Na ministração seguinte, Harold Walker relatou: Estamos vivendo em uma época impressionante. A história foi dividida A.C. e D.C. Muitos ficarão frustrados porque poderiam ter aproveitado mais esse tempo. Você então, esteja atento aos detalhes.
Como seres criados à imagem de Deus, precisamos ler, orar e interpretar o que Jesus falou. Se uma semente morrer, poderá produzir muito fruto.
A igreja tem passado por fases diferentes. Se a igreja primitiva estivesse aqui, ela não nos reconheceria, pois estamos em outra fase da história. O propósito de Deus é tornar uma semente em muitas sementes.
Hoje, precisamos voltar às origens. O Filho é a plenitude da revelação de Deus. Quando olhamos para os Seus ensinamentos, vemos que Ele não nos ensinou a metodologia da produção e do crescimento eclesiástico.
Analisando o evangelho de João, percebemos algumas fases na escolha dos discípulos:
Pecadores – Jesus escolheu pecadores. No início do seu ministério, Ele sabia que alguns não eram confiáveis. Mesmo assim, andou com esses homens por três anos e meio.
- ²³ E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome.
- ²⁴ Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia;
- ²⁵ E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem. João 2:23-25
Discípulos – Mais tarde, se tornaram discípulos.
Amigos – Após certo período, Jesus chamou essas pessoas de amigos. Então, vemos que o discipulado produziu resultados.
- ¹³ Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
- ¹⁴ Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
- ¹⁵ Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. João 15:13-15
- ⁴ Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. João 17:4
Jesus não curou todos os doentes e nem acabou com todos os pecados do mundo. Ele fez doze amigos e afirmou ter concluído a obra que veio realizar. Se você está passando pelo vale da sombra da morte, não sente, apenas ande. Tudo o que Jesus mandou fazer é possível de se fazer.
- ⁶ Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.
- ⁷ Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;
- ⁸ Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste. João 17:6-8
Jesus fez um seminário com doze alunos. Perto do momento da crucificação, um traiu, outro negou e o resto nem estava presente. Jesus não veio fundar uma igreja, mas veio fazer amigos. Todavia, Sua obra não parou nos amigos:
- ⁴ E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes. Atos 1:4
Testemunhas – de pecadores, a discípulos, amigos e testemunhas. O propósito principal de Jesus era que o seu testemunho chegasse aos confins da terra. Por isso, com a descida do Espírito Santo surgiu a igreja. Quando eles são revestidos do poder do alto, sentem a necessidade uns dos outros. O Espírito Santo está dentro de nós e, também, entre nós. Sua estratégia é formar relacionamentos de amizades, a fim de sermos testemunhas.
Jesus nunca promoveu a distância imposta a cleros e leigos, mas, exerceu uma obra dinâmica, quando todos os seus discípulos se tornam amigos, cheios do Espírito Santo, a fim de testemunhar que Ele é o único caminho para a vida eterna. A igreja sobrevivente não é aquela baseada em reuniões, mas em relacionamentos.
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo