No décimo dia do Profetizando 2023, que ocorreu nesta sexta-feira (9) na CN Hípica Hall, a Comunidade das Nações recebeu o pastor Gerson Costa, especialista em gestão financeira e prosperidade. O culto começou animado, com o grupo de louvor da casa comandado por José & Joyce cantando sucessos como Atos 2, de Gabriela Rocha, Quero Conhecer Jesus, da Cia. SALT, e Peregrino e o Fogo Nunca Dorme, de Alessandro Vilas Boas, que inspiraram os presentes a enxergar a grandeza, a glória e a perfeição do nosso Senhor Jesus Cristo.
Palavra Profética
O poder e a glória do Senhor estiveram presentes na palavra profética do pastor Elísio Luz, que fechou a adoração com versos que produziram um ambiente de justiça, paz e alegria aos presentes.
“Muitos aqui vieram buscar os olhos daquele que tudo vê. Vieram aqui buscar e adorar o rei dos céus. E Deus falou comigo a respeito do que está acontecendo neste lugar. De cada um que está investindo o seu tempo, a sua vida, em buscar ao Senhor. Um tempo está sendo alcançado como em Ezequiel 47. E aqui está acontecendo algo maravilhoso porque é como um rio se formando nos altares do Deus vivo. E eu quero dizer que esse rio está correndo para o 2023. E ele está entrando naquele ano. O Espírito de Deus está entrando em 2023 e Deus está convidando você a atravessar o rio”, destacou.
As palavras do pastor Elísio convergiram com o conteúdo da pregação do convidado, adiantando a mensagem de que não existem forças no mundo para nos tirar a vitória quando estamos agindo de acordo com os princípios de Deus e dentro dos propósitos que Ele tem para nossas vidas. Isso que é palavra profética!
“Ele está empoderando os seus pés. Está tornando os seus pés firmes. Está tornando os seus pés prontos para tomar posições em 2023. Deus está dando agilidade a você. Aquilo que você esperou por anos, pode acontecer em horas ou em dias (…) porque o Senhor está fazendo algo especial para você. Agora Deus está te firmando porque a água do Espírito está nos seus lombos. Muitos vão esbarrar em você, mas não vão te derrubar, porque você está firmado no Espírito de Deus. O Espírito Santo está te arrastando agora”, disse.
O bispo JB Carvalho falou em seguida, mostrando como a turbulência política que presenciamos no Brasil tem uma raiz espiritual. Nosso bispo falou como o conflito espiritual que ocorre sobre o país tem impactos no mundo material, mas que a vitória sempre pertence ao Senhor. O bispo orou pelos presentes com as palavras:
“Obrigado Senhor, porque nós perdemos uma copa do mundo, mas não perdemos a copa da vida. O que queremos é vencer a copa do Brasil. Ponham suas mãos nesta incrível pátria e guarda no Senhor suas intenções. Livra-nos do mal. Envia anjos que não conhecem ainda este planeta. Tantos milhões que estão orando pelo Brasil dentro e fora. Ouça nossos clamores e responde, pois o sol da justiça nascerá dissipando as trevas e a escuridão. Vem julgar o segredo e os corações dos homens. Traz luz! Haja Luz! Que venha raiar o dia. Vai amanhecer. O Brasil vai amanhecer. Senhor, venha sobre nós o teu Reino. Venha o teu Reino. Que se faça na terra como é no Céu”, profetizou.
Em seguida, o bispo reforçou a necessidade de declarar palavras proféticas sobre o Brasil. Deus quer estabelecer seu Reino sobre a terra e sobre o Brasil. E é nosso papel buscar conhecer a vontade de Deus e declarar sobre o país um futuro que convirja com esse propósito.
Que se faça no Brasil como no Céu. Em cada estado dessa nação. No agro, nas capitais, nas grandes metrópoles, nas periferias. Que a violência seja exterminada. Que se faça justiça. Que o poder do mal seja vencido. Que as trevas sejam dissipadas pela luz que chegou. Venham curas. Venham manifestações do avivamento no interior de cada jovem, de cada criança, de cada adolescente. Derrama sobre nós chuva serôdia. Derrama sobre nós o teu Espírito
JB Carvalho
Em seguida, o bispo passou a palavra ao pastor convidado, Gerson Costa, escritor, consultor de empresas e especialista em gestão financeira. Gerson, que é conhecido pelos seus livros “Seu Dinheiro Pode Mais” e “Saindo do Cativeiro Financeiro”, lançou recentemente o seu mais novo sucesso, “Educando Filhos Financeiramente Saudáveis”, e apresentou o seu mais novo projeto: a Escola de Crescimento, Growth School.
- Onde não há conselho, fracassam os projetos; mas na multidão de conselhos o sucesso se estabelece. Provérbios 15:22
A ministração do pastor Gerson teve como centro de gravidade a apresentação de conselhos para o crescimento financeiro em 2023. Entretanto, ele orientou sobre a necessidade de saber onde pegar conselho.
Há uma diferença entre opinião e conselho. No conselho existe comprometimento; na opinião, não
Gerson Costa
Ele destacou que existe uma diferença entre opinião e conselho, mostrando que a principal característica do conselho é o comprometimento. Nesse sentido, Gerson alertou que a fonte do conselho importa para o resultado que você vai obter e que, de todas as fontes, não há nenhuma mais poderosa do que a palavra de Deus. Ou seja, os conselhos que Deus nos dá através da bíblia.
“Existem coisas que Deus quer fazer, mas que depende de você começar”
Para reforçar o seu ponto, o pastor usou passagens bíblicas para apresentar seis conselhos para a prosperidade financeira que o ajudaram ao longo de sua vida e que podemos usar para obter sucesso financeiro em 2023.
- Não devemos esperar acabar, escassear, para nos movimentar
Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. 1 Reis 17:9
Ao comentar a passagem de 1 Reis 17:9, Gerson lembrou que a seca e a fome afetaram uma nação inteira, desde os mais pobres até as maiores autoridades, mas em determinado momento a viúva de Sarepta foi poupada daquele sofrimento. Muitas vezes nos deparamos com situações parecidas, onde prosperamos em meio a uma situação de crise ou vemos pessoas se dando bem em meio à escassez.
Nesse sentido, o pastor nos lembrou que quando estamos ligados a um propósito de Deus, podemos escapar do castigo que está afetando todos ao nosso redor. No caso da viúva de Sarepta, ela foi poupada porque estava ligada a um propósito de Deus através de Elias.
Gerson então entregou seu primeiro conselho para fortalecer nossa saúde financeira em 2023:
Não esperar acabar, escassear, para se movimentar
Não esperar a crise para se mexer. Não esperar o problema para fazer algo por sua vida financeira. No caso da passagem, o profeta foi provocado pela seca para agir, mas ele poderia ter agido antes. É natural ter alguma resistência à mudança, mas devemos estar atentos para os sinais de Deus de que devemos mudar. Devemos estar abertos à mudança.
“Deus quer que você cresça, mas isso não vem sem movimento”.
- 2) É importante buscar e fazer boas parcerias
- Porém, depois disto, Jeosafá, rei de Judá, se aliou com Acazias, rei de Israel, que procedeu com toda a impiedade. E aliou-se com ele, para fazerem navios que fossem a Társis; e fizeram os navios em Eziom-Geber.
Porém Eliezer, filho de Dodava, de Maressa, profetizou contra Jeosafá, dizendo: Porquanto te aliaste com Acazias, o Senhor despedaçou as tuas obras. E os navios se quebraram, e não puderam ir a Társis. 2 Crônicas 20:35-37
É necessário avaliar nossos relacionamentos e rejeitar parcerias reprováveis à missão que Deus tem para nossas vidas. No caso da passagem de 2 Crônicas 20, Deus puniu Josafá por causa da parceria com Acazias. O Senhor pode destruir as nossas empreitadas se elas não estão de acordo com a sua vontade e seus princípios.
Ele também lembrou da tempestade que Deus mandou contra o barco que Jonas usou para tentar fugir da sua missão. A tempestade afetou todos que estavam no barco, não apenas Jonas. A mensagem do pastor é que devemos tomar essas lições para orientar nossos relacionamentos e avaliar com quem temos nos associados, buscando agir conforme os propósitos e princípios de Deus.
- Não devemos ter medo das missões que Deus nos dá
E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças. E Ló disse-lhe: Ora, não, meu Senhor! Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas eu não posso escapar no monte, para que porventura não me apanhe este mal, e eu morra. Eis que agora aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora, deixe-me escapar para lá, para que minha alma viva. Gênesis 19:17-20
O terceiro conselho foi inspirado na sentença de Deus contra Sodoma e nas instruções dos anjos para que Ló fugisse para o monte. Ló teve medo de fazer conforme a palavra de Deus e não foi para o monte, mas para uma pequena cidade que havia perto dali. Isso acabou por lhe render uma maldição, pois foi dali que nasceram os moabitas e amonitas, que pelejariam contra a vontade de Deus nos séculos seguintes. A lição é que, se o Senhor está nos orientando a algum lugar, não devemos ter medo e temos que fazer exatamente conforme Ele nos instruiu.
O pastor alertou que o diabo sempre vai tentar colocar medo nas pessoas que Deus quer usar. Por isso, não devemos nos orientar pelo medo, mas devemos confiar em Deus e seguir os propósitos que Ele nos confia. Muitas vezes, o medo que temos é espiritual. E quanto mais medo temos de tomar uma decisão com lastro espiritual, é porque esse medo está sendo provocado por influências demoníacas. Isso não deve nos desanimar, uma vez que se o diabo está tentando nos dissuadir de alguma coisa, é porque estamos indo na direção da vontade de Deus. E se estamos fazendo conforme a vontade de Deus, vai dar certo.
“O diabo não vai tentar te colocar medo se você está onde ele quer, ou seja, longe do que Deus deseja para nós”.
- É necessário se atualizar constantemente.
E Davi levantou-se, e fugiu aquele dia de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate. Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares? E Davi considerou estas palavras no seu ânimo, e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate. 1 Samuel 21:10-12
O quarto conselho do pastor Gerson foi inspirado no primeiro livro de Samuel e nos conflitos de Davi com os gigantes filisteu: se você quer vencer, atualize-se constantemente. Na passagem de 1 Samuel 21, Davi teve medo de Aquis. Ele sabia que a mesma tática que usou para derrotar Golias poderia não funcionar para vencer o segundo gigante. Ou seja, até mesmo os gigantes buscam se aperfeiçoar e se atualizar.
Da mesma forma, os problemas que aparecem em nossas vidas nem sempre são os mesmos ou se apresentam da mesma forma. Nossos gigantes se atualizam e não podemos achar que há uma fórmula que sempre vai dar certo. Os desafios mudam e devemos nos atualizar para enfrentá-los adequadamente.
- Você não deve se definir pelo que vive agora
E José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá. E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Gênesis 39:1-2
O quinto conselho do pastor Gerson foi inspirado na experiência de José no Egito: não se defina pelo que você vive agora. Não defina sua empresa pelo tamanho que ela tem agora. No caso de José, ele ainda era escravo na casa de Potifar. Mas para Deus ele já era o que está na palavra: varão próspero ou homem próspero.
Não devemos nos ver com olhos descrentes, mas com olhos da promessa. Devemos saber que somos grandes aos olhos de Deus e devemos viver conforme os planos que Ele coloca em nossos corações, não conforme o que as aparências e o medo tentam nos convencer.
“Não se defina pelo que você está vivendo hoje, porque Deus é poderoso e você vai viver coisa que você duvida que seja possível”.
- Nunca rejeite um convite de Deus ao sacrifício
Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. Porém disse Samuel: Como irei eu? pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o Senhor: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: Vim para sacrificar ao Senhor. E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser. Fez, pois, Samuel o que dissera o Senhor, e veio a Belém; então os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda? E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao Senhor; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício. 1 Samuel 16:1-5
Gerson nos explicou como, nessa passagem, Samuel está com medo de ungir o próximo rei de Israel, pois temia a reação de Saul. Ele é instruído por Deus a ir à cidade de Jessé e convidar sua família a se santificar e participar do sacrifício. Mas quando chega à cidade, Samuel convida todos a participar do que ele faria.
O interessante é que mesmo assim apenas Jessé apareceu para participar do sacrifício e somente sua casa recebeu os seus frutos. E esse foi o último conselho:
Nunca rejeite um convite ao sacrifício, porque é somente por meio do sacrifício que você pode fazer parte daquilo que Deus preparou para você
Gerson Costa
Bênção Apostólica
O bispo fechou o décimo dia do Profetizando 2023 falando da forma como Deus pode multiplicar por dez as bênçãos daqueles que o temem e se entregam à sua palavra. Ele falou como deseja nos dar uma bênção exponencial e liberou uma palavra de finalização, de completitude, de plenitude. Nada faltando, nada quebrado, nada fora do lugar.
“Que exista tudo que você precisa no pacote de Deus de 2023. Que haja plenitude de bênçãos. Que haja de fato uma bênção integral”.
por Henrique Guilherme/CNConteúdo
Veja a ministração do décimo dia do Profetizando 2023 no Youtube: