Home Devocionais do Bispo Gosto do que Vejo?

Gosto do que Vejo?

5
espelho

Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal?
Jeremias 13:23

No salmo 32 Davi diz: Bem-aventurado é o homem em cujo espírito não há dolo. Davi está alertando para um pecado que se transformou em natureza. É quando já não se luta mais contra aquilo, mas o mal transpassou a epiderme, entrou no sangue, interiorizou-se, aprofundou-se, confundiu-se com o ser, cristalizou-se , transformou-se em essência.

A maior tragédia na vida de um homem não é aquilo que lhe acontece, mas naquilo em que ele se transforma. Deus fez do homem um ser autodeterminante. Isto significa que cada um de nós se transforma naquilo em que fez de si mesmo.

Portanto, inventar sua personalidade é sua responsabilidade. Um dos grandes desafios da minha vida tem sido olhar para mim mesmo, me encarar, me confrontar, me enxergar. Algumas das experiências mais interessantes nesses dias têm acontecido na varanda do meu apartamento. Logo de frente há um espelho que toma quase toda a parede, onde me observo, me percebo, me investigo. Nesses momentos de reflexão tento responder a seguinte pergunta: gosto do que vejo? É claro que não estou falando acerca da aparência externa, mas daquilo que tenho me tornado em todos esses anos.

Na próxima vez que se encontrar no espelho, olhe um pouco mais profundo, além da carcaça, bem no fundo dos seus olhos e faça essa pergunta para si: gosto do que vejo? Lembre-se de que a vida é o presente que Deus lhe deu e o que você vai fazer com ela é o presente que vai dar a Deus.

Veja Também
.

Sugestão

Aquietai-vos – JB Carvalho