Esta noite de treinamento profético teve início com a exposição de alguns testemunhos daquilo que Deus tem feito no evento.
Bethany Hicks afirmou como Deus confirmou Suas palavras em cada ativação. O coração de Deus é tão grande para com as pessoas, que sempre teremos uma palavra para entregar a cada um que encontrarmos.
Como sentir a Presença de Deus
Dan McCollam explicou que dentro do campo “receptor” temos a visão e a audição. Agora, falaremos dos sentidos.
Nos EUA as pessoas dizem que não se pode confiar nos sentimentos, afirmou. Sim, não podemos colocar absolutamente nada acima da Palavra de Deus. Isso se aplica a todos os receptores.
- Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
- Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Gálatas 1:8,9
No Islã, sabemos que Mohamed afirma que ele recebeu uma revelação por um anjo que se apresentou, criando assim um evangelho diferente. Milhões de pessoas estão em trevas porque uma pessoa teve um encontro angelical e essa visão não foi avaliada segundo as Escrituras. Tudo precisa ser filtrado pela Palavra e pelo caráter de Deus.
Uma pequena palavra para nós pode causar um forte impacto no receptor. Deus usa pequenos detalhes, então, confie naquilo que o Senhor está falando.
Recebendo Informação Espiritual Através dos Sentidos
Começo abordando sobre sabores e fragrâncias.
- Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal. Hebreus 5:14
Maturidade vem através do que praticamos e não necessariamente pelo tempo de exposição ao ensino. A maturidade vem à medida em que somos equipados. Vem pela prática. Uma comunidade profética é um lugar seguro para a prática, lugar onde se treina e equipa os santos.
Nas Escrituras verificamos diversos textos acerca de “sentir o cheiro suave das ofertas”. Sobre os sabores e os cheiros, podemos lembrar do ritual páscoa. Tudo tem um significa profético. Lembre-se do tabernáculo.
Havia um altar de incenso, cheiro que tem significado. Trata-se, então, de um encontro profético com o Senhor através da fragrância. Deus, muitas vezes, se relacionou com o homem através de sabores e fragrâncias. A ceia é uma comunhão com Jesus, acerca do que Ele fez, o seu sacrifício, e sobre o futuro, quando cearemos com Ele nas bodas do Cordeiro.
A Palavra, Moabe é comparado a um vinho fermentado, com sabres e aromas alterados. Também, Oseias profetizou sobre a vinda do Senhor:
- Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles.
- Eu serei para Israel como o orvalho. Ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o Líbano.
- Estender-se-ão os seus galhos, e a sua glória será como a da oliveira, e sua fragrância como a do Líbano.
- Voltarão os que habitam debaixo da sua sombra; serão vivificados como o trigo, e florescerão como a vide; a sua memória será como o vinho do Líbano. Oseias 14:4 – 7
Existe ali uma profecia sobre a vinda do Messias, descrita por fragrâncias.
Deus tem diversas maneiras de se comunicar e nós podemos sentir fragrâncias e sabores que nos conectem ao Espírito Santo.
O desafio não é Deus falar conosco, pois Ele sempre está falando. Nosso desafio é reconhecermos todas as formas através das quais Deus fala conosco. Nele nos movemos, vivemos e existimos. Fomos criados para estarmos na atmosfera da Sua presença. Fomos criados para que cada fibra do nosso ser tenha comunhão com o céu!
Pensando sobre a natureza profética das fragrâncias, da ceia, da Páscoa, dos sacríficos, percebemos o quanto Deus ama!
- Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.
- Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. 2 Coríntios 2 15
Somos o aroma de Cristo. Cada um de nós carrega um sabor específico de Cristo. Os dons, a graça e o chamado. Essa foi a personalidade que Deus nos deu. São expressões da semelhança de Cristo colocadas em nós.
Podemos perceber um sabor e uma fragrância em cada ambiente, sem que haja uma causa natural. Podemos aprender a discernir informação espiritual através dos nossos sentidos.
Por vezes, eu entrava em um hospital para orar e sentia um odor. Deus me mostrava que ali havia um espírito de morte. Entendia, então, que aquele era o momento de me associar ao Espírito Santo, a fim de exercer autoridade sobre aquele espírito de morte.
Procure alguém para captar, pelos sentidos, qual a fragrância e o sabor que a pessoa carrega. Importante praticar, pois a prática produz maturidade.
Receptor de Percepção – Bethany Hicks
Apenas queremos mostrar como você já ouve a Deus. Nas próximas vezes que isso acontecer, você pode responder mais rapidamente, por conta desse conhecimento. O propósito da profecia é que o amor de Deus seja comunicado de forma poderosa.
- Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Que arrazoais em vossos corações? Lucas 5:22
A palavra “perceber”, “saber” ou “conhecer” é entender de forma completa e precisa. A ideia é que você, simplesmente, sabe a respeito de algo que nunca foi compartilhado ou ensinado.
Percepções Oriundas de Informações Externas
A percepção é conectada ao coração. Uma das formas através da qual nós podemos perceber ou saber algo a partir de informações externas é obtendo revelações por comportamentos ou expressões.
- O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate. Provérbios 15:13
Às vezes, a forma como a pessoa se apresenta revela o que está em seu coração. Aprender a saber por meio de sinais externos é diferente de conhecer através de percepção interior.
Ex. Samuel ouvia a voz de Deus de forma mística. Sob a perspectiva de Eli, na terceira vez que Samuel o procurou, ele soube que se tratava da voz de Deus. Mas, às vezes, Deus usa as circunstâncias externas para se comunicar conosco.
Algo Novo
- Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. Isaias 43 19
Quando vemos os brotinhos nos galhos entendemos que a primavera está prestes a chegar. Algo novo está surgindo. Deus faz o mesmo conosco. Podemos receber favor de Deus em uma área durante um determinado período de tempo. Logo, esse período se encerra como um indicador de que Deus quer manifestar algo novo. Pode ser uma paz que deixou de existir. Então, não significa que Deus está nos deixando, mas que nós devemos caminhar para a próxima etapa.
A tribo de Issacar entendia os tempos. Eles sabiam o que Israel deveria fazer. Entender o que Deus está fazendo nos ajuda no preparo da fase seguinte.
Jesus conhecia os pensamentos de alguns e essa é uma percepção que podemos ter também.
Deus ama nos direcionar. Lembra de Paulo, quando percebe que teria uma viagem com muitos danos e perdas? Ele percebeu em seu espírito. Às vezes, o Espírito Santo é como um GPS a nos guiar.
O sentimento está mais conectado às nossas emoções, mas o saber é uma convicção profunda, sem indicação externa.
Deus nos proporciona experiências porque Ele se importa conosco. Ele espera ser convidado a participar das nossas conversas.
Na dimensão da percepção mística isso ocorre de maneira involuntária. A José foi revelado o sonho de Faraó. Uma palavra de conhecimento, normalmente, trata-se de fato passado.
Lembra-se da revelação de Pedro?
- E, Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Ao que Jesus lhe afirmou: “Abençoado és tu, Simão, filho de Jonas! Pois isso não foi revelado a ti por carne ou sangue, mas pelo meu Pai que está nos céus. Mateus 16:16 e 17
Pedro declarou a divindade de Jesus pelo conhecimento, no seu espírito, revelado por Deus. É uma revelação repentina para conhecimento.
Em Lucas, vemos que o anjo Gabriel aparece a Zacarias dizendo:
- O anjo, porém, lhe disse: “Não tenha medo, Zacarias! Sua oração foi ouvida. Isabel, sua esposa, lhe dará um filho, e você o chamará João.
- Você terá grande satisfação e alegria, e muitos se alegrarão com o nascimento do menino, pois ele será grande aos olhos do Senhor. Nunca tomará vinho nem outra bebida forte. Será cheio do Espírito Santo, antes mesmo de nascer.
- Fará muitos israelitas voltarem ao Senhor, seu Deus.
- Será um homem com o espírito e o poder de Elias, e preparará o povo para a vinda do Senhor. Fará o coração dos pais voltar para seus filhos e levará os rebeldes a aceitarem a sabedoria dos justos”. Lucas 1:13-17
Procure uma pessoa e pergunte ao Senhor: meu parceiro se assemelha com qual personagem bíblico? Qual a atribuição do seu caráter precisa ser encorajada? Se for Davi, por exemplo, qual o aspecto da vida de Davi pode se assemelhar para que haja encorajamento?
Uma igreja fortalecida assim é imparável!
O Que Você Faria Com Isso? Dan McCollam
Muitas pessoas se identificam mais com um ou outro receptor, mas a maturidade está em receber informações espirituais por todos os receptores. Você não precisa se abdicar de qualquer um. Cuidado para não anular nenhuma forma de Deus falar.
Ensinamos à nossa equipe que qualquer pessoa é capaz de entregar palavras sólidas. Mas, lembre-se: Receber e aprender a receber deve ter o propósito de servir. Todos os que são treinados no profético têm o propósito de servir em algum lugar. Precisamos treinar as pessoas com um alvo de mobilização, com dom e visão proféticos.
O objetivo de levantar profetas é para equipar os santos, a fim de que todos profetizem. Esse é o tempo de equipar os cristãos.
Deus tem algo especifico para esta nação. O Senhor tem muitos pensamentos e canais para transformar a sociedade, a fim de que a terra seja como o céu. Mas hoje, apenas alguns não são capazes de fazer isso. Então, os santos precisam ser equipados. Precisamos da força criativa do Senhor.
Perceba os sinais que existem em você. Seja um sinal que manifesta as maravilhas de Deus.
A mentalidade apostólica é composta pela mobilização de envio.
Jesus morreu para nos perdoar, mas também para nos libertar do poder dos pecados e nos encher da plenitude de Deus e essa plenitude encontra-se na profecia.
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo