- E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
- Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
- Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:18-20
A grande comissão não se resume em suprir as necessidades dos pobres ou manifestar milagres. Ela vai muito além, portanto, a nossa existência não deve ter como objetivo final promover boas ações e ir para o céu. Ele se manifesta no estabelecimento do reino de Deus, por meio do desenvolvimento de pessoas. Quando Jesus veio a este mundo, Ele trouxe consigo o seu mundo.
Essas pessoas que vão ao mundo para fazer discípulos, têm um perfil. São comissários, missionários. Entenda que não é um título que define uma pessoa, mas a pessoa que define o seu título.
“Ide por todo mundo” é um imperativo!
Cinco pontos:
Primazia do evangelho
A cruz era símbolo de maldição, desprezo. Foi o ultraje do filho de Deus. Nós somos nazarenos porque nos identificamos com a morte de Jesus. Mas, a transformação do mundo se inicia no indivíduo. É a regeneração, a nova criação em operação.
O novo nascimento é a regeneração do homem a partir da criação de Deus. Não há esperança para o homem, exceto na regeneração. Deus deu ao homem um grande poder, mas o homem caído não teria a plenitude da sua força. Verificamos isso pelo limite da sua idade.
Somente um homem alinhado com o céu pode reproduzir o céu na terra. Isso ocorre com a graça da regeneração. Sem ela o homem não pode cumprir o plano de Deus. Precisamos de homens cheios do Espírito Santo para levar o seu Reino.
- Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, observando-os o homem, viverá por eles. Eu sou o Senhor. Levítico 18:5
O homem viverá por conta dos princípios. O mundo só encontrará seu propósito cumprindo os princípios de Deus.
Só o evangelho pode transformar uma sociedade decadente. Nele está expresso o sonho de Deus para transformar cada homem e mulher à plenitude da sua existência.
JB Carvalho
- Porquanto não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê; primeiro do judeu, assim como do grego. Romanos 1:16
Zelo Evangelístico
O cristão deve levar boas novas. Uma pessoa do bem atropela a si e faz o que sabe ser certo.
- …quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade. Efésios 4:22-24
Devemos fazer morrer a nossa natureza velha.
- Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17
Nossa mensagem é: Jesus é poderoso para salvar! Leve água às terras secas. Para quem está fome, até um pedaço de pão é banquete. Algumas estão endurecidas e amargas, mas Deus sabe quebrantar pessoas.
Devemos celebrar as pessoas que descem às águas.
Somos uma igreja apostólica, que envia as pessoas para todas as esferas da sociedade, mas, isso não ocorrerá se as pessoas não forem transformadas.
A ceara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Precisamos de lugares aonde as pessoas passam saciar suas sedes.
Viver consciente no Corpo de Cristo
Depois do evangelismo, deve vir o discipulado. Devemos servir uns aos outros como bons despenseiros. Temos as chaves para abrir os cofres dos tesouros celestiais. Somos o coletivo redimido que deveria apresentar Cristo às nações.
Deus quer fazer o bem aos seus filhos. Antigamente, a vida girava em torno da igreja na Europa. No dito “tempo das trevas” a civilização cristã emerge. Deus quer fazer de novo e em 2024 teremos um ano apostólico.
O mundo está começando, então, vamos trabalhar.
Olhamos para a história e vemos que Deus liberta o povo e destrói os violadores do pacto. Deus habita com seu povo e manifesta a sua glória. Mais do que ver a cidade descendo do céu, precisamos construir essa cidade. A Babilônia está tentando se erguer, mas Deus tem um bom plano. Ele tem uma grande história para nós.
Viver consciente do corpo de Cristo significa redefinir as prioridades. Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas. É preciso buscar reconciliação. É preciso ter uma consciência do corpo de Cristo. Amar é se sacrificar, nutrir, proteger e guardar ao custo da sua própria vida.
- Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
Todo relacionamento exige descolamento, desprendimento e renúncia. Se a bíblia diz que nós vamos julgar os anjos, nós precisamos saber resolver as nossas questões. Verdadeiramente, precisamos crescer.
- Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:12-13
Engajamento Cultural Estratégico e Corajoso
Um cristão é cristão todos os dias da semana. Seja um testemunho. Os cristãos devem salgar e iluminar para manifestar Cristo aonde estiverem.
Devemos carregar a nossa teocracia. Todo governo é teocrático, pois carrega os seus valores, possuindo, inclusive, uma escatologia própria.
O avanço do Reino é preceituado por padrões. A revolução de Deus é paulatina e ser conservador é entender que o reino de Deus está crescendo aos poucos, fermentando toda a massa. O que fazemos hoje, permanecerá além de nós. Estamos numa mudança de era e não no fim do mundo. Nem tudo o que é conservador, é cristão.
Humildade Cristã
Essa característica é necessária e deve ser habitual, um valor a ser celebrado. O perfume cheira mal, quando o orgulho entra e isso não se confunde com insegurança pessoal. Para os inseguros, segurança parece arrogância.
O evangelho da graça derrota todos os inimigos de Deus na história. Tentaram destruir o cristianismo, mas, quanto mais se tentatva, mais ele cresceu. Nós vencemos e continuaremos vencendo.
Nenhum cristão possui algo que não tenha sido concedido pela graça.
- Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17
Tudo se resume à graça.
- Pois, quem é que te faz destacado em relação aos demais? E o que tens que não tenhas recebido? E, se o recebeste, então qual o motivo do teu orgulho, como se não o tiveras ganho? 1 Coríntios 4:7
A humildade não é opcional. O orgulho é um inimigo e uma ofensa ao Deus santo. Deus não apenas está distante, mas se opõe ao orgulhoso. A soberba precede a ruína e a altivez de espírito a queda.
Alguns têm orgulho da sua humildade. É verdade, o orgulho é enganoso.
Deus não quer ferir seu orgulho, mas eliminá-lo.
A verdadeira da mudança da cultura começa no coração do homem regenerado e, apenas depois, ele pode transformar a cultura. Quem mantém pequenos pensamentos pecaminosos nunca reterá os grandes pensamentos de Deus.
Profético
Antes de uma grande reforma na sociedade, precisamos ser transformados. Importa-vos nascer de novo.
Veremos uma geração poderosa se levantar, mas composta por pessoas humildes. A grande tentação de Jesus foi descer da cruz. Nós não podemos ter sequer cinco minutos fora da cruz, porque carregamos um testemunho.
A melhor propaganda de uma igreja são pessoas transformadas. O espírito do homem é a lâmpada do Senhor. Cristo em nós, a esperança da glória!
Importa amadurecer, desenvolver a salvação, a promessa é:
- Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Provérbios 4:18
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo
Assista esta ministração no Youtube