Um dos maiores desafios do Reino de Deus é estabelecer conexões entre gerações.” – Pr. Coty
Marcos Borges (Coty)
Na segunda ministração do segundo dia da CG 2023, o evento recebeu o pastor, missionário, conferencista e escritor Marcos Borges, mais conhecido como Coty, que abordou o relacionamento entre gerações sucessivas.
Nem sempre a capacitação é suficiente para vencer algumas provas no que tange ao estabelecimento de uma nova geração profética.
Marcos Borges (Coty)
Coty ressaltou a importância de vigiar e estar em posição de observar as armadilhas dispostas diante de nós, dando como exemplo a passagem de I Reis 13, onde um profeta anônimo é morto por um leão.
- “Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; e o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver.” 1 Reis 13:24
Ele destacou que o preparo e o desempenho do jovem profeta não foram suficientes para livrá-lo de seu destino trágico, logo após desobedecer a palavra de Deus. Coty mostrou como o conflito geracional pode ter provocado a derrota daquele profeta, uma vez que sua queda está relacionada à intervenção de um velho profeta.
Muitas vezes, quando Deus te dá uma palavra profética, essa palavra é acompanhada de recomendações. Ou melhor, provas que visam obviamente fortalecer e estruturar o nosso caráter. Jamais separe ministério de caráter.”
Marcos Borges (Coty)
O Senhor havia estabelecido três recomendações claras para esse jovem profeta: não comer pão, não beber água e não voltar pelo mesmo caminho por onde foi. Assim, talvez o seu descuido tenha sido esperar que o ataque à sua espiritualidade viesse do rei idólatra, quando, na realidade, veio por meio do profeta mais velho.
É o dilema de quando você está entre obedecer a palavra de Deus ou ceder ao constrangimento espiritual de um profeta estabelecido.”
Marcos Borges (Coty)
É possível que o velho profeta tenha enganado o jovem por inveja ou medo de perder sua visibilidade. No final, ele envelheceu, mas não amadureceu. Assim, temos que estar alertas para os sinais de que estamos nos afastando do caminho certo e avançando em um processo de envelhecimento destrutivo, quando deveríamos estar preocupados em amadurecer sem perder a essência do relacionamento com Deus. Desse modo, Coty mostrou que um dos principais pontos fracos dos profetas são os presentes e a bajulação, que têm o poder de comprometer a plataforma profética dos homens de Deus.
Você que já é um profeta experiente, guarde o seu coração. Confie em Deus no seu chamado. Não se sinta ameaçado pelo profeta novo levantado por Deus. O seu inimigo não é ele, é a sua inveja. Esse é o seu inimigo.”
Marcos Borges (Coty)
Outro cuidado que Coty recomendou aos profetas é estar atentos aos perigos do misticismo. Toda fé sem base bíblica é superstição. O amadurecimento espiritual envolve afastar-se do misticismo e da superstição. Esse é outro cuidado que devemos ter em nosso desenvolvimento espiritual. O diabo explora muito o misticismo para afastar pessoas abençoadas de sua promessa.
Um terceiro cuidado que devemos ter é com as sutilezas das falsas profecias. A mais velha e poderosa estratégia de engano é usar o nome e a palavra de Deus em vão. Toda profecia tem pelo menos três fontes: ou é de Deus, ou do diabo, ou é da própria pessoa que está tentando impor sua vontade a alguém. Mas a Bíblia já alerta que não devemos usar o nome do Senhor em vão, pois Ele não terá essa pessoa por inocente.
Uma falsa profecia te induz à rebelião. A premissa básica de uma profecia é que ela vem para confirmar o que Deus já te falou, e não para mudar o que Deus já te falou. Primeiro Deus testifica sua vontade no coração da pessoa, e depois Ele usa profetas para confirmar.”
Marcos Borges (Coty)
O quarto perigo ao qual os profetas devem estar atentos é a bajulação profética. Não basta apenas resistir à tentação dos presentes, mas discernir entre a bênção de Deus e a bajulação do inimigo, que tenta nos aprisionar em um caminho de desobediência e rebelião.
A palavra de Deus está acima de pessoas e ministérios. Com isso em mente, podemos tirar algumas lições da história do profeta jovem que foi levado ao fracasso pelo profeta mais velho. A primeira lição é que sua falta de zelo e discernimento provocou sua queda. Os resultados são importantes, mas não nos deixemos distrair por eles. As experiências mais inusitadas são aquelas em que nos sentimos derrotados, mas que provocaram grande mudança e transformação na vida de alguém.
Seja um dispensador fiel. Deixe os resultados com Deus. A gente nunca consegue saber de fato o que Deus está fazendo no coração das pessoas.”
Marcos Borges (Coty)
Outra lição é reconhecer e ter consciência de que há muita coisa que Deus fará com ou sem a nossa ajuda. Entender que somos únicos e preciosos, mas não indispensáveis para Ele. E mais importante que o dom e o chamado ministerial é a vida, a santidade, a entrega, o caráter e a perseverança.
O desequilíbrio entre carisma e caráter é algo destruidor. (…) Carisma e caráter é o que realmente nos faz voar no espírito.”
Marcos Borges (Coty)
Coty encerrou comentando a frase: assim como a mosca morta faz o unguento do perfumador exalar mal cheiro, assim é para a sabedoria e a honra um pouco de estultice. Deus nos alerta para não deixarmos contaminar nossa unção com nossas pequenas fraquezas. Para cuidar da unção, é preciso cuidar da motivação. O principal sinal de uma liderança reprovada é quando a unção é substituída pelo ciúmes. Quando a unção de Deus se retirou de Saul, ele abraçou com força a inveja que tinha de Davi. Muitas vezes, no choque de gerações, essas provas estão em pauta, seja da geração mais nova, seja da mais velha.
“Pai querido, muito obrigado pela sua presença conosco. Obrigado porque o Senhor é um Deus zeloso. Invocamos o seu discernimento sobre nossas vidas. A capacidade de investigar o nosso próprio espírito. Às vezes é fácil não discernir as provas do processo que o Senhor tem para cada um de nós. Que o Senhor possa abrir os nossos olhos, que o Senhor derrame no nosso espírito o Espírito de Cristo. Nesse lugar, queremos agradecer as coisas tremendas que o Senhor tem feito. E nós invocamos essa palavra, quando Joel diz que nos últimos dias, Deus diz: derramarei do meu Espírito sobre toda carne, os filhos e as filhas profetizarão, jovens terão visões, os velhos terão sonhos. E os sonhos dos velhos é a empolgação daquilo que o Senhor quer fazer da próxima geração. E nós queremos declarar bendita é a sua igreja. A noiva de Cristo. É como um exército com bandeiras. Bendita é sua igreja. A tenda dos justos florescerá. Nós profetizamos sobre essa nova geração, que eles possam fazer as obras que nós fizemos e mais ainda, em nome de Jesus. Que Deus te abençoe.”
por Henrique Guilherme/CNConteúdo