08 maneiras de entregar uma palavra profética
Dan McCollam
Valores e protocolos são o que fundamentam uma comunidade profética. É necessário gerar uma cultura profética, de modo que tenhamos parâmetros para estabelecer a profecia de forma saudável. Protocolos são necessários para que haja proteção ao Corpo de Cristo e os dons sejam exercidos com eficácia, para a Gloria de Deus.
Há três valores básicos quando falamos de uma cultura profética:
Acessibilidade – Todos podem profetizar. Deus derrama o Seu espirito sobre toda a carne, sendo o dom profético acessível a todos, independente de idades ou características especificas. É o desejo de Deus que todos profetizem.
Responsabilidade ou Prestação de Contas – Toda profecia deve ser julgada e avaliada. Os erros e abusos proféticos sempre estarão presentes quando não há o discernimento em julgar a profecia. A Bíblia não restringe o dom profético, mas sempre que não há uma cultura de discernimento e julgar as palavras proféticas, as pessoas ficam suscetíveis a reduzir o que a profecia pode fazer. A profecia é para ser uma capacitação, mas não para limitar o mover de Deus e sim equipar o corpo de Cristo. Uma vez que julgamos e avaliamos a profecia, então temos que estabelecer uma parceria com o Espírito Santo para o cumprimento dessa palavra. Nem toda palavra profética é cumprida soberanamente; muitas precisam do nosso posicionamento, pois são promessa condicionais. Um exemplo disso é a salvação. A Bíblia fala que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Portanto, a acao humana possibilita o cumprimento dessa promessa.
Diversidade – Há diferentes desígnios, personalidades e formas de entregar uma palavra profética. As pessoas são diferentes entre si, e podemos ter essa multiplicidade presente numa Comunidade Profética.
Deus estabelece protocolos da Palavra profética no Novo Testamento, centrando a profecia no amor de Deus. Precisamos compreender que o amor é o fundamento base de toda profecia, mas que os protocolos abaixo nos balizam:
Seja encorajador – Toda palavra profética precisa ser encorajadora. No antigo testamento, a direção de Deus era sempre a mesma: “ Seja forte e corajoso, pois o Senhor é contigo! “. Isso fortalece o que está em 1 Coríntios 14, versículo 3, onde vemos que o proposito da profecia sempre é fortalecer, encorajar e consolar.
Muitas pessoas abusam do dom profético por quererem trazer os parâmetros no Antigo testamento e um estilo profético pautado em juízo, no sentido de corrigir, repreender e expor o pecado das pessoas. Essa não é a verdade do Novo testamento, no qual as Escrituras que corrigem e trazem alinhamento ao homem, conforme 2 Timóteo, capítulo 3, versículo 16. Quando algo é instruído como ensino nas escrituras, não precisamos nos prender ao estilo profético do velho testamento, pois o sangue de Jesus já nos fez mais que vencedores Nele.
Seja responsável – Não podemos entregar uma palavra a alguém que não estejamos dispostos a processar com o receptor. Há uma responsabilidade profética sobre cada palavra liberada. A Profecia não é simplesmente sobre uma promessa futura, mas sobre o processo para alcançarmos aquilo que Deus nos prometeu.
Seja gentil e claro – O Toda profecia precisa ser entregue em amor no Novo Testamento. O amor de Deus nos traz a responsabilidade de sermos assertivos em entregar palavras, para que não sejamos demasiadamente místicos, sem a responsabilidade profética de clarificarmos as direções recebidas. A profecia deve trazer clareza e não confusão.
Seja breve e impactante – A medida da precisão profética não é o quão longa uma palavra profética é. Longo não quer dizer profundo quando se trata de profecia. As palavras proféticas precisam ser profundas, para que possamos conhecer a profundeza dos pensamentos de Deus.
Estamos sendo chamados a profetizar com profunda confiança no Espírito Santo, rendendo nossos corações e entendimento à grandeza dos pensamentos de Deus, para que realidades sejam transformadas. Precisamos testar e julgar toda profecia. Um dos segredos de fluir no profético é seguir as diretrizes de Provérbios, capítulo 3, versículos 5-6, que nos orienta a estarmos em uma confiança de coração no Senhor, sabendo que quando estamos com o Espirito Santo, Ele nos guiará.
Quando somos chamados a profetizar, sabemos que Deus tem profundo amor e bondade para liberar na vida daquela pessoa. Portanto, não requeremos muita preparação demorada para profetizar, pois nessa condição, estamos conectados a grandeza do amor de Deus por alguém e a profundidade dos pensamentos de Deus por ela.
Profecia na verdade afeta todas as áreas da Vida. Falar não é a única forma de profetizar. Deus opera em multiforme graça e se manifesta criativamente na vida dos seres humanos.
Podemos listar 08 maneiras para entregar uma palavra profética:
- Escrita
- Redes Sociais
- Oração e Intercessão
- Criatividade
- Atos proféticos
- Invenções e inovação
- Soluções Proféticas
- Presentes
Deus nos ensina a compreender como a profecia é a chave para a expansão do Reino dos céus em todas as áreas de nossas vidas.
Sinergia Profética
Bethany Hicks
Fomos criados para conhecer e ouvir a voz de Deus, em uma profunda Sinergia profética com o Espírito Santo. O Deus que é a Voz de muitas aguas, que nos ama de forma ágape, tem incontáveis formas de se manifestar profeticamente, e nos chama a vivermos uma intensa conexão com Ele, com toda a plenitude do nosso ser.
Deus não tem somente uma forma de se manifestar, sendo profundamente criativo profeticamente. Ele e a voz de muitas aguas, Ele não é somente o “Deus da baunilha”, de um só sabor. Ele fala de muitas maneiras e podemos distinguir isso com clareza.
Deus não nos capacita com somente uma forma de recebermos ou percebermos palavras proféticas. Sinergia profética – receptores trabalhando juntos – nos fazem acessar as profundidades do Senhor. A ideia é que, com mais de uma fonte de recepção profética, podemos ter maior discernimento acerca da palavra que estamos recebendo profeticamente. Deus quer se revelar a nós pois fomos chamados a conhecê-Lo.
Sabemos que Deus nos faz isso, pois podemos ver nas escrituras, de forma abundante a visão e a audição trabalhando conjuntamente.
Existem quatro receptores proféticos primários: ver, ouvir, sentir e conhecer a voz Dele.
Jesus se movia dessa forma, e vemos, mais de 185 vezes nas escrituras a combinação de ver e ouvir profecias. Em Daniel, capitulo 7, versículo 15, vemos um exemplo d uma profecia ouvida e vista. Daniel ficou inquieto com aquilo que viu, principalmente com o que viu e não compreendia. Por isso a combinação de receptores proféticos nos leva a termos mais clareza e precisão.
Muitas pessoas temem aquilo que não conhecem e por alguma razão, não conseguem discernir o que estão recebendo de Deus. Muitas pessoas fecham portais, fecham conexões com o céu, por medo daquilo que não compreendem.
Por isso, a sinergia é tão importante. Através da percepção profética criativa, podemos entender com clareza o que Deus está falando, e alcançar paz em Deus. Sinergia é quando diversos elementos de percepção profética trabalham juntos, para que possamos receber uma profecia de forma mais ampla e profunda. Jesus operava com plenitude de receptores proféticos, e precisamos entender que isso está disponível para todos os filhos de Deus. Em 1 João, capitulo 1, versículo 1, vemos uma aplicação especifica da sinergia profética.
O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida
Fomos criados para isso: Plenitude profética com o Senhor!
Fomos criados para ouvir a Deus. Fomos criados para perceber e conhecer a voz de Deus.
Palavras Proféticas Escritas
Dan McCollam
Uma forma poderosa de compartilhar palavras proféticas é através das Escrituras. Toda escritura é inspirada por Deus, e contem em si um sopro profético sobrenatural. Podemos, a partir de um texto bíblico, desenvolver uma palavra profética que Deus está falando especificamente para alguém.
Podemos profetizar, por exemplo, a partir das Escrituras, do texto bíblico ou a partir de algo que escrevemos. A escritura tem um sopro profético em si, e nesse sentido, podemos ler e nos alimentar da bíblia, sendo inspirados pela Palavra de Deus.
O que Deus fala conosco através das Escrituras pode fazer uma profunda diferença em nosso discernimento profético.
O mesmo princípio que aplicamos a profetizar a partir da Bíblia pode ser utilizado para profetizarmos a partir de um livro ou qualquer outro tipo de texto escrito. Palavras Proféticas escritas nos permitem processar e discernir com maior clareza o que Deus esta falando. Uma palavra profética escrita é refinada, clarificada. Muitas vezes ficamos com receio de não honrar ao Espirito Santo, que temos receio de refinar a palavra profética.
Nem sempre a profecia é o que acontece espontaneamente, mas tem conexão com ver e ouvir sob perspectivas futuras. Portanto, a palavra escrita, como no exemplo citado, a palavra liberada a partir da bíblia, nos traz segurança profética. A bíblia é um composto de profecias escritas. Então, podemos meditar, ler e reler a profecia, extraindo mais dela.
Nem sempre a melhor maneira de profetizar é falar!
Três razões pelas quais palavras proféticas escritas podem nos ajudar a discernir e transcender profeticamente:
1 – A palavra escrita nos dá tempo para refinar e processar o que a profecia significa. Isso ajuda a modelar e captar o coração de Deus com mais eficácia.
2 – Nos permite capturar exatamente o que foi escrito. Podemos meditar na palavra escrita, voltando sempre que precisarmos ao manuscrito.
3 – A profecia no novo testamento tem a função de revelar o amor de Deus. Demonstra investimento de tempo, amor e atenção. Escrever algo demanda esforço, criatividade e zelo.
Cientistas nos dizem que temos processadores internos e externos. Isso fala sobre a nossa forma de percepção e como entendemos o mundo. Portanto, a escrita é uma forma diferenciada de compreensão.
Em Habacuque 2:2-3 temos:
- Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão, e grava-a claramente em tábuas, para que nelas leia o que correndo passa. Porque a visão é ainda para o tempo determinado, pois no fim falará, e não mentirá; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.
Nessa passagem, a Palavra que nos direciona a compreender que escrever uma palavra profética pode ser muito poderoso. Mas também é profundamente poderoso profetizar a partir de uma palavra escrita.
Que sejamos ativados em fluir profeticamente através e a partir de palavras proféticas escritas.
Profecia através de Mídias Sociais
Bethany Hicks
Os pensamentos de Deus sempre estão acima de nossos próprios pensamentos. Os Seus caminhos são mais altos, e como Deus nos vê sempre é melhor como nos vemos. O que devemos pensar é que não deve haver em nós nenhum pensamento que não seja conectado com o que Deus pensa a nosso respeito.
A mídias sociais são a maior plataforma de comunicação que temos nos dias de hoje. O ato de ler uma palavra é profundamente diferente de ouvir uma palavra. Temos um imenso campo evangelístico online. Muitas vezes, na atualidade, muitas pessoas querem ser “profetas online” e nas redes sociais, mas não tem maturidade e nem são treinados para isso.
Há valor em profetizar nas redes sociais, mas há protocolos também a serem utilizados.
Cinco formas de profetizar com mídias sociais:
1 – E-mails
2 – Mensagens de Texto (SMS)
3 – Posts de mídia social (Feed e Stories)
4 – Lives e vídeos em plataformas de vídeo.
5 – Treinamentos online
Precisamos entender que há protocolos ou recomendações adicionais sobre as mídias sociais como meio profético:
Qual a sua motivação? Isso envolve o discernimento de porque queremos profetizar, para quem e a partir do que? Temos que nos perguntar o porquê estamos profetizando nas redes sociais. Tudo precisa ser feito em amor.
Profecia sem amor não é nada. (1 Coríntios capitulo 13, versículo 7). Edificar os outros (Efésios, capitulo 4, versículo 29) é o objetivo de todo e qualquer dom. Profetizar não somente representa amar pessoas, mas também as edificar. Isso precisa estar em vista: amar e edificar pessoas nas mídias sociais significa sermos pacificadores e proclamadores de boas novas.
Etiqueta apropriada e protocolos. Nossas palavras devem ser agradáveis e temperadas com sal, não devemos ter controvérsias tolas. Se andamos com motivação de contenda ou argumentações tolas, não estamos sendo a luz do mundo. Nossas palavras devem ser cheias de graça, para fortalecer pessoas e encorajá-las.
Tenha cuidado com essas áreas: politica, teologia, ensinamentos proféticos genéricos. Isso se chama responsabilidade profética. Toda palavra profética tem um receptor, alguém para quem se direciona, um alvo. Ao escrevermos palavras proféticas nas redes, temos que seguir os protocolos gerais para profetizar.
Na mídia social, muitos são anônimos, se tornando mais ousados. Precisamos, pois, de prestação de contas. Temos que testar e julgar as palavras em redes sociais, sendo específicos e maduros.
Queremos que Jesus brilhe através das redes sociais. Deus quer tomar conta dos ares, e somos os veículos que Ele utilizará para fazer o extraordinário através da comunicação online.
Atos proféticos e Intercessão Profética
Dan McCollan
Há múltiplas formas de entregar uma palavra profética. Vimos que a profecia pode se manifestar no Corpo de Cristo com bastante variedade.
Atos proféticos são uma forma muito especial de entregar palavras proféticas. O que fazemos no natural tem um impacto no sobrenatural. Deus inspira atos proféticos, mas é preciso obediência para que haja um efeito no reino do espirito.
Podemos vislumbrar basicamente três tipos de atos proféticos:
Atos de batalha espiritual – Muitas vezes estamos tentando solucionar problemas no primeiro céu, que em verdade são do segundo céu. Não podemos dar soluções naturais para questões espirituais. Atos proféticos são umas das formas mais eficazes de batalha espiritual. Podemos ver isso na vida de Moisés, em Êxodo, capítulo 17 (luta com os Amalequitas). Atos proféticos são atitudes naturais que liberam o céu.
Enviar uma mensagem profética através de uma atitude. Ações que tem uma mensagem profética especifica, podem liberar algo na realidade espiritual que muda algo no mundo natural. O milagre na vida de Naamã veio através de um ato profético, que o levou a mergulhar 7 vezes no rio Jordão.
Atos proféticos podem ainda liberar sinais, milagres e prodígios. Vemos isso quando Jesus curou leprosos, e aquilo foi um sinal de fé para muitos.
Temos ainda a área de Intercessão Profética. A intercessão é um tipo de oração especifica, que transcende a nós mesmos. Orarmos por algo que não seja nós mesmos é poderoso espiritualmente.
Elementos que tornam uma intercessão profética:
- É uma oração feita do céu para a terra (Efésios, capitulo 2, versículo 6) – Estamos assentados com Cristo nas regiões celestiais, e é a partir disso que devemos orar. Estamos posicionados com Jesus para avançarmos territorialmente, orando a partir de um local de vitória.
- É orar o que Deus está dizendo ou orar o que Deus está fazendo – Significa entrar em concordância com Deus (2 Coríntios, capítulo 1, versículos 19-20). Isso fala em acordo com o céu, com compreender o sim de Deus e dizermos o nosso amém. É o amém que libera terreno para o sim celestial, declarando assim seja. Adicionar um amém terreno aos propósitos de Deus na terra é alinhar-se com o Espírito Santo. Deus estabeleceu o homem como autoridade na terra e Ele não viola princípios. Portanto, precisamos estar firmes naquilo que Deus nos prometeu e em obediência. Isso foi o que Maria declarou ao concordar em gerar o nosso Salvador Jesus. Quando oramos o que Deus está falando, estamos estabelecendo uma concordância sobrenatural com as promessas de Deus.
- É orar sobre a resposta e não acerca do problema. A busca é pela resposta é o que libera o fluir e a solução na terra. No livro de Habacuque, vemos o profeta buscando a resposta de Deus para poder ser um veículo para mudar a realidade.
- É orar com resultados mensuráveis. Tudo que é profético precisa ser julgado e avaliado, portanto precisamos ser claros em fluir de forma mensurável. Tudo que é profético deve ser medido, julgado e pesado.
Precisamos parar de pedir as coisas para Deus como mendigos e órfãos, e começar a crer e profetizar como a Noiva de Cristo.
Se oramos o que Deus diz, se orarmos sobre o que Deus esta fazendo, se você aprender a pedir a partir de sua realidade em Cristo, haverá cumprimento. Quando pedimos o que Ele esta dizendo o nosso amém libera o sim Dele no natural.
Ajuste os seus olhos, saiba para o que foi chamado. O livro de 1 João, capítulo 5 afirma:
- E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
Nós não somos uma geração profética focada nos problemas, mas que liberará a vontade de Deus na terra. Intercessão profética é poderosa quando alinhada com o céu.
Jesus é a resposta!!!
Estamos re-treinando as comunidades proféticas, para que possamos nos focar em Sua Glória e não nos problemas. Deus não usa o profético somente para prever o futuro
Nós estamos transacionando de um profético que é reativo, para um mover proativo, que simplesmente gera o que deverá acontecer na terra, em face da concordância com o céu.
por Ana Seligmann/CNConteúdo