Home Devocionais do Bispo Há poder na herança e no chamado

Há poder na herança e no chamado

0
hapoder

Creio que aquilo que é seu, o que lhe foi dado, ninguém poderá tirar de você, pois isso permanecerá com você. Os poços e altares descritos na Bíblia têm uma repreentação, eles significam marcos que nossos pais deixaram para que nós, como uma herança. Três palavras sobressaltam no texto em referência: chamado, herança e poder. Existe poder na herança, assim como existe poder no chamado.

Quando as pessoas entram na eternidade tendo vivido uma vida de obediência em parceria com Deus, elas deixam para trás uma herança espiritual. Quem não tem pais espirituais, conexões relacionais íntimas, não tem herança e há muitas pessoas sem essa herança. A Bíblia diz que “o homem de bem deixa herança aos filhos dos seus filhos” e essa herança é tanto biologicamente, como espiritualmente. Pessoas sem pais, ficam sem herança, porque somente pais podem oferecer legado, ou herança aos filhos.

Quando Davi morreu, a Bíblia diz que ele morreu depois de cumprir o seu chamado. Antes de morrer, Davi separou todo o material que seria utilizado na construção do templo por seu filho Salomão. Davi preparou uma vantagem, ele preparou um avanço na obra e no projeto que seria do seu filho, que construiria o templo, ainda antes dele partir. O texto bíblico registra isso no livro de Atos, capítulo 13.36: “Porque, na verdade, tendo Davi, servido na sua geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, e foi posto junto de seus pais, e viu a corrupção. Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu”. Nessa passagem o testemunho sobre a história do rei Davi, onde descreve que, durante os dias em que ele viveu, ele cumpriu a vocação dele e cumpriu o seu propósito conforme a vontade de Deus. Depois de ter servido conforme a vontade de Deus, segundo o testemunho de Lucas, Davi foi para junto dos seus pais.

Particularmente eu gostaria que todas as pessoas pudessem dizer no final de suas vidas, ou na eternidade, esse mesmo testemunho, que serviram sua geração, conforme a vontade de Deus, e que só morreram após cumprirem o propósito de vida por todos os seus dias. Entenda que você pode morrer prematuramente se você não souber e não aprender valores e princípios que podem nos levar além daquilo que fomos condicionados a acreditar. Você não tem uma data para morrer, não existe um dia determinado para terminar sua vida, pois a Bíblia diz que “a sabedoria prolongará os seus dias”, ela também diz “honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolongue os teus dias”. Jesus ressuscitou os mortos porque nem todo mundo morre na hora certa. Nós temos que abandonar o fatalismo e o determinismo. Muitos dos pensamentos cíclicos que obtemos, de que as coisas já estão determinadas vêm de uma herança da concepção grega das moiras, que eram uma espécie de um oráculo que determinava tudo e que nada poderia deixar de acontecer, porque assim foi determinado. Porém, no pensamento judaico-cristão e bíblico, somos nós quem fazemos a história. São as nossas escolhas que nos levarão a um nível de sucesso e de conquista, ou nos impedirão de alcançar nosso chamado. Há pessoas na Bíblia que não conseguiram obter esse testemunho de cumprir a sua chamada.

O apóstolo Paulo disse “combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”. Essa é uma declaração de alguém que cumpriu o seu propósito e diz, em outras palavras, “eu terminei o que eu tinha para fazer”. Quando Jesus morreu, ele disse “está consumado”. Em três anos e meio ele consumou o que ele teria o que fazer. Por outro lado,, há muitas pessoas que estão morrendo sem cumprir a sua vocação, aquilo para o qual elas foram feitas. Deus está a procura daqueles que irão pegar o bastão e levarão adiante os planos dele, pessoas que ouvirão o chamado.

Você foi chamado, você nasceu com uma herança, pois cada ser humano que nasce traz consigo algo, uma bagagem. Mas o que pode acontecer quando a pessoa não se atenta para essa vocação e esse chamado? Ela perde a herança se não responde o chamado para aquilo que foram vocacionadas. Entenda que Deus tem planos detalhados para acontecer, conforme se lê no Salmos 139.16: Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. Nesse texto lemos que Deus escreveu a vida ideal para você, contudo cabe a você entrar na parceria com Deus para viver aquilo que foi escrito, ou não. A Bíblia também relata a história daqueles que não fizeram essa parceria com Deus. Imagine quando a outro parte não cumpre a aliança. Deus tem um acordo, uma aliança descrita em toda a Bíblia.

Quando Jeroboão dividiu o reino de Israel, sob uma palavra profética que Deus tinha dado por causa do pecado do rei Salomão. Deus havia condicionado a benção na vida de Salomão caso ele fosse obediente, mas Salomão desobedeu quando adorou os ídolos. Após a idolatria das suas mil mulheres, Salomão perdeu a benção. A Bíblia diz que Jeroboão receberia promessas caso fosse obediente. Contudo, com medo, ele abraçou dois bezerros. Ele colocou dois bezerros, um em Betel e, o outro, em Dã. Por causa disso, aquilo que lhe havia sido prometido, nao pode se cumprir. Da mesma forma pode acontecer, ou está acontecendo na sua vida. Se você não entrar na parceria com ele, muitas bençãos jamais acontecerão. É o que se chama de thelema, que é a vontade de Deus, em que é preciso a participação do homem para que Deus cumpra essa vontade. Ao contrário da palavra bolema, que se refere à vontade de Deus, a qual ele fará independente do que eu fizer. Noventa por cento que a palavra ‘vontade’ aparece na Bíblia, é thelema.

Os homens podem procrastinar e não attender o que foram chamados para realizar. O que Deus faz então, quando as pessoas não cumprem aquilo para o que Deus as fez para ser e para fazer? Deus passa o chamado e a herança para outra pessoa. Alguém cumprirá aquele chamado, porque Deus vai levar seus planos a diante. Ele deseja que você tenha parte nisso, mas você deve, também, querer fazer parte disso. Se você não quiser fazer parceria com Deus, ele arrumará outra pessoa para fazer essa parcerei com ele.

Quando algo está para nascer, isso fará parte de uma consciência coletiva. É o que Bill Gates faz. Ele sai da universidade de Havard para abraçar uma tecnologia que ele viu. Ele viu porque estava disponível. Estava disponível por Deus. E se Bill Gates não abraçasse aquilo, alguém abraçaria no lugar dele.

Quando o futuro quer se manifestar ele procura alguém.

Por algum motivo, pessoas deixam de manifestar o conselho de Deus durante suas vidas. Às vezes esses mandatos inacabados têm por causa, a morte prematura de alguém. Outras vezes isso acontece porque a pessoa caiu em desobediência. Ela não se alinhou com os planos de Deus e ao pecar ela perde a sua atribuição de completar a vontade de Deus. Vejam alguns exemplos bíblicos. Salmo 109.17: “Visto que amou a maldição, ela lhe sobrevenha, e assim como não desejou a bênção, ela se afaste dele”. Deus diz em Jeremias 2.12: “Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas”. A passagem do Salmos 109 se refere a Judas, pois em Atos no capítulo 1, o autor, Lucas, descreve a conversa entre os apóstolos no versículo 15:

“E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse: Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; Porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério.

Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniqüidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue. Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, E não haja quem nela habite, e: Tome outro o seu bispado. É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós. Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição. E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias.
E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido, Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.

Judas foi substituído. Outro tomou a sua herança e o seu chamado. Da mesma forma, Saul foi ungido rei de Israel, mas ele se tornou, falso, mentiroso e perverso. O profeta exortou o rei, depois que Saul desobedeceu a palavra do profeta, porque eram os profetas quem ungiam os reis. Há muita gente que perdeu o temor e acham que só devem prestar contas a Deus e não têm relação com o Corpo de Cristo e, por causa disso, não conseguem cumprir a sua vocação. Veja o que a Bíblia registra sobre a história do rei Saul, no livro de 1 Samuel 13, no verso 13 e 14: “Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou”. Saul estava recebendo uma reprovação, ouvido do profeta que Deus havia achado um homem melhor do que ele, para assumir o trono.

Em 1 Samuel 16, no verso 13, diz assim: “Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá. Demorou doze anos para que Davi viesse a ser rei e cumprisse a sua herança e parte da herança que não foi cumprida por Saul. Davi cumpriu o seu chamado e o chamado de outro. Deus quer abrir os nossos olhos espirituais para que possamos ver a nossa herança e as comissões inacabadas a nossa volta. Muitos empresários deixaram seu vácuo econômico quando não cumpriram aquilo que foram vocacionados para fazer. Quando existem vácuos, Deus chama alguém para completar o que não foi completado.

Há pessoas que se desviaram no caminho e perderam aquilo que eles deveriam oferecer ao mundo como dons, talentos, habilidades, construções, edifícios, invenções, descobertas, músicas. Mas por algum motivo essas pessoas abandonaram o chamado de Deus, perderam o seu alinhamento e se envolveram com amantes, propinas, enganos, mentiras e por conta disso, perderam o melhor da benção, deixando e cumprir o seu chamado. Não se engane, Deus sempre escolherá alguém para tomar esse bastão e seguir adiante. Políticos, magistrados que não cumpriram o seu dever de promover e aplicar a justiça verão uma nova geração que se ergue com um manto e legado daqueles que falharam, porque a vontade de Deus será feita, ainda que ele levante outro após outro, após outro e após outro até achar alguém, que execute o plano de Deus.

Certa vez, o profeta Elias estava casado, depressivo e se escondeu em uma caverna. Ele era um grande homem de Deus que foi honrado com uma subida e arrebatamento glorioso, mas ele passou para outro a sua missão. 1 Reis 19.15 a 17 diz: “E o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu”. Mas quem a Bíblia relata que ungiu a Hazael? No verso 13, do capítulo 8, de 2 Reis: “E disse Hazael: Pois, que é teu servo, que não é mais do que um cão, para fazer tão grande coisa? E disse Eliseu: O Senhor me tem mostrado que tu hás de ser rei da Síria”. Quem ungiu Jeú rei de Israel? Não foi Elias, mas Eliseu. No capítulo 9, de 2 Reis: “Então o profeta Eliseu chamou um dos filhos dos profetas, e lhe disse: Cinge os teus lombos; e toma este vaso de azeite na tua mão, e vai a Ramote de Gileade; E, chegando lá, vê onde está Jeú, filho de Jeosafá, filho de Ninsi; entra, e faze que ele se levante do meio de seus irmãos, e leva-o à câmara interior. E toma o vaso de azeite, e derrama-o sobre a sua cabeça, e dize: Assim diz o Senhor: Ungi-te rei sobre Israel. Então abre a porta, foge, e não te detenhas.

No livro de Hebreus, capítulo 11, versículo 39 diz: “E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa”. Eles não obtiveram o cumprimento da promessa! Versículo 40: “Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados”. Essa passagem nos diz que todos aqueles santos do Antigo Testamento, não tiveram completa a sua obra, senão nós que completaremos a obra daqueles que estão no céu agora. Nos céus estão muitos aqueles que só se completarão pelo nosso trabalho. E, por vezes, Deus usa os improváveis. Eu pessoalmente, sei que estou cumprindo o meu chamado e o chamado de mais alguém nesta cidade. Anos atrás eu recebi tantas palavras proféticas iguais assim: “Fulano e Beltrano não cumpriram o chamado, Deus está lhe dando o chamado deles”. Por várias vezes eu escutei essa profecia. Nesses dias, Deus usará os fracos, os loucos e os humildes, conforme diz a Palavra de Deus: “Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele”. Deus tem levantado muitos improváveis para realizar sua obra. Ele não está olhado para nenhum pavão! Nenhuma celebridade ou um famoso que espera chegar por cima.

Deus reduz a nada todo aquele a quem ele quer usar.

Alguns pensam que algumas pessoas famosas convertidas é quem farão o trabalho. Eu não tenho essa expectativa. Eles até podem fazer alguma coisa se convertendo. Mas o que eu creio é que Deus levantará pessoas no nosso meio para serem famosas e influenciarem a nossa cultura. Esses pop stars sensuais não servem de modelos para nossos filhos. Essas pessoas terão que passar um tempo no processo, na peneira.

A Bíblia diz que os olhos do Senhor estão sobre a terra, para se mostrar forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele. Muitos advogados se levantarão como juízes e desembargadores. Muitos entre nós se levantarão como melhores procuradores, políticos e empresários. Muitos esperam que empresários ricos sejam salvos para financiar projetos do Reino, mas esse não é o melhor plano de Deus. Em alguns caso isso pode vir a acontecer. Mas Deus tem planos diferentes, de levantar pessoas no nosso meio e fazer uma transferência de riquezas para as mãos delas. Tem gente que está sendo testada e provada agora, passando pelo teste da fidelidade, para ver se vai permanecer firme ou se vai se dobrar a Baal. Você está passando no teste neste momento. Deus não precisa dos ricos nem do favor dos reis para realizar os seus planos. Neste exato momento, você está em formação. Não despreze os dias dos pequenos começos, pois você está em formação e Deus ama empoderar as pessoas humildes! Orgulho e ministério é que nem água e óleo. Ele ama usar os loucos para envergonhar os sábios! Ele está a procura dos despojados, despretensiosos, aqueles que abriram mão das riquezas do mundo e estão em busca de sua herança em Deus.

O desejo de riqueza terrena é purificado e medido pelo sacrifício. Porque você não pode obter nada que não esteja disposto a sacrificar antes.

Antes de Deus cumprir a promessa de fazer Abraão pai de muitas nações, ele pediu que ele sacrificasse seu filho Isaque. Porque sempre que Deus pede algo ele está disposto a lhe dar algo muito maior. Deus procura aqueles que farão parceria com o céu através dos seus negócios. Um novo modelo com sistema de valores espirituais mais espirituais está surgindo. Existem muitas tarefas inacabadas de pessoas que não cumpriram a sua vocação e que Deus está a procura para empoderar e colocar este manto. Alguém que se torna legítimo e alinhado com o céu e vai receber a oportunidade de completar aquilo que não foi feito por aqueles que deveria ter feito.

Quando Deus pede algo é porque ele está disposto a dar algo muito maior do que foi a ele sacrificado.

No evangelho de Lucas, capítulo 1 descreve o cântico de Maria. E, devemos observar e compreender que Deus escolheu uma adolescente! Deus ama ver pessoas se rendendo.
“Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque atentou na humildade de sua serva; pois eis que, desde agora, todas as gerações me chamarão bem-aventurada. Porque me fez grandes coisas o Poderoso; e Santo é o seu nome. E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem. Com o seu braço, agiu valorosamente, dissipou os soberbos no pensamento de seu coração, depôs dos tronos os poderosos e elevou os humildes; encheu de bens os famintos, despediu vazios os ricos, e auxiliou a Israel, seu servo, recordando-se da sua misericórdia (como falou a nossos pais) para com Abraão e sua posteridade, para sempre. E Maria ficou com ela quase três meses e depois voltou para sua casa”.

O Senhor disse que nos últimos dias ele abalaria todas as coisas para que permaneçam de pé somente as coisas inabaláveis. Isso significa que os céus estão atacando os domínios rebeldes dos tronos terrenos que faltam cair. O diabo sabe disso e fica desesperado por causa dos seus planos ligados a esses tronos na terra. Heranças espirituais de gerações passadas estão sendo liberadas para esta geração.

Cave os poços dos seus antepassados, porque a heranças dos nossos antepassados que serviram a Deus está caído sobre nós, bem como a herança de tarefas que não foram completadas virão sobre os filhos e as filhas de Deus que estão com o coração alinhado com ele. Você cumprirá o seu chamado e o chamado de que não cumpriu sua vocação.

A misericórdia de Deus alcança todos os seus filhos. Tema a Deus, mas não tenha medo. Hoje, heranças dos antepassados estão sendo liberadas de tarefas não completadas. É hora de requisitar seus direitos e sua herança. Oro para que você conheça a glória da riqueza de sua herança. Você veio para esse mundo com muita bagagem e quando chega aqui você tem o ticket para reivindicar sua bagagem. Está na hora de reivindicarmos nossos direitos diante do céu na terra. Reclame sua bagagem! Podemos reclamar nossa herança espiritual e também os chamados que não foram cumpridos. Existe um lugar que pertence a você e que está ocupado por uma pessoa ilegítima. Muitas dessas heranças ficam acorrentadas em escravidão demoníaca. O diabo as esconde para que não venhamos a reconhece-las. Mas chegou a hora de reivindicar seus direitos de herança. Que se cumpra a Palavra bíblica de Efésios de que os olhos do coração sejam iluminados e a vocação seja revelada, para que seja reconhecida a glória da riqueza da vossa herança e a suprema grandeza do seu poder.

Todos nós quando viemos para este mundo, viemos com bagagem. Crianças vêm com mais bagagem do que todos. Todos viemos com muitas bagagens e quando chegamos ao aeroporto terra, temos um bilhete para reclamar a nossa bagagem que trazemos conosco. Muitos estão sem recursos para cumprir o chamado, porque esqueceram onde deixaram as bagagens. Deus, quando enviou você para a terra, lhe entregou tudo o que você precisa para cumprir o seu chamado e sua missão na vida.  Assim como pais preparam o enxoval de seus filhos, o Pai Celestial já preparou tudo o que é necessário para o seu chamado. Portanto, podemos reclamar nossa herança e a herança daqueles que desprezaram a sua herança, porque quem pôs a mão no arado e olhou para trás não é digno do Reino de Deus.

É muito importante que se entenda esse conceito de comissões inacabadas e do direito daqueles que vão atrás delas. Existem aqueles que abandonaram o seu chamado e ainda dizem, que farão uma falta. No princípio faz falta, até que Deus comissiona outro para terminar a obra e produzir os frutos que não foram produzidos. Como se qualificar para receber essa herança? Isso se chama graça. Sem a graça somos só mais um. É a graça que prepara uma plataforma. Se acharmos que a glória é nossa, caímos na desgraça. Deus dá graça aos humildes, mas resiste aos soberbos. Que nossa vontade seja a de nos rendermos e nos quebrantarmos. Como está escrito em Isaías 49.6: “ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”. O texto está dizendo que o profeta foi ungido para uma determinada tarefa, mas uma graça foi derramada para a expansão do propósito dele. A graça é o que expande o domínio e a mordomia.

Deus está preparando caminhos e ambientes para que destinos sejam alcançados. Ele dá mordomia para aqueles que irão administrar grandes recursos. Ele fará de você um sebna, que é um guardador dos recursos e dos tesouros do palácio do rei. A bíbia diz que se o coração dele mudra para se tornar orgulhoso e infiel ele perde sua posição. Deus irá tirar as chaves das mãos de alguém para entregar para aqueles que são humildes e quebrantados, que serão como pais para as nações. Maior mordomia para uma maior herança para aqueles que são fiéis. Nesta estação, você está sendo lançado em uma nova arena. Tome a herança de pessoas que passaram.

Martinho Lutero lutou para levar as Escrituras para todos e não apenas para alguns religiosos. A visão de Lutero mudou uma cultura e isso aconteceu em uma única geração. Em 2017 se comemora 500 anos da reforma protestante e creio que algo dos céus se romperá sobre a terra. Foi um ponto de inflexão da História.
Pontos de inflexão sempre existem na história. Profetizo sobre as nações do mundo e sobre o meu país que teremos em 2017 um ponto de inflexão levará o mundo para um novo caminho. Profetizo um ponto de inflexão no seu casamento, na sua família, na sua vida financeira, no seu chamado, na sua herança e em todas as áreas da sua vida! Vamos pegar o bastão das obras inacabadas da Reforma Protestante. Tenho uma palavra profética para te dar: um ponto de inflexão positivo está sendo posto para novos destinos excelentes na sua história.

Veja Também
.

Sugestão

O Poder da Recuperação

Pelo que disse: Ah! Quem me dera asas como de pomba! Voaria e estaria em descanso. Eis que…