- ²² E aconteceu naquele mesmo tempo que Abimeleque, com Ficol, príncipe do seu exército, falou com Abraão, dizendo: Deus é contigo em tudo o que fazes;
- ²³ Agora, pois, jura-me aqui por Deus, que não mentirás a mim, nem a meu filho, nem a meu neto; segundo a beneficência que te fiz, me farás a mim, e à terra onde peregrinaste.
- ²⁴ E disse Abraão: Eu jurarei.
- ²⁵ Abraão, porém, repreendeu a Abimeleque por causa de um poço de água, que os servos de Abimeleque haviam tomado à força.
- ²⁶ Então disse Abimeleque: Eu não sei quem fez isto; e também tu não mo fizeste saber, nem eu o ouvi senão hoje.
- ²⁷ E tomou Abraão ovelhas e vacas, e deu-as a Abimeleque; e fizeram ambos uma aliança.
- ²⁸ pôs Abraão, porém, à parte sete cordeiras do rebanho.
- ²⁹ E Abimeleque disse a Abraão: Para que estão aqui estas sete cordeiras, que puseste à parte?
- ³⁰ E disse: Tomarás estas sete cordeiras de minha mão, para que sejam em testemunho que eu cavei este poço.
- ³¹ Por isso se chamou aquele lugar Berseba, porquanto ambos juraram ali.
- ³² Assim fizeram aliança em Berseba. Depois se levantou Abimeleque e Ficol, príncipe do seu exército, e tornaram-se para a terra dos filisteus.
- ³³ E plantou um bosque em Berseba, e invocou lá o nome do Senhor, Deus eterno.
- ³⁴ E peregrinou Abraão na terra dos filisteus muitos dias. Gênesis 21:22-34
A Bíblia é um livro de alianças. Por toda a Escritura vemos pactos firmados. Significam mais que um simples acerto. Para além das duas partes que se comprometem, Deus está presente como testemunha. Veja:
- Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que vós, desonestamente, deixastes de pagar está clamando por justiça; e tais clamores chegaram aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. Tiago 5:4
Características de alguém que tem relacionamento de aliança:
Frutos bons – O que as pessoas trazem da parte de Deus? Aqueles que nos veem enxergam se temos um relacionamento verdadeiro com o Senhor. Não precisamos falar por nós, porque os frutos revelam a qualidade.
Juramentos – No verso 23, Abimeleque insiste que Abraão transforme o relacionamento em um compromisso verbal, confirmado por juramento. Ele concordou porque sabia que Abraão carregava algo de Deus.
Compromisso de agir com honestidade – aliança exige honestidade. No comércio trata-se de cobrar preços justos. Deus abomina dois pesos e duas medidas.
Manutenção da aliança com os descendentes – ela se estende de geração em geração, por estar fundamentada em Deus. Os amigos lutam pelos filhos dos seus amigos de aliança. Lembra de Mefibosete?
Quem tem aliança com a família, tem aliança com você. Na mesa da aliança, a graça nos cobre. Ela traz herança e proteção para além do nosso núcleo familiar.
Davi foi fiel aos seus relacionamentos de aliança. O favor sempre encontra pessoas fiéis às alianças, mas, o julgamento alcança o infiel.
A aliança de Davi com Jônatas era um puro entrelaçamento de alma. Na vida, Deus nos dá irmãos que desejam as mesmas coisas. Há uma mesma linguagem de fé. Davi ouvira falar das vitórias heroicas de Jônatas. A entrega despojada os uniu para um propósito. Tinham um compromisso de aliança.
JB Carvalho
- Despojou-se Jônatas da capa que vestia e a deu a Davi, como também a armadura, inclusive a espada, o arco e o cinto. 1 Samuel 18:4
A capa de Jônatas era símbolo da sua posição como filho do rei e como herdeiro do trono de Israel. Nesse ato de entrega ele demonstra sua disposição de abrir mão da sua própria posição em favor de seu irmão de aliança.
Em aliança, quem atacasse um, estaria atacando o outro. Os inimigos agora eram comuns.
Irmãos de aliança são irmãos que se defendem e falam bem uns dos outros. Jonatas falou bem de Davi para o seu pai. Amigos se defendem e se confrontam no particular.
Compromisso
Para que ser seu amigo se você trata todo mundo igual?
Amigos não acreditam, mas chegam perto para conferir a história. Para toda aliança segue um compromisso verbal. Eles teriam a certeza da lealdade mútua, mesmo para com as gerações seguintes.
- Então, se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi, a Horesa, e lhe fortaleceu a confiança em Deus, 1 Samuel 23:16
Você tem alguém assim na sua vida, que fortalece sua confiança em Deus? Não temos amizades assim hoje porque os olhares sujos e maliciosos pervertem a pureza da aliança
Jonatas disse:
Não temas, porque a mão de Saul, meu pai, não te achará; porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo, o que também Saul, meu pai, bem sabe. 1 Samuel 23: 17
Importante preferir em honra uns aos outros. João Batista abriu passagem para exaltar Jesus, no entanto, nenhuma liderança humana é absoluta. Por exemplo, Safira nunca poderia ter seguido Ananias em sua decisão de mentir ao Espírito Santo.
Exclusividade e Prioridade
Aliança exige exclusividade e prioridade. Deus não aceita repartir sua atenção com os ídolos. Ele tem ciúmes de você e é intolerante a qualquer rival. Ele é vingador de todos os que abandonam a aliança.
Alguns têm dificuldade de manter alianças e não conhecem o sentimento de pertencimento.
Mantenho relacionamentos a longo prazo e, por isso, tenho alguns tratamentos diferenciados. Por exemplo: Há um “cartão fidelidade” para quem prioriza uma companhia aérea. Quem tem muitos amigos, acaba perdendo. Você precisa ter amigos de verdade e amigos para a vida inteira.
Priorizo e atendo aqueles que têm aliança comigo ou aqueles que me são indicados por amigos. Jesus foi indicado por João Batista. Quem te indica? Muitos querem ser amigos de muitas pessoas, mas não possuem amigos de verdade.
Permanência
Algumas pessoas mantêm relacionamentos apenas enquanto está tudo bem, apenas para que se sintam confortáveis. No entanto, um relacionamento só pode ser duradouro se capaz de superar diferenças e momentos difíceis.
A aliança entre um homem e uma mulher é a mais linda. Algo poderoso quando uma mulher pode chamar um homem de seu.
- Jardim fechado és tu, minha irmã, noiva minha, manancial recluso, fonte selada. Cânticos 4:12
Faça uma aliança com os seus olhos. Mantenha seu caminho puro. Se solteira, dedique-se ao Senhor e guarde-se para seu marido. Deus não leva em conta seu tempo de ignorância, então, vamos juntar os pedaços e fazer um todo harmonioso.
Ser Discípulo
Jesus tinha uma palavra específica para os discípulos e outra para a multidão. Todo discípulo é um seguidor, mas nem todo seguidor é um discípulo.
O seguidor espera pães e peixes; o discípulo é um pescador.
O seguidor luta por crescer; o discípulo luta para reproduzir-se.
O seguidor se ganha; o discípulo se faz.
O seguidor depende dos afagos; o discípulo está determinado a servir.
O seguidor gosta de elogios; o discípulo do sacrifício vivo.
O seguidor precisa ser sempre estimulado; o discípulo procura estimular os outros.
O seguidor reclama e murmura; o discípulo obedece e nega-se a si mesmo.
Os seguidores esperam milagres; os discípulos os fazem.
O seguidor sonha com a igreja ideal; o discípulo se entrega para fazer uma igreja real.
O seguidor responde “talvez…”; o discípulo responde “eis-me aqui”.
O seguidor espera recompensa para dar; o discípulo é recompensado porque dá.
Voltando à Gênesis, vemos que Abraão concordou em fazer uma aliança com Abimeleque, mas, antes, precisava resolver algo:
- ²⁵ Abraão, porém, repreendeu a Abimeleque por causa de um poço de água, que os servos de Abimeleque haviam tomado à força.
- ²⁶ Então disse Abimeleque: Eu não sei quem fez isto; e também tu não mo fizeste saber, nem eu o ouvi senão hoje. Gênesis 21:25,26
Aprenda a ter conversas difíceis, pois os problemas precisam ser resolvidos.
Hoje, aquele poço é chamado de “O Poço do Juramento”. Após a aliança, eles teriam que agir com integridade, um com o outro.
Alianças são sempre seladas por refeições. A reunião mais importante ocorre quando celebramos a ceia do Senhor. Jesus fez uma aliança conosco. Ele se tornou culpado para que fôssemos considerados inocentes.
Profético
Decida hoje:
Firmar as alianças certas, pois a sua aliança com o inferno não prevalecerá. Você pode ter uma aliança de alma com a pessoa errada. Nesse caso, terá que desfazer.
Fazer uma aliança com a sua igreja local. Permaneça sob o seu manto de proteção. Se você anda em obediência, pode dizer: O inimigo não tem nada em mim!
Falar a verdade em amor. O confronto diz respeito a um esforço concentrado, pela manutenção do relacionamento.
Cuidar dos filhos daqueles com quem você tem uma aliança. Vamos lutar contra os inimigos uns dos outros.
Orar por alguém. Faça uma aliança de oração.
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo
Assista esta ministração no Youtube