- 14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
- 15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. João 15:14, 15
Esse texto afirma que Deus nos criou para comungarmos com Ele. O homem é livre para firmar suas escolhas, pois Deus nos fez livres. Mas, ao contrário, o inimigo tenta nos escravizar por meio do pecado.
Somos livres, pois temos a oportunidade de sermos bons e sermos maus. Esse livre arbítrio permite que a verdade, o amor e a justiça existam. Na verdade, a alegria que não é espontânea é mentirosa. Apesar de Deus saber o risco que estava correndo quando nos criou, Ele acreditou que esse risco valeria a pena.
Quando resolvermos amar também nos dispomos a nos machucar. Amar é uma opção.
Temos a escolha de participarmos dos propósitos divinos. Isso significa que Deus exerce a sua vontade soberana, em sentido amplo, mas espera conhecer e satisfazer a singularidade da nossa vontade individual, no âmbito do nosso relacionamento com Ele. Sim, fomos feitos seres com vontade e, também, podemos render a nossa vontade à vontade de Deus. Escolher é a maior capacidade que nos foi entregue.
Como autor da sua própria vontade, Deus espera que você tenha a iniciativa de se auto ministrar.
A nossa relação com Deus deve ser fruto de uma amizade, uma interação. Essa foi a ideia quando nos foi concedido esse dom de escolha. Deus nos criou e desejou que fôssemos seus amigos, alguém com quem pudéssemos compartilhar sonhos. Ele nos entregou um livro construído com valores.
Quanto maior o grau de maturidade, maior a nossa autonomia. Em determinado ponto vamos nos deparar com o “Getsemani”. Sim, Deus tem planos absolutos e tem planos construídos de forma compartilhada conosco. Orar é participar da agenda de Deus. Lembra de Ezequias? Por meio de uma oração ele retrocedeu o relógio de Acaz. Deus revogou sua sentença de morte por que alguém interferiu em sua agenda através da oração.
Lembra da mulher que tinha um fluxo contínuo de sangue e tocou o manto de Jesus para ser curada? Ela reprogramou a agenda de Jesus.
Deus deseja tanto um relacionamento intenso conosco! Você pode fazer isso. Entre nos Seus conselhos, sente-se à Sua mesa, sinta Seu desejo, sinta o Seu coração bater. Tenha conversas sérias. Aprenda com os salmistas. Seja como Davi, honesto com Deus e honesto consigo.
Jesus disse aos seus discípulos: não vos chamo servos, mas amigos. Essa foi a maior promoção jamais experimentada.
- Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas Eu vos tenho chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai Eu compartilhei convosco. João 15:15
Obediência não é foco principal de um amigo de Jesus, mas sim o seu relacionamento com Ele. O foco é deslocado dos mandamentos para a sua presença. Como amigos podemos ter acesso ao coração de Deus. Não nos convertemos à uma religião, mas para um relacionamento. Então, ao invés de trabalharmos para Ele, trabalhamos com Ele e, assim, a nossa identidade é transformada.
Veja as diferenças entre o relacionamento que Marta e Maria tinham com Jesus. Um amante apaixonado sempre supera um servo que deseja agradá-lo.
Deus se recusou fazer algo sem compartilhar com Abraão.
- Então o SENHOR falou consigo mesmo: “Ocultarei de Abraão o que planejo realizar? Gênesis 18:17
E Moisés? Ele convence a Deus não destruir o Seu povo. Deus é soberano, mas a sua atribuição de governo não é afetada pela nossa interação com Ele.
Deus aparece a Salomão. Ele pede ouvidos para ouvir e a sabedoria acaba sendo o fruto dessa relação. Não é uma fórmula, mas algo que surge naturalmente dessa interação relacional.
- Teus ouvidos escutarão uma palavra atrás de ti: “Este é o Caminho, segui-o já!” Isaías 30:21
- Não sejais como o cavalo ou a mula, que não possuem compreensão, mas precisam ser controlados com o uso de freios e rédeas, caso contrário não poderiam obedecer. Salmos 32:9
Os discípulos receberam um talão em branco quando se tornaram amigos de Deus. A amizade verdadeira é sacrificial.
- Até agora nada pedistes em meu Nome. Pedi e recebereis, para que a vossa felicidade seja completa. João 16:24
A Alegria dos Desejos Satisfeitos
Deus deseja proporcionar uma alegria completa. Sim, se é importante para você é importante para Ele, pois, para um Pai, olhar e ver nos olhos a alegria do filho, é a sua recompensa.
Sempre nos tornamos iguais a quem adoramos e o tempo gasto com Deus também muda os nossos desejos. Na amizade com Deus descobrimos os segredos do Seu coração.
Então, não estaremos mais focados em fugirmos do pecado, pois teremos a ambição de agradar a Deus. A nossa natureza foi transformada e deseja ardentemente a Presença de Deus.
Todo desejo tem um pai. Em comunhão com a amargura, começamos a desejar o mal, assim como desejos sexuais surgem da comunhão com a pornografia. Agora, o tempo com Deus produz desejos eternos.
Desejos surgem da nossa comunhão com Ele.
Deus deve ser o pai dos nossos sonhos e das nossas habilidades.
Adão, em plena comunhão com Deus, nomeou os animais.
Um pai reforça a identidade, oferece limites e fornece direção aos seus filhos. Como temos a sua natureza, operamos na ordem criativa de Deus. Cremos, pedimos e recebemos.
A entrada no Reino difere da vivência nesse Reino. Jesus é a porta e a única porta. Mas, a vida com Deus é um relacionamento de amizade e comunhão. Ele opera em nós o querer e o efetuar de todas as coisas.
À medida em que crescemos em intimidade, passamos a desejar o que Ele deseja. Não apenas recebemos comandos específicos, mas sonhamos o que Ele sonha.
Veja como foi o sonho de Davi para construir o templo. Deus diz que não escolheu um templo, mas um homem cujo templo estava em seu coração. Você é a ideia de Deus e Ele quer manifestar os tesouros plantados em seu coração.
- Um anseio manifestei ao SENHOR, e sua realização buscarei: que eu possa viver na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a glória do SENHOR e buscar sua orientação no seu templo. Salmos 27:4
Nossos sonhos não são independentes dos sonhos de Deus, mas existem por causa Dele. Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do seu coração.
Um homem aplanado tem ideias que atraem a eternidade ao tempo. Transformamos a natureza dos elementos que nos são dados, pois somos arquitetos culturais.
Da nossa fé urgem desejos de Deus em nosso coração e do nosso relacionamento emergem outros desejos alinhados para experimentarmos a eternidade antes da eternidade. O coração de Deus deseja tudo o que um bom pai possa desejar. Ele quer que a nossa alegria seja completa por meio das orações respondidas.
Jesus foi chamado amigo de pecadores. Sua presença atraiu até as crianças. O salmista diz:
- Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros. Salmos 45:7
Jesus era feliz e sua alegria considerada extremada. É contagiosa e essa deve ser a marca de todos os cristãos.
- Porquanto o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; Romanos 14:17
Você conhece a saudação dos anjos?
- No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia, a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria.
- O anjo, aproximando-se dela, disse: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você! “ Lucas 1: 26-28
O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã!
Profético
Talvez você esteja vivendo uma religião. Uma mensagem contínua e permanente de arrependimento pode ser apenas religiosidade. A mensagem central do evangelho é o novo nascimento. Depois dessa experiência, viveremos em santidade naturalmente.
Deus é um Pai que corrige seus filhos. Quando isso ocorrer apenas alinhe-se. A tristeza segundo Deus leva ao arrependimento e alinha o coração, pois do coração procedem as fontes da vida.
Vamos aprender com Davi, no salmo 51.
- Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
- Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
- Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades.
- Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Salmo 51: 7 – 10
Seja ministrado pela presença de Deus. Ele apontará tudo o que está errado. A santidade de Deus nos alinha e nos conduz ao destino.
Largue a velha capa da religiosidade, das liturgias, das tradições. Abrace a novidade de vida, seja guiado por Deus e a paz que excede todo entendimento, a alegria de servi-lo, a alegria da eternidade e da salvação guardará o seu coração.
Nós não estamos nas mãos dos homens. Eles podem lutar contra nós, mas, se por um caminho vieram, por sete caminhos estão fugindo. Somos frágeis, mas o nosso Deus cuida de nós. Ele dará a paga contra todos os nossos inimigos!
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo