- 1 E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
- 2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
- 3 Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.
- 4 Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.
- 5 Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.
- 6 E o mestre do navio chegou- se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos.
- 7 E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.
- 8 Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?
- 9 E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.
- 10 Então estes homens se encheram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do Senhor, porque ele lho tinha declarado.
- 11 E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso.
- 12 E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.
- 13 Entretanto, os homens remavam, para fazer voltar o navio à terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles.
- 14 Então clamaram ao Senhor, e disseram: Ah, Senhor! Nós te rogamos, que não pereçamos por causa da alma deste homem, e que não ponhas sobre nós o sangue inocente; porque tu, Senhor, fizeste como te aprouve.
- 15 E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria.
- 16 Temeram, pois, estes homens ao Senhor com grande temor; e ofereceram sacrifício ao Senhor, e fizeram votos.
- 17 Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe. Jonas 1
Jonas foi um profeta bem estranho. Ele ouviu a voz de Deus e tentou fugir da sua presença. Como pode? Sua mensagem produziu efeitos até naqueles que ouviram de forma indireta.
No hebraico, a mensagem de Jonas era composta por poucas palavras, mas que causavam alto impacto. Ele ficou irritado quando viu que o povo se converteu.
No tempo de Jonas a Assíria era a maior ameaça a Israel. Talvez, essa tenha sido a raiva. Jonas trabalhou duramente para não ter êxito, mas teve. Ele foi o único pregador que ficou triste com o sucesso da sua mensagem. Mas, Deus é o protagonista da história e ele sabe lidar com a teimosia dos profetas. O amor de Deus de dirige a todas as nações e não apenas sobre Israel.
A Prevalência da Vontade de Deus
O fato é que Jonas não queria obedecer a voz de Deus e ir para Nínive. Por vezes, quantos de nós somos parecidos com ele, com dificuldades para atender o chamado de Deus.
Jonas foi contemporâneo do profeta Amós e do profeta Oseias. Naquele tempo, os ricos ficavam mais ricos à custa da população. Foi um tempo de expansão militar.
Sabe qual foi o problema? Jonas envolveu sentimentos e emoções na profecia. Profeta que é profeta tem compromisso com a Palavra. Ele apenas transmite a mensagem, pois sabe que essa mensagem irá fazer sentido para quem recebe.
Não guarde rancor de ninguém, caso contrário Deus pode querer fazer de você instrumento de bênção para essa pessoa, isso apenas para tratar o seu orgulho.
Jonas foi o primeiro profeta transcultural. Ninguém tinha sido enviado para levar uma mensagem a um povo pagão antes. Também, ele foi o primeiro profeta a desobedecer a voz de Deus. Ele se dispôs a fugir, ao invés de obedecer. Ele preferiu mudar de cidade a mudar de atitude. A verdade é: ou nós acabamos com nosso orgulho ou o nosso orgulho acabará conosco.
Em muitos aspectos, somos parecidos com esse profeta. Podemos ter dificuldade em não fazer a nossa vontade. Mas, precisamos entender que o evangelho precisa ser compartilhado com todos. Seja profeta e manifeste Jesus em suas atitudes no contexto em que você vive e nos lugares por onde passa.
Instrumento Fiel
Jonas foi uma pessoa com quem Deus falou. Quantas vezes oramos para que Deus fale, mas nos dispomos a ouvir apenas o que queremos. Jonas recebe a Palavra de Deus para transmiti-la. Ele é apenas um canal. Não a fonte, mas instrumento. Todos precisamos dessa compreensão para agirmos de forma fidedigna.
Deus requer fidelidade no cumprimento de sua missão. Jonas é aquele que ouve a Deus, mas não anda segundo o Seu conselho. Ele fugia do propósito. Se você acha que tem motivos para não obedecer a Deus, saiba que Deus tem motivos maiores para que você o obedeça.
Reflexo da Terra ao Céu
O pecado de Nínive subiu até o céu. Isso significa: O que os homens fazem na terra reflete no céu. Não apenas as nossas boas sementes, mas todas as ações de um ser humano ecoam como uma mensagem para a eternidade.
O pecado é o opróbrio de uma nação. É maior que a fome, a pobreza, a doença, porque nos afasta de Deus. O cálice da ira de Deus estava cheio e Deus disse: Basta! No entanto, é lindo ver como Deus não executa o juízo sem proporcionar uma oportunidade de arrependimento.
A pregação foi curta: daqui a quarenta dias Deus destruirá essa cidade. E, qual foi a reação? Todos se humilharam, vestiram-se de panos de saco. O rei ordenou um jejum coletivo, incluindo até os animais, para clamarem por misericórdia. Quando Deus viu, se arrependeu do mal profetizado e, com compaixão, mudou o percurso. O povo trouxe Deus para a situação.
O confronto gera arrependimento, promove um alinhamento e altera a sentença de destruição.
Identificando o Desvio do Propósito de Deus
Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.
A origem das tempestades revela se estamos fora do propósito de Deus – O barco estava a ponto de perecer. Por isso, eles tiveram que lançar as cargas no mar;
O prejuízo daqueles que estão conosco revela se estamos fora do propósito de Deus.
A responsabilidade de viver no propósito é mais leve do que o peso de estar fora dele.
Filipe Otoni
E o mestre do navio chegou- se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos.
A mensagem de hoje é: Acorda! Levanta-te e invoca o teu Deus.
Algumas pessoas estão agarradas ao sono. Tem quem espiritualize tudo mas alguns não espiritualizam nada. Ei, faça algo!
Nada acontece por acontecer. Tudo pode ser provocado, tanto coisas boas como ruins. A malícia de Nínive subiu aos céus. Qual será a sua resposta? Provoque o futuro para manifestar o bem!
A Lei da Responsabilidade
Nossas ações estão refletindo na eternidade e a eternidade está respondendo às nossas ações. O que é preciso fazer para conter a crise que você está vivenciando?
Cada um deve arcar com as consequências das suas escolhas. Deus não fará aquilo que nos compete fazer. Lançar Jonas ao mar foi um ponto de virada. Apenas dentro do peixe ele começou a buscar uma conexão com Deus.
Mas Deus não fala com Jonas no capítulo 2. Deus fala com o peixe, a fim de vomitá-lo na terra. Há momentos em que Deus fala com o peixe. Deus usa o profeta para converter o povo e usa o povo para tratar o profeta.
Nova Oportunidade
Deus sempre concede uma segunda chance, após o arrependimento. Muitos estão em meio às tempestades porque têm se rebelado. Podemos ser inseridos em situações que tratem com o nosso orgulho.
Hoje é um dia de nova oportunidade.
Jonas pregou e o povo se converteu no primeiro dia.
Aonde você está? A partir de qual dificuldade você precisa erguer a voz e orar?
Creio em um Deus que proporciona nova oportunidade, mas, essa nova oportunidade vem após um arrependimento genuíno. Deus pode mandar você orar por alguém que você não gosta, a fim de torna-lo um inimigo em aliado, como foi Paulo de Tarso para tantos!
Profético
Talvez você esteja fugindo do seu propósito, mas, Deus voltará a falar quando você se posicionar. Sua vida ficará mais leve quando você se alinhar e seguir a direção que Deus está apontando.
Profetizo uma leveza espiritual. Um lugar onde você ouvirá a voz de Deus e verá os frutos da sua obediência.
Quando Jonas entra no seu propósito ele testemunha o quebrantamento, desde o rei da cidade como toda a nação. Não há limites para o que Deus possa fazer quando alguém se posiciona.
Jonas teve um momento com Deus no ventre do peixe.
Tenha agora o seu momento de reconexão.
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo