórcios, vemos mortes antecipadas, como alguém disse: morreu aos trinta, enterrou aos oitenta. No entanto, maiores são as amarras do assassino do que da vítima. Maiores são as amarras de quem guarda o ódio do que de quem é alvo dele, porque o alvo pode se levantar em defesa e cancelar, anular as palavras liberadas, mas aquele que odeia, enquanto odeia, estará amarrado. A falta de perdão entrega as pessoas à tortura dos verdugos.
Não adulterarás
A família é tratada como unidade social sagrada. Esse é um ambiente radioativo. Quando alguém invade o território familiar, tendo um relacionamento com uma pessoa casada, entrou em um ambiente sagrado e irá se machucar.
Não furtarás
A propriedade privada é sagrada. Winston Churchill dizia que o socialismo é o evangelho da inveja, que quer destruir quem deu certo. Muitos portam riquezas que não são suas, mas essas riquezas não têm solidez.
Não dirás falso testemunho
Não espalharás notícias falsas ou boatos, nem darás a mão aos ímpios para chancelar testemunhos falsos. Isso é especialmente importante em uma época em que a internet não tem mais “dono”.
A internet deu voz aos idiotas. Umberto Eco
Alguns veem uma confusão e acabam pegando um cão pelas orelhas, como diz a Palavra.
- O que, passando, se põe em questão alheia, é como aquele que pega um cão pelas orelhas. Provérbios 26:17
Entenda algo: Somente um gambá suporta o cheiro de outro gambá.
O culto às imagens de Diana estava em descrédito e a pregação do evangelho proporcionou uma crise no mercado de imagens de escultura. Então começaram a apontar o Apóstolo Paulo como causador da queda dos negócios. Eles juntaram os artífices, levantaram uma rebelião e foram ao anfiteatro. Gritaram por duas horas: Grande é a Diana dos efésios! Mas, veja algo:
Uns, pois, clamavam de uma maneira, outros de outra, porque o ajuntamento era confuso; e os mais deles não sabiam por que causa se tinham ajuntado. Atos 19:32
Quantos entram em confusões sem nem conhecerem a causa que defendem. As confusões entre “aquelas duas pessoas” têm muitas variáveis que precisam ser entendidas, a fim de que haja um pronunciamento correto. Pare de comentar nas redes socias sem conhecimento de causa e pare de espalhar fake news.
No Código de Hamurabi, se alguém não conseguisse provar a sua acusação, a sentença que seria imposta ao acusado era transferida ao acusador. Ei, a colheita é sempre obrigatória.
Não cobiçarás
Controle os seus apetites. Você precisa controlar o seu desejo por sexo. Você precisa controlar o seu desejo por poder. A pior pessoa para o exercício de autoridade é aquela que mais ama mandar. Se essa pessoa fosse o presidente do Brasil, teríamos uma ditadura.
A vida é feita de princípios e a ignorância é a arma mais mortal do diabo. Na Índia, há um rio que está apodrecendo. Cadáveres e cinzas são comuns no Ganges por causa dos rituais sagrados. A decomposição dos corpos intensifica a poluição do rio, que é considerado um dos mais poluídos do mundo. Mas, alguém vai, coloca aquela água em um pote e traz para o Brasil dizendo que a água é sagrada.
Sem os mandamentos de Deus, somos uma nação pagã. Olhem, a higiene pessoal continua sendo uma ciência na civilização ocidental, pelo menos por enquanto.
A contracultura decidiu inventar um mundo. Vemos nos meados da revolução sexual a frase: “É proibido proibir”. A imaginação no poder. Falava-se: Quebre todas as regras, então, crie novas regras e quebre de novo.
Entenda que todo esse movimento da contracultura foi muito bem planejado, minuciosamente programado. Há cem anos, na cidade de Frankfurt, alguns se reuniram para planejar a desconstrução da família patriarcal, monogâmica, tradicional. Para se destruir um edifício, é preciso derrubar a base que sustenta aquele edifício e a base que sustenta a civilização ocidental é a família. Quando se muda o conceito de família, muda-se a civilização.
Há 250 anos, Jean-Jacques Rousseau propôs alterar a forma como nós fomos feitos. Para ele você não deveria aceitar ser o que não escolheu. Então, se os seus pais não foram a sua escolha, eles não podem ser seus pais. O nome disso chama-se: contrato social. Antigamente as pessoas consideravam uma pessoa assim louca. Hoje, ela recebe prêmios por seus pensamentos.
Essas ideias influenciaram grandemente a revolução francesa. Robespierre foi seu discípulo. E veja como tudo isso influenciou Mussolini, Mao Tsé-Tung, Pol Pot. O contrato social de Rousseau é apontado como a mãe das ditaduras do século XX. Nele, o fundamento da vida social não é a família, mas o indivíduo. A definição da natureza humana é não ter natureza e ser livre para criar a si. O “eu” desimpedido de laços morais ou cívicos, o indivíduo sem ligações, atomístico, solitário, autônomo.
Entender o pensamento de Rousseau é entender boa parte do mundo moderno. Segundo ele, dizer “sim” ao casamento é abrir mão da sua autonomia. Daí a cultura dos solteiros, do baixo compromisso, do sexo sem restrições e dos relacionamentos sem anéis, sem alianças.
A natureza humana, então, seria entendida quando somos isolados de todas as relações sociais, moralidades, leis, costumes e tradições. Isso era o que chamavam de estado da natureza: O homem não nasce mau, mas se torna mau. O problema, então, é o sistema que fez do bandido um bandido. Logo, ele é apenas uma vítima da sociedade!! Logo, como sou um “eu” autônomo deve escolher com quem quero ter laços e toda relação que não seja produto das minhas escolhas é tirania. A família, o casamento, a igreja, a raça, tudo é tirania. Para Rousseau, a sociedade é opressiva à medida que impõe padrões a partir das relações sociais. Para ele as relações sociais não são relações sociais, mas secundárias ou derivadas, criadas por escolha individual, uma autonomia radical pessoal e absoluta. Assim, liberte-se dos seus papéis sociais para que possa encontrar o seu verdadeiro “eu”.
A ideia seria destruir toda ordem social e reconstruir um ideal, a partir do zero, que transformasse a natureza humana, criando um novo homem. É isso que estão fazendo: reinventando a humanidade.
Entenda: Se Deus nos fez à sua imagem, o diabo quer transformar o homem para que seja à sua própria imagem: um diabo. Essas ideias amadureceram até apodrecer nas teorias críticas, principalmente na Escola de Frankfurt.
A premissa era se rebelar contra a natureza de quem somos. Se rebelar contra a natureza da forma como nós fomos feitos. Se você é homem ou mulher, pode escolher não ser. Alguém pode ser agênero, andrógeno, gênero de fronteira, gênero fluído, gênero neutro, queer, gênero em dúvida, variante, não conformista, bigênero, não binário, …. e se você disser que só existe macho e fêmea, você é um maluco.
Nós somos da forma como nascemos e isso se chama “Fundações Soberanas”. Alguém nos fez da maneira como fomos feitos e nós precisamos celebrar e respeitar a nossa individualidade, o nosso DNA, a nossa cor, os nossos pais. Existe um plano para você ser como é e esse plano é descoberto à medida em que você se compromete com a sua singularidade, com o propósito pelo qual você foi desenhado.
Você é perfeito para o seu propósito exatamente da maneira como foi desenhado. Esse é o verdadeiro contrato social de Deus com você. Deus te fez branco ou negro ou amarelo, homem ou mulher, na sua geração “x”, “y”, “z”. Ele tem um plano em mente com a sua estatura, filiação, identidade e você pode aproveitar cada experiência de vida para potencializar o que foi chamado para fazer ou viver nesse mundo. Você tem uma contribuição única para entregar. Isso se chama: PROPÓSITO.
Hoje é dia de deixar o torto para viver o plano. É o dia de encarar o transcendente, deixando de lado a vida apenas imanente. É dia de abrir mão dos seus pesadelos para viver os sonhos que Deus tem para você. É o dia de aceitar você da forma como foi desenhado, a fim de cumprir o seu destino e propósito.
Eu, por exemplo, quis ser um jogador de basquete profissional, mas não fui desenhado para isso (risos).
Entenda a maneira como Deus te fez e encontre um motivo para existir da forma como você é. Essa descoberta nos faz poderosos como uma bomba atômica. Aceite o seu propósito e destino. Deus não te entregou mandamentos para te controlar, mas para sinalizar como Ele te fez e como você funciona. Se nós quebramos as suas leis, nós que somos quebrados.
Um aparelho quebrado, um brinquedo quebrado, não funciona. Experimente colocar no seu carro um combustível diferente do determinado pelo fabricante.
- Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; cumprindo-os, o homem viverá por eles. Eu sou o Senhor. Levítico 18:5
Isso se chama: Teonomia. Teonomia, de theos (Deus) e nomos (lei), é uma forma de governo em que a sociedade seria governada pela “lei divina”. Estudar ciência é descobrir como o universo foi feito. Para cumprirmos o nosso propósito é preciso descobrir como fomos feitos.
A Bíblia é o manual do fabricante. Alguns quebraram seus princípios e estão precisando de assistência técnica. Já não funcionam muito bem.
Muitos estão quebrados, machucados, com a alma ferida.
Ei, Deus mandou você se guardar para o casamento, pois, caso contrário, funcionará de maneira errada quando estiver lá.
Encontre o seu propósito na forma como foi feito. Descubra-se, desenvolva-se, emerja, saia da casca! Queremos conhecer você e não algo raso. Sacrifique sua autonomia e abrace a teonomia.
Pecado não é uma palavra religiosa, mas a violação do seu designer. Enquanto você seguir suas próprias regras, elas serão uma prisão para a sua alma.
Você não foi feito para errar. Pecado é o uso errado ou o exercício de planos fora do propósito para o qual você foi criado. O que prende você dentro de si, te impedindo de aparecer, é o seu descontrole emocional, o seu apetite para bebidas, para drogas, comida. Sua disfuncionalidade sexual, que te tornou pastoso, semissólido. Em uma modernidade líquida, temos tantos disformes, informes, deformes! É o homem de plástico, construído por imagens e texturas, sem profundidade, completamente rasos.
É preciso libertar você de você, pois há um você que ainda não conhecemos. A sua indisciplina impede você de ser você. Suas desculpas e mentiras são as grades que te mantêm cativo. Disso surgem diversas psicopatologias e diversos títulos de livros confusos, como: “Eu Me Perdi de Mim”; “Alguém Me Viu Por Aí?”; Quantos Eus que Não São Meus”; “Tudo o que Eu e Você Poderíamos Ter Sido se Não Fôssemos Você e Eu”.
Esse é o problema. Você não tem sido você. Alguns se perdem no personagem, como Johnny Depp, que ficou preso no personagem do Capitão Jack Sparrowem “Piratas do Cabibe”. Como Heath Ledger no personagem do Coringa em “Batman – O Cavaleiro das Trevas”. Este último morreu de overdose tomando remédios controlados. Há muita gente controlada por manias, obsessões e opressões, situações que não conseguem mais lidar. No entanto:
- …se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. João 8:36
Deus tem um contrato social com o ser humano e nesse contrato social Ele te permitiu lutar com autoridade para vencer. Se você resistir ao diabo, ele fugirá. Deus te entregou a força de vontade e a fé para que você se rebele contra a doença, contra a pobreza, a opressão e a derrota.
- Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Salmos 8:5
O homem é uma autoridade, a extensão da realeza, um representante do Criador, um embaixador de Deus na terra. Então, essa é a hora de você aceitar quem é e livrar-se de quem você não é. Decline de alguns papéis.
- Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. Salmo 139:16
Deus escreveu uma história incrível a seu respeito. Escolha cumprir essa história. Desfaça as narrativas contrárias. Alguns acham que sabem quem você é, que juram conhecer os seus limites, até aonde você pode ir ou não ir.
Outros pensam que você é um produto terminado, mas eles não estão preparados para o lançamento da sua versão mais elevada. Eles não estão prontos para ver em quem Deus irá te transformar nesta próxima estação. Eles não estão prontos para ver a manifestação de Deus em você e através de você. Deus tem um plano. É a sua hora de viver o seu script.
Temos a seguinte expressão por 331 vezes na bíblia: Se você fizer o que é certo, será abençoado.
- O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. Provérbios 16:1
Firme hoje o seu contrato social com Deus. Ele será o sócio majoritário.
Deus fez um contrato com o homem, mas esse homem quebrou a aliança. Então, Deus enviou o seu Filho para firmar conosco uma nova aliança e prometeu escrever nos corações os seus termos.
Profético
A vida é feita de acordos e a manutenção desses acordos mantém o homem firme. Profetas têm conversas pessoais com Deus.
Talvez, você tenha que fazer uma aliança com seus olhos para nunca mais acessar aquele site pornográfico. A perversão sexual é a destruição da personalidade de uma pessoa. Você não funciona desse jeito. Assim será quebrado.
Você não foi feito para enganar e mentir. Esse engano opera confusão no seu cérebro, fazendo surgir uma desconfiança de si para que, ao final, você abrace o cinismo, a indiferença, tornando-se insensível e vivendo à margem.
Esta é a hora de se olhar no espelho e perguntar: Gosto do que vejo? Não se trata de beleza, mas sobre quem você está se transformando. Vingativo? Amargurado? Há um ácido corrosivo na sua alma que precisa ser resolvido.
Se você quer encarar a sua melhor versão, terá que perdoar e seguir a vida. O antídoto para a inveja é celebrar o invejado publicamente. A honra sempre deve ser pública. Há pessoas que nutrem uma admiração secreta e desejam que tudo dê errado contra aqueles que elas invejam. A inveja é a vingança dos derrotados. Aprenda a celebrar porque a sua hora vai chegar.
É hora de se descobrir, de se encontrar. Você não precisa ser uma celebridade. Não se compare com ninguém, pois a comparação é a morte da autenticidade. Você é único e nisso mora a sua importância: a maneira como você foi criado e o que tem para entregar ao mundo.
Tome decisões, faça votos com Deus. Busque relacionamentos duradouros. Rompa com o erro. Dedique-se a Deus. São seus votos que te mantém em pé, eles que te concedem força. Se Sansão enfraqueceu porque quebrou os seus votos, nós nos fortalecemos quando mantemos os nossos votos.
- Fiz aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela? Jó 31:1
Esta é a hora de fechar portas, quebrar algumas conexões, lidar com as falsas amizades. Talvez esse seja um tempo de poda. Deseje seguir sua jornada com aqueles que seguem a Deus, que temem, que tem uma aliança com Ele.
- Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo um concerto eterno, que em tudo será ordenado e guardado. Pois toda a minha salvação e todo o meu prazer estão nele, apesar de que ainda não o faz brotar. Porém os filhos de Belial serão todos como os espinhos que se lançam fora, porque se lhes não pode pegar com a mão. 2 Samuel 23: 5, 6
Pessoas que possuem aliança com Deus são verdadeiramente amigos e irmãos.
Esse será um tempo extraordinário. Liberamos o fluxo do favor e da bênção.
Firme agora os termos da sua aliança e faça o seu contrato com Deus!
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo