- 19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
- 20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
- 21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
- 22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
- 23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
- 24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:19 – 24
O Senhor nos inspira à verdadeira adoração nesse texto. Vemos um contraste entre Nicodemos, doutor da lei, que fica intrigado pelo fato de ter que nascer de novo, e a mulher samaritana, inculta e vivendo uma vida imoral. Jesus atende a ambos tocando o coração de ambos, pois Ele não faz acepção de pessoas.
- 1 E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João
- 2 (Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos),
- 3 Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia.
- 4 E era-lhe necessário passar por Samaria.
Analisando esse texto, entendemos que Jesus não queria discutir sobre esse assunto com os fariseus. Essa necessidade de viagem citada, não ocorrera por falta de opção de caminho, pelo contrário, havia três caminhos para se chegar à Galileia. A verdade é que esse caminho, passando por Samaria, era evitado pelos judeus por causa das contendas com os samaritanos, ainda que fosse mais curto. A divisão de Israel em dois reinos e, depois, a queda de Samaria e a tomada pelos assírios, que culminou numa miscigenação de seus habitantes, foi o ponto de partida do ódio entre judeus e samaritanos, que se estendeu pelos séculos seguintes.
O fato é que os samaritanos também eram descendentes de Jacó. Na conversa que a mulher samaritana teve com Jesus, ela pergunta se Ele era maior do que o pai Jacó. Essa barreira de inimizade entre judeus e samaritanos parecia intransponível, mas agenda de Jesus não seguiu o padrão. Ela se cumpria na terra, mas iniciava-se no céu. Trata-se do resgate de uma geração de adoradores.
- 20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
Apesar da mulher expor o impedimento que tinham, por causa do lugar da adoração, Jesus quebra as barreiras, resgata a sua vida, assim como toda a cidade através dela.
Jesus quebrou a barreira entre judeus e samaritanos, ambos descendentes de Jacó.
Unidade
Estamos em 21 dias de louvor e adoração e toda a barreira, muros construídos em sua casa, irão cair. Você verá o arrependimento e a reconciliação porque a adoração promove unidade.
A verdadeira adoração parte de quem Deus é e não de quem nós somos ou como estamos. Não podemos depender das nossas emoções para adorar. Deus sempre será bom, amoroso e misericordioso. Os frutos do Espírito permanecem porque Deus é imutável. Todas as tribos, línguas e nações têm suas práticas de adoração.
Ordem
O propósito da adoração também é atrair a presença de Deus para o ambiente. Então, tudo muda à sua volta e as pessoas são tocadas. Tudo o que está fora de ordem se organiza por causa da Sua presença. Tudo era sem forma e vazia até que a presença de Deus pairou sobre a face das águas.
Quando adoramos, recebemos instruções e seguimos obedientes.
Força Contra os Espíritos Malignos
- 23 E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele. 1 Samuel 16 23
Saul não tinha a cultura de buscar a presença, mas quando estava atormentado, chamava Davi para louvar com a sua harpa, atraindo a Deus e afastando os espíritos malignos. A cultura de adoração de Davi o levou ao palácio.
Sua vida de adoração, atrai a presença de Deus e expulsam os espíritos malignos.
Deus e um verdadeiro adorador são inseparáveis. Maria optou pela intimidade e Jesus garantiu sua presença, protegendo essa parte que ela escolheu.
Como adoradores, manifestaremos a atmosfera do céu por onde passarmos. Não é o diabo que irá nos perturbar, mas nós perturbaremos o diabo. Nós e Deus somos a maioria para qualquer confronto.
Libertação
Quando vivemos uma cultura de louvor e adoração, tudo o que está travado e trancado começa a ser liberado.
- 25 E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
- 26 E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
- 27 E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido.
- 28 Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.
- 29 E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.
- 30 E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
- 31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16 25 31
Qual porta ainda está fechada diante de você? Quais portões mantém áreas da sua vida presas? O louvor e a adoração abrirão portas, que te darão novos acessos! Você verá cadeias ruírem.
Vitória
- 22 E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados.
O texto fala que alguns inimigos se voltaram contra o povo de Deus. Josafá estabelece um jejum e recebe direções, ordenando cantores para render graças ao Senhor.
Nestes 21 dias criaremos uma cultura de adoração e o Senhor colocará emboscadas contra os nossos inimigos. O Senhor pelejará por você e seus inimigos serão vencidos.
Novo Cântico – Testemunho
- 3 Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor. Salmo 40 3
Deus nos concederá uma nova história para contar. Quando Maria e Ana vivenciaram o milagre, elas tinham um novo cântico. Nesses dias de louvor e adoração, você terá um novo cântico de louvor, com novo testemunho em seus lábios.
- 3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
- 4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
- 5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
- 6 Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,
Quando acordarmos, o mundo espiritual saberá que um adorador acordou. Comece a atrair a presença de Deus com a sua entrega, com a sua adoração!
A palavra grega Proskuneo na Bíblia é “adorar, mostrar respeito, prostrar-se diante de, inclinar para. beijar, lançar um beijo”. Essa é a palavra usada por Jesus quando disse que Deus procura verdadeiros adoradores. Então, proste-se, adore, aproxime-se de Deus em adoração.
Novas portas de conexões serão abertas nesses dias.
É nossa responsabilidade gerar uma cultura de adoração, a fim de passarmos essa cultura para a próxima geração. Gere essa cultura de adoração em sua casa. Tenha momentos de adoração com a próxima geração. Traga Deus para o ambiente da sua Casa.
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo