Home Devocionais do Bispo O Amor é eterno

O Amor é eterno

0
amoreterno

o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.
Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.
1 Samuel 22:1, 2 (ACR).

A Bíblia não esconde a vergonha na vida das pessoas. Existem muitos textos bíblicos e exemplos de pessoas que poderiam ter tido suas vergonhas encobertas, como Ana, que era estéril e em sua época isso era uma grande vergonha para as mulheres, ou Jefté, que foi um bastardo, ou a mulher com enfermidade de hemorragia conhecida como a mulher do fluxo de sangue, que vivia solitária, sozinha, envergonhada, ou, ainda, a mulher samaritana, que havia sido repudiada por seus ex-maridos.

Nossa cultura não consegue entender alguns textos bíblicos porque nós não conhecemos a fundo o que as Escrituras revelam. Nós temos uma visão superficial e parcial desses exemplos citados, por exemplo, a mulher samaritana tinha sido cinco vezes repudiada e fazendo-se uma interpretação histórica desse texto, sabe-se que uma mulher não poderia pedir divórcio naqueles dias. Verifica-se, então, que ela havia sido abandonada e Jesus a encontrou pelo caminho e fez desse encontro particular com ela um discurso tão relevante como ele faria para um auditório. Jesus gastou tempo com ela, mesmo sendo com uma única pessoa.

Todos esses exemplos, dentre outros registrados nas Escrituras, referem-se a pessoas com muita vergonha na vida, mas que obtiveram vitórias sob o escárnio, sob a zombaria e sob a vergonha. Na caverna de Adulão aqueles homens eram os páreas, os rejeitados da sociedade que transformaram o desprezo que eles foram alvos em energia para vencer . Diga para o seu irmão: NESTA NOITE VOCE VAI APRENDER A TRANSFORMA O DESPREZO EM PODER  diga pra ele O DESPREZO SO E DESPREZO QUANDO VOCE O PREZA. A Vergonha na Biblia, na vida está fortemente associada ao abuso, ao Bullying hoje nos vemos as pessoas cheias de vícios, tomando remédios controlados, cheios de depressão, expressando violência , ate mesmo atentando contra a própria vida, com distúrbios alimentares cheias de medo e cheias de rejeição. A vergonha vai lhe dizer que você nao é suficientemente bom. Para Yun a vergonha é o pântano da alma. Todos nós conhecemos essa sensação da vergonha, as únicas pessoas que nao sentem vergonha sao os sociopatas, pessoas que nao tem empatia ou capacidade de se relacionar com outras pessoas, eles sao os que nos chamamos de sem-vergonha, alguns deles optaram por ter um estilo de vida de zombadores, escarnecedores e pra nao sentirem mais vergonha eles trabalham com o menosprezo, mas eles de fato querem enxugar o gelo, tapar o sol com a peneira, eles se tornam a voz audível da vergonha, mas no fundo sao eles os mais afetados por ela. A vergonha contudo tem uma voz subjetiva, e sempre presente na vida das pessoas.

Nós a encontramos quando seguimos em diante em determinação para fazer algo e nós dizemos vamos fazer isso, vamos fazer aquilo nessa hora a vergonha grita Hã hã! Você nao é suficientemente bom, você nao terminou a faculdade, seu marido te deixou, sua esposa te traiu, eu sei o que fez a tua mãe, sei de onde veio a tua família, sei de onde você veio, sei que você foi abusado quando era criança. Você nao é suficientemente bonito, ou esperto, ou talentoso. Os fariseus disseram a Jesus quando queriam desqualifica-lo “tu és gerado nascido em pecado” eles se referiam a mae de Jesus que apareceu gravida. Acredite nem todos acreditavam na historia da moça que engravidou pelo poder do Espirito Santo. Eles fizeram uma investigação de Jesus, pra ver se Ele poderia fazer as coisas que Ele estava fazendo, eles queriam envergonha-lo. A vergonha é aquela coisa que você diz que vai fazer a si mesmo algo, ela vai dizer a você “quem você pensa que é pra fazer isso?” mas hoje Deus esta lhe dizendo que você pensa que é para nao fazer isso? A vergonha é diferente da culpa. A culpa diz errei, a vergonha diz eu sou um erro.

A Dra. Benny Brown é uma das maiores especialistas no assunto vergonha e vulnerabilidade. Diz que a vergonha dirá a você que fará com que as pessoas que chegarem perto de você descubram que você nao é merecedor de respeito, de dignidade ou de apreço, então você nao consegue amar as pessoas porque você se sente indigno do amor delas e na verdade você ama as pessoas como você se ama. Por causa disso nós optamos por distanciar as pessoas de nós de relações mais próximas e intimas. Então mantemos as pessoas longes, porque estamos tentando manter os nossos medos, nossas fobias e nossa vergonha. Nos escondemos dentro de nós achando que quando as pessoas chegarem perto vai nos rejeitar por aquilo que somos. Kris Vallotton diz “que normalmente essa pessoa, que se sente assim vai criar um caso contra outra pessoa pra que ela nao se aproxime dela e continue assim conectadas aos seus próprios segredos, vivendo sozinho essa vida de auto-sabotagem, onde seus relacionamentos e conexões sao diretamente afetados por aquilo que elas tem dentro delas.

O que consolida a vergonha na verdade é uma mentira que nao sou bom o suficiente ou que você nao é digno de amor se você nao for perfeito. Alguém disse que Deus usa pessoas imperfeitas porque Ele nao tem outro tipo de pessoas pra usar. É preciso ter coragem para ser imperfeito. Porque muitos de nós estão tentando parecer assim e escondemos as crises e conflitos que trazemos. A vergonha dirá a você “hey você nao é suficientemente rico, você nao é suficientemente branco, na verdade você nao é nem branco e nem negro, ela diz pra você que você nao é suficientemente negro” em alguns lugares por exemplo nos Estados Unidos se o sujeito nao for totalmente negro as pessoas vao dizer que ele nao é suficientemente negra, você nao é negro nao! Você nao é dos nossos! Você nao é suficientemente bonito ou inteligente. A vergonha ela é o medo da dissociação.

Existem muitas pessoas com os coracoes partidos se sentindo excluídas, indesejadas, inadequadas ou que as fazem viver dissociadas, alienadas, solitárias com as suas frustrações. Intimidade é chegar bem perto pra ver o que há lá dentro. E algumas pessoas nao querem ter alguém tao perto, então elas recusam ter qualquer relação de intimidade porque elas nao querem que as pessoas vejam o que eles tem lá dentro. O que dá sentido a vida sao conexões, conexões sao as chaves de uma vida bem sucedida, conexões sao as chaves para uma vida feliz. Quantos querem ser felizes aqui? A chave de uma vida feliz sao relacionamentos. A chave para uma vida feliz sao conexões. 

E conexões é a capacidade de nos relacionar abrindo mao das diferenças. Neurobiologicamente nós fomos desenhados para conexões, fomos criados para ser amados e para amar,  amar e ser amados, para dar e receber. Nós vivemos assim em comunidade porque a vida é uma vida comunitária. A cruz é a sua relação vertical com Deus, a cruz é a sua relação horizontal com o próximo. Ama a Deus sobre tudo e ama ao Teu próximo como a si mesmo. Mas a segunda relação principal que você tem é com você mesmo, porque enquanto você nao conseguir relacionar, comungar com você, você nao vai conseguir relacionar com o outro. Relacionamentos sao chaves para uma vida bem sucedidas. Jonh Maxwell define ter sucesso como que ter as pessoas mais importantes da sua vida perto de você.

Para permitir verdadeiras conexões nós temos que nos deixar ser vistos e deixar ser visto significa tirar alguns apetrechos, significa retirar alguns expedientes que nós nos blindamos afim de revelar de fato que nós realmente somos, mas o quebrantamento ou vulnerabilidade é um risco. É o risco emocional, é uma exposição, é uma incerteza. Mas o quebrantamento ou a vulnerabilidade é a coragem de nos deixar ser vistos. Eu sei que muitos aqui nao estão gostando disso porque eles procuram esconder seus medos pra si mesmo, dai se tornam andarilhos, sem raízes, ermitões, errantes, gente fugitiva que busca valor e aceitação das pessoas de alguma forma que nao tem problema de romper alianças, já está no quinto casamento, nao consegue ter um emprego fixo durante muito tempo, nao tem nem endereço. Então essas pessoas se escondem e buscam aceitação através de títulos acadêmicos “eu sou Phd, doutor” ou então através de extravagancias.

Ha pessoas com a natureza extravagante eu reconheço! Eu amo isso, mas ha pessoas que tentam parecer extravagantes e sabemos que nao sao, elas so querem chamar a atenção pra si. Então elas se refugiam nas drogas , ou no sexo, ou na bebida, ou na pornografia, mas essas coisas so aumentam o foço e o buraco vai ficando cada vez mais fundo. A primeira lei dos buracos é pare de cavar. Quando me sinto importante, digno de amor e de aceitação então eu exijo que as pessoas me tratem da maneira como eu me vejo e como eu me trato. Quando temos dentro de nós esse sentido de dignidade pessoal, de merecimento, de aceitação, quando eu tenho uma boa relação comigo, nós cultivamos um sentimento de integração e conexão. Conectar-se é fácil porque nós estamos desarmados. O  que nos separa da intimidade é o medo de que nao somos dignos e se que aquela pessoa descobriu se o que temos dentro de nós, elas nos rejeitarão.

Então nao se aproxime tanto, mantenha as pessoas distantes. Então fazemos um jogo, o jogo de sermos aceitos. Entramos numa campanha publicitaria pra vendermos a nós mesmos. Hey vote em mim! E as vezes mudamos a embalagem, mas o conteúdo continua o mesmo, falamos de nós como se nao fossemos nós. Ja viu pessoas que falam de si mesmo em terceira pessoa. O JB é isso, o JB é aquilo!!!! Alguém se chamando de ele. Diga pro seu irmão “Estranho isso.” Esse é um grande passo pra se torna um Smugle. Você lembra do Senhor dos Aneis “máster, máster my precious” um monstrinho que só tem olhos pra si, impressionante.

A proposito pergunte para o seu irmão. “ você esta com você agora?” essas pessoas estão cultivando essas patologias da alma quando elas nao se encaram e nao conseguem lidar com seus conflitos, fugindo deles se tornam errantes sem profundidade e sem intimidade. Quando alguém foge de intimidade esta querendo esconder alguma coisa, e normalmente aquilo que elas querem esconder é o que muitas pessoas querem saber nao para expo-las, mas para liberta-las e faze-las um como nós somos. Você trata as pessoas da maneira como se trata , mas se você viver pra preservar, pra sobreviver você vai se tornar numa identidade luciferiana, pessoas resolvidas sob sua importância pessoal, sao aquelas capazes de se atropelar e seguir adiante, pessoas simplesmente resolvidas na questão do ego atropelam a si mesmas e incrivelmente mais importante sao seus próprios olhos, sao os capazes de fazerem seus maiores sacrifícios pelas pessoas.

Porque a grandeza é isso, é sacrifício. Mas quem nao se resolve por dentro luta a vida inteira pra se preservar, ele vive na defensiva, tentando se defender ou se promover, então ele fala de si mesmo, faz publicidade de si mesmo, faz propaganda de si mesmo. Esses dias eu vi uma mensagem de uma pessoa falando “nao fui eu gloria a Deus, essa pessoa foi abençoada mas nao fui eu quem abencoei ela” ela estava querendo dizer que foi ela, mas dizer que nao foi, querendo dar a gloria pra Deus, mas estava roubando a gloria de Deus na confusão da alma dela. Entao a auto-promocao tem um custo muito caro. Porque você vai ter que sustentar uma posição que você se colocou a vida inteira e que você nao tem força pra segurar, e uma hora você surta. Jesus disse quem ama sua vida vai perde-la e quem perde sua vida por amor a mim vai ganha-la, a logica de Jesus é perder pra ganhar, quem quer ganhar tem que aprender a perder, pra ele é melhor sofrer prejuízo do que entrar em contenda, é melhor perder do que arrumar um barraco, quem nao tem certeza da sua posição vive asseverando sua posição, hey! EUSOU O BISPO!!! Tem pessoas que dão carteirada onde chegam. O Brasil é o país do você sabe com quem esta falando. Essa semana na Conferencia Global um segurança me parou quando eu estava entrando pra estacionar o carro, eu nao estava devidamente credenciado, então ele passou um radio para confirmar. O Coty vendo aquilo disse “eles estão fazendo um ótimo trabalho aqui JB” nao…nao..voce nao sabe, da outra vez eu fui barrado mesmo, o sujeito parou na porta e disse nao pode entrar e eu gritando alguém me salva aqui, por favor alguém me salva. Parecendo um menino perdido. Tem gente que imposta a voz “você sabe com quem está falando” mas nao foram poucas as vezes ques as pessoas foram embora ou desistiram de enfrentar as situações quando foram questionadas de quem elas eram. É preciso ter coragem pra ser imperfeito! Brand Brown diz que coragem vem da palavra coração que significa contar a historia de quem nós somos de todo coração.  Nao estou dizendo pra você se expor por ai ao inimigo, ou sair se abrindo pra estranhos, mas pra se desarmar, abrir o coração e contar sua historia, tirar aquilo que tanto te perturba e aparece a noite em seus sonhos, trazer pra fora, expor pra ser curado. Quanto mais quebrantando você for, mais vulnerável mais belo você se torna. Pessoas feridas vivem em estado de alerta, você sabe que elas estão feridas porque você mexe com a fera, qualquer coisa é um agravo. QUE?! Elas nao relaxam encaram a todos como possíveis inimigos, é preciso ser gentil com você pra ser gentil com os outros. A segunda conexão mais importante que você tem é com você.

Nao podemos ser gentis com os outros se nao formos gentis conosco mesmo. Porque ser quebrantando, ser vulnerável e ser poderoso. O contrario de ser quebrantado, vulnerável e ser dissimulado. E ter uma sombra sobre si é viver nas sombras. Repito é viver nas sombras. O sacerdote antes de sacrificar ele tinha que se encontrar consigo, olhar pra bacia cheia de agua e se  ver. É preciso se enxergar, se perceber, se discernir, se encontrar, se conhecer como diria Socrates, conhece-te a ti mesmo.

Nao seremos nós mesmo quando estivemos feridos, machucados e na defensiva. A verdade é que nao dá pra se esconder o tempo todo. Vai vazar uma hora, por algum canto você vai ver que existe um desiquilíbrio, uma desarmonia, quando o sujeito é muito pra algo, tem algo sendo escondido. Quando o cara é santarrão, critico, exortador pode saber tem coisa ai. Essas coisas se transformam em legalismo religioso, tem gente que é gente boa, legal, bacana, que sorri, abraça as pessoas ai se converte fica pior vira sentenciador, julgador, manda os outros pro inferno “você vai virar churrasquinho”. Quanto mais medo nós temos mais implacáveis nós somos. Nós dizemos aos outros que somos perfeitos, mas acredite isso nao vai funcionar. Mas o que esta por tras de um profundo sentimento de dignidade, de um profundo sentimento de merecimento a resposta a isso é amor incondicional. Pessoas com dignidade pessoal pode dizer as outras pessoas “hey Eu te amo primeiro” você falou isso pra sua esposa antes quando vocês iam se casar, quando você pediu ela pra namora sem medo de receber um fora. Quantos aqui levaram um fora da esposa antes? Levanta a mao, fica vulnerável, vamos la se quebranta, eu levei um fora. Apareceu um aqui, apareceu outro ali, começou  a aparecer só foi eu me expor me vulnerabilizar que todo mundo que tomou fora levanta a mão.

Eu chamei ela pra comer uma pizza e ela disse pizza nao combina com você, se você me chamasse pra orar, jejuar, ou seja, ela nao queria comer pizza comigo. Esse negocio de dizer eu te amo primeiro é muito poderoso, sabe porque você? Porque você resolveu encarar o risco. So quem tem auto estima, valor próprio, dignidade que pode dizer eu te amo primeiro, nao importa a sua resposta. Eu te amo primeiro é estar disposto a fazer algo sem nenhuma garantia, significa investir em uma relação ainda que significasse um nao. E ao mesmo tempo dizer vou continuar te amando nao importa o que você fizer. Nosso trabalho aqui na Comunidade das Nacoes nao é dizer a você o quanto você é perfeitinho e sem defeito, mas confrontar seus erros, mas que que mesmo assim apesar dos seus erros você é digno de ser amado aceito e reintegrado. Você nao pode ensinar aos seus filhos que eles sao perfeitos, mas apesar de imperfeito eu vou te amar pra sempre incondicionalmente, sem motivos e nem razoes eu te amo primeiro.  Eu falava pra Chara eu te amo, ela dizia eu também te amo, eu respondia mas eu te amo primeiro ela nao podia dizer nada. Porque eu a amei primeiro assim como Deus nos amou primeiro.

Assim como Deus te ama primeiro e como Ele nao tem motivos pra deixar de te amar e vai amar como amou Jesus para sempre, o amor de Deus por você é o amor que te amou primeiro.  Justamente tem que se aprender a ser autentico, ser autentico nao é ser uma copia barata, copiar, imitar ser verdadeiro e aprender a dizer o mais rápido quando você errar me desculpe, hey errei foi mal, me perdoa vamos enfrente. Então exponha-se pra ser visto olhe no fundo dos olhos do seu irmão e veja se ela tem coragem de te encarar. Amigo vou tirar seu desconforto agora, ame sem garantias de todo o seu coração, pare de gritar e comece a ouvir, trate-se com carinho, desfrute da sua própria presença. Pergunte pro irmão do outro lado “você esta com você agora?” aprenda as verdades mais difíceis sobre você, olhe se no espelho, veja se no espelho, se encare olhe bem fundo, pergunte a si mesmo: gosto do que vejo?

Eu nao estou falando da sua estética, da sua plástica, da sua aparência eu estou falando de algo mais fundo, estou falando daquilo que você esta se tornando, a medida que você segue você é transformado. Chegue em casa hoje olhe no espelho e pergunte gosto do que vejo? É tentador ficar do lado de fora da arena onde as coisas acontecem e criticar quem esta fazendo é fácil demais. Um critico deveria fazer melhor daqueles que ele critica. Quando você ve uma pessoa criticando outra pergunte”você é capaz de fazer melhor?”

Entao sua critica é aceita. Alguns escolheram viver a sua vida assistindo a vida dos outros, é isso que fazem aqueles que assistem novelas eles sao expectadores da vida dos outros e na verdade nao é vida porque nao estão falando de vida de verdade. Teodoro Roosevelt disse: “nao sao os críticos que contam ou que importam, nao é o homem que se senta e aponta, aquele que faz boas acoes, poderia ter feito melhor as coisas e como ele tropeça e cai. O credito no entanto vai para o homem que esta na arena que tem a cara suja de pó de sangue e de suor que quando esta na arena na melhor das hipóteses ele vence e no pior dos casos ele perde, mas quando falha o faz com grande ousadia.”

Eu vim aqui pra lhe dizer  venha para a arena e se você vencer você vai vencer, mas se você falhar, falhe com grande coragem, com grande ousadia. Essa é sua hora de entrar na arena e deixar a vida dos outros e viver a sua própria vida. Nao espere ser perfeito ou estar totalmente preparado viver é estar na arena e estar na arena e viver conectado as pessoas do seu destino. Relacionamentos sao tao importantes, porque somente conexões podem te levar as portas e ao outro lado da porta onde você nunca estaria se nao tivesse essas pessoas você esta a quatro pessoas de qualquer outra pessoa deste planeta, ou seja você esta a quatro portas de qualquer outra pessoa que existe aqui. Você esta a quatro relacionamentos do Barak Obama. Porque você conhece alguém, que conhece outro alguém, que conhece outro alguém que conhece o Barak Obama. Você esta a quatro relacionamentos de qualquer outra pessoa, por isso que as conexões sao as chaves para pessoas bem sucedidas. Pessoas bem relacionadas sao pessoas bem sucedidas, pessoas mal relacionadas sao pessoas mal sucedidas.  Reis vieram e assim eu termino, veja reis vieram com grandes posições e recursos vieram em camelos apra encontrarem Maria, Jose e o menino os recursos foram levados a casa onde eles estavam depois que Maria havia dado a luz.

A se conectar com as pessoas do seu destino você nao tem que ir a lugar nenhum, você so tem que ir ao lugar onde Deus te designou porque esses reis encontrarão esses endereços pra trazer a você ouro, incenso, mirra e tudo quanto você precisar pra alcançar o seu destino.  Qual é o problema? Sao relacionamentos superficiais, sem coração, sem exposição, sem vulnerabilidade, sem quebrantamento. Ha pessoas que fazem parte dessa igreja, mas nao tem a bencao que esta sobre nós porque elas sao superficiais elas recebem na margem elas estão com as aguas nos artelhos ou nos joelhos, alguns aqui e outros estão nadando de braçada. Jonh Maxwell diz: a verdadeira ligação, o verdadeiro alinhamento é o alinhamento do coração. Diga ao seu irmão, quero me conectar a você em um relacionamento saudável e poderoso. Diga a ele quando você encontra seu povo, você encontra seu destino.

Veja Também
.

Sugestão

Aquietai-vos – JB Carvalho